Um estudo sobre o acento gráfico na aquisição da escrita: ortografia e fonologia

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p223

Resumo

Neste texto discute-se os critérios utilizados pelas crianças dos anos iniciais referentes à função do acento gráfico no sistema de escrita. Considerando-se a estreita relação entre o acento prosódico e as regras de uso do acento gráfico pretendeu-se investigar as hipóteses das crianças em relação a este dispositivo ortográfico. Os dados analisados foram coletados a partir de um instrumento de escrita controlada criado especialmente para a pesquisa e de entrevistas orientadas pelo método clínico piagetiano (Carraher, 1989). Após a produção escrita as crianças foram provocadas, a fim de que explicitassem os motivos pelos quais utilizaram ou não o diacrítico em suas grafias. A análise dos dados de produção escrita mostra que as crianças acertam a grafia do acento preferencialmente nos contextos em que pode ocorrer a alternância de timbre da vogal tônica, ou seja, nas vogais médias e médias baixas. Os resultados das entrevistas apontam para a emergência de critérios baseados em correlatos acústicos e, também, em correlatos gráficos. Foi possível com a análise realizada definir uma hierarquia de critérios acústicos, a saber: timbre vocálico, duração e proeminência acentual.

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Publicado

2019-10-07