Paródia e a sequência do posto de gasolina em Romeu e Julieta, de William Shakespeare
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p177Resumo
O filme de 1996 de Baz Luhrmann, Romeu e Julieta de William Shakespeare, é uma adaptação pop da peça do final do século XVI. As referências cruzadas e transgressões das alusões e sua afirmação subversiva pós-moderna, juntamente com a extrema intensidade com que esses elementos aparecem no ato um, cena um, e especialmente na cena colocada em um posto de gasolina, produzem uma ironia autodirigida em uma combinação de referências que define o filme como paródia no sentido pós-moderno. Assim, este artigo examina o primeiro ato, com uma atenção especial à sequência de postos de gasolina, e analisa-o à luz das definições acadêmicas da paródia pós-moderna por Linda Hutcheon, John W. Duvall e Douglas Lanier e de pastiche por Fredric Jameson . Uma vez estabelecida a hipótese da paródia, o artigo analisa o que o filme parodia, de que maneira, e qual são o objetivo e o impacto do humor aplicado.
Referências
Things I Hate About You. Dir. Gil Junger. Perf. Joseph Gordon Levitt, Heath Ledger, Julia Stiles. Touchstone Pictures, Mad Chance Jaret Entertainment. 1999.
Anderegg, Michael. “James Dean Meets the Pirate’s Daughter: Passion and Parody in William Shakespeare’s Romeo and Juliet and Shakespeare in Love.” Shakespeare, the Movie, II: Popularizing the Plays on Film, TV, Video, and DVD. Ed. Richard Burt and Lynda E. Boose. London: Routledge, 2003. <http://www.enl.auth.gr/gramma/current/georgopoulou.pdf>
Aristotle. Poetics. Greece, 350 B.C.E. Translator: S. H. Butcher. <http://classics.mit.edu/Aristotle/poetics.1.1.html>
Duvall, John W. Ed. productive postmodernism. Consuming Histories and Cultural Studies. Albany: University of New York Press, 2002
Gyde, Richard. “Baz Luhrman’s William Shakespeare’s Romeo and Juliet - a Review.” Shakespeare Online, 1997 < http://www.shakespeare-online.com/essays/RJG.html >
Hutcheon, Linda. The Politics of Postmodernism. London & New York: Routledge, 1989.
Johnston, Ian. “A Brief Introduction to Restoration and Eighteenth Century Satire.” Lecture. Malaspina University, Vancouver Island University, Vancouver 1998. <http://records.viu.ca/~johnstoi/eng200/satire3.htm>
Lanier, Douglas. “Will of the People: Recent Shakespeare Film Parody and the Politics of Popularization.” A Concise Companion to Shakespeare on Screen. Ed. Diana E. Henderson. Malden, MA: Blackwell, 2006.
Luhrmann, Baz. In the Director’s Chair, Jason Solomon’s interviews. Guardian, 2009. <http://www.guardian.co.uk/film/baz-luhrmann>
Luhrmann, Baz. Interview with Geoff Andrew. Guardian. 7 Sep 2001. <http://www.guardian.co.uk/film/2001/sep/07/1>
O. Dir. Tim Blake Nelson. Perf. Mekhi Phifer, Josh Hartnett, Andrew Keegan, Julia Stiles. Chickie the Cop, Daniel Fried Productions, 2001
Shakespeare, William, Baz Luhrmann, Craig Pearce, John Bettenbender, John. The Contemporary Film - The Classic Play - Romeo & Juliet. New York: Bantam Doubleday Dell, 1996.
Shakespeare, William. “Romeo and Juliet.” The Arden edition of the works of William Shakespeare. Ed. Brian Gibbons. London: Routledge (1996 ed.)
Swift, Jonathan. A Tale of a Tub and Other Works. London, 1704. Cambridge: Cambridge University Press, (2010 ed.)
Tatspaugh, Patricia. “The Tragedy of Love on Film.” The Cambridge Companion to Shakespeare Film. Ed. Russel Jackson. Cambridge: Cambridge University Press, 2000
William Shakespeare's Romeo and Juliet. Dir. Baz Luhrmann. Perf. Leonardo DiCaprio, Claire Danes, Paul Sorvino. Twentieth Century Fox, 1996.
##
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Avital G. Cykman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.