Questões raciais em livros didáticos: a interculturalidade crítica como ferramenta de desnaturalização de desigualdades e injustiças sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e106930Palavras-chave:
Racismo, Interculturalidade crítica, Livro didático, Justiça socialResumo
Este artigo discute questões raciais da sociedade brasileira e como são abordadas em livros didáticos de língua inglesa, sob a ótica da interculturalidade crítica, entendida como uma ferramenta de desnaturalização de desigualdades e injustiças sociais. A investigação do livro didático é realizada por meio de análise documental como metodologia de pesquisa científica, adotando uma perspectiva crítica que ressalta a premência de uma abordagem intercultural no tratamento de questões sociais, como o racismo, nesses manuais de ensino. As discussões culminam na análise de duas unidades da coleção Way to English for Brazilian Learners (Franco; Tavares, 2018) que abordam questões étnico-raciais consoantes com os princípios da interculturalidade crítica, fornecendo subsídios para uma educação linguística voltada ao combate das desigualdades e à transformação social.
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