Caracterização das qualidades de narrativas em pré-escolares

Autores

  • Leonor Scliar Cabral UFSC
  • Loni Grimm-Cabral

Resumo

Procuraremos caracterizar, neste artigo, as diferencas entre uma boa e má narrativa infantil, aplicando uma versão expandida do modelo de Stein & Glenn (1979), num corpus retirado de uma amostragem de população de pré-escolares, conforme tabela 1. As funções mais importantes da narrativa que fundamentam o debate säo as de constituirem um dos instrumentos utilizados em todas as culturas para a ordenação da experiência l , para o desenvolvimento da competência comunicativa 2 , para a manifestação estetica2 e para a elaboração dos conflitos infantis4. Não se restringem, pois, ás funções assinaladas por Embree (1978): referencial e cognitiva; social e avaliativa; ou ás de Labov & Waletzky (1967): referencial e avaliativa.

Biografia do Autor

Leonor Scliar Cabral, UFSC

possui graduação em Curso de Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968) , graduação em Ciências Juridicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1976) , pos-doutorado pela Universite de Montreal (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1984-01-01

Edição

Seção

Artigos