A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p161

Resumo

O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dreiser oferecem importante ponto de entrada para a análise do filme Match Point (2005), de Woody Allen. Em Match Point, o uso da trilha sonora, notadamente a colagem com a ópera Otelo (1887), de Giuseppe Verdi, permite que o espectador reflita sobre as possibilidades narrativas da adaptação para o cinema.

Biografia do Autor

Ana Paula Bianconcini Anjos, Universidade de São Paulo

Ana Paula Bianconcini Anjos é professora da área de Inglês do Departamento de Letras Modernas na Universidade de São Paulo. Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo mesmo departamento.

Referências

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2017-01-27

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Artigos