Uma Proposta Decolonial de Unidade Didática para o Ensino de Inglês no Contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e106941

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino de Língua Inglesa, Estereótipos Negativos

Resumo

Kumaravadivelu (2016) afirma que professores não-nativos de línguas estrangeiras são intelectuais subalternos, que devem agir em coletividade para desfazer os nós que os prendem ao pensamento hegemônico. Com isso em mente, apresentamos neste artigo uma unidade didática de língua inglesa para alunos do Ensino Médio, fundamentada nos conceitos de gramática da decolonialidade (Kumaravadivelu, 2016), de educação linguística intercultural (Mendes, 2022) e de letramento sociointeracional crítico (Tílio, 2019). As aulas que compõem a unidade têm como ponto de partida vídeos que abordam estereótipos negativos sobre o continente africano, desenvolvidos pela influenciadora nigeriana Charity Ekezie. Dessa forma, aspectos que tangenciam questões como desequilíbrio de poder e subalternidade, questões essas que podemos relacionar ao conceito de colonialidade, além de aspectos ligados à reflexividade e desenvolvimento de consciência crítica, são colocados em pauta durante as atividades propostas. Essas questões englobam as seguintes reflexões: (i) como estereótipos sobre sujeitos que estão na condição de subalternos podem ser questionados e desconstruídos, e (ii) como a própria prática de sala de aula de línguas estrangeiras pode reforçar concepções colonializadas, como a de native speakerism, sendo reproduzidas através de materiais didáticos importados, entre outros artefatos que replicam ideologias de grupos hegemônicos.

Biografia do Autor

Fernanda Costa da Silva Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora substituta em Didática e Prática de Ensino em Português e Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora de inglês na educação básica. Mestre e doutoranda em Linguística pela UFRJ. Suas principais áreas de interesse e atuação são a gramática na Teoria Gerativa, o ensino de inglês como língua adicional, a conexão entre as teorias linguísticas e o ensino de línguas adicionais, os estudos decoloniais sobre ensino de línguas adicionais e a formação inicial de professoras/es de português e inglês.

Philip Börjesson, University of Cologne

Professor de Línguas Latinas (espanhol e italiano) formado pela Universidade de Münster. Em 2023 atuou como Professor Assistente de Língua Alemã na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é mestrando em Português como Língua Estrangeira (PLE) e Linguística/Fonética na Universidade de Colônia (Alemanha). Suas áreas de interesses estão ligadas ao campo da sociolinguística, à aquisição de línguas estrangeiras e aos estudos decoloniais.

Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada de Língua Alemã no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Entre setembro de 2022 a julho de 2023, atuou como Professora Visitante pelo Programa Gastprofessur do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Brasil Alemanha (DAAD) na Friedrich Schiller Universität Jena. Coordena desde 2014 o Projeto de Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, PALEP (Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos), que entre outras atividades, desenvolve e implementa cursos de alemão como língua adicional em instituições públicas, como escolas e bibliotecas, no Estado do Rio de Janeiro. É membro da comissão científica do Programa de Escolas Bilíngues da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro para o ensino de alemão e atuou nos anos de 2020 e 2021 na coordenação do Núcleo de Língua Portuguesa em Perspectiva Intercultural no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID UFRJ/ CAPES). Também na UFRJ, atua no curso de Letras (Português-Alemão) e no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA). É mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e suas principais áreas de interesse são os processos de ensino e aprendizagem de línguas / culturas adicionais, com foco, principalmente, na formação de professores de línguas adicionais e em propostas didáticas para línguas adicionais numa perspectiva crítica e decolonial. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Brasília, 2018.

CANDAU, V. M. F. Educação e direitos humanos. Programa da Rede Brasileira de Direitos Humanos: Entrevista com Vera Lucia Candau. 2021 [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sO_YpjgvYTE&t=369s. Acesso em: 07 de out. 2025.

DOLZ, J. NOVERRAZ, M. SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 95-128, 2004.

HOLLIDAY, A. Native-speakerism. ELT journal, v. 60, n. 4, p. 385-387, 2006.

KUMARAVADIVELU, B The decolonial option in English teaching: Can the subaltern act? TESOL quarterly, Hoboken, v. 50, n. 1, p. 66-85, 2016.

MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being: Contributions to the development of a concept. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-270, 2007.

MENDES, E. Educação linguística intercultural. In: MATOS, Doris C.; SOUSA, Cristiane M. Landulfo de (Org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, p.123-134, 2022.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Rojo, R.; Moura, E. (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

SIQUEIRA, D. B. O/A professor/a como especialista (potencial) na produção de material didático, 2025, 131f. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.

TÍLIO, R. O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 1, n. 4, p. 117-144, 2008.

TÍLIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: Finardi, K.; Scherre, M., & Vidon, L. (Org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes Editores, p. 187-210, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Linguísticos

Categorias