O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p201

Resumo

A leitura compartilhada de livros é uma das atividades que mais contribui para o desenvolvimento da linguagem das crianças pequenas (JUSTICE; SOFKA, 2010; SÉNÉCHAL, 2015; EVANS; SAINT-AUBIN, 2005; SÉNÉCHAL; LEFEVRE, 2002) e tem efeitos na aquisição do registro da linguagem escrita (BUS et al., 1995). Entretanto, os efeitos dessa contribuição dependem do modo como o adulto interage e incentiva a participação da criança na discussão e reflexão para além do texto. Crianças pequenas que participam ativamente da leitura compartilhada de livros conduzida por um adulto, o qual interage com elas por meio de perguntas, rotulagem de palavras e seus referentes, apresentam ganhos maiores em vocabulário do que as crianças que ouvem passivamente a leitura do livro (SÉNÉCHAL et al., 1995). Além disso, o uso de questões desempenha um papel fundamental no direcionamento da atenção e na manutenção da participação da criança na atividade da leitura compartilhada. O objetivo do presente estudo é (1) determinar a frequência com que os professores da educação infantil fazem perguntas durante a leitura compartilhada de livros com seus alunos; e (2) identificar os tipos de perguntas, em relação a perguntas básicas vs complexas. Participaram do estudo nove professores e seus respectivos alunos, entre 2 e 5 anos, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Duas sessões de leitura compartilhada de cada professor (n = 18) foram gravadas em vídeo, transcritas e codificadas por meio de uma versão adaptada do Systematic Assessment of Book Reading-Transcript Coding Version 2.1 (ZUCKER et al., 2017). Os resultados mostram que durante as dezoito sessões de leitura compartilhada, os professores elaboraram um total de 329 perguntas, classificadas em duas categorias: questões básicas e questões complexas. Do total de questões, as básicas tiveram uma frequência maior (n = 285) e as questões complexas foram formuladas com menos frequência (n = 44). Os resultados da presente pesquisa estão alinhados com estudos (PENTIMONTI et al., 2018; BECK; MCKEOWN, 2001; GIROLAMETTO et al., 2000) que demonstram que os professores, em geral, formulam perguntas básicas com mais frequência quando comparadas às perguntas complexas. Diante disso, ressaltamos a importância de chamar a atenção dos professores sobre o valor da leitura compartilhada, mediada por uma interação que privilegie a formulação de questões, ampliando a proporção de questões complexas, tendo em vista a influência que esse tipo de atividade exerce no desenvolvimento linguístico-cognitivo das crianças. 

Referências

ANA (2016). Avaliação Nacional da Alfabetização. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana. Acesso em: Jul. de 2018.

ANDERSON, R. Becoming a nation of readers: the report of the commission on reading. The National Institute of Education, 1985.

BECK, I. L.; MCKEOWN, M. G. Text Talk: capturing the benefits of read-aloud experiences for young children. The Reading Teacher, 55(1), 10-20, 2001.

BUS, A. G., et al. Joint book-reading makes for success in learning to read: a meta-analysis on intergenerational transmission of literacy. Review of Educational Research, 65, 1–21, 1995.

BOWLES, R. P., et al. Teachers’ use of extra-textual talk before, during, and after shared-reading sessions. Poster presented at the Twenty Fifth Conference of the Society for the Scientific Study of Reading (2018). Disponível em:https://cliengage.org/public/wp-content/uploads/sites/10/2018/09/SSSR-2018.png. Acesso em: Jan. de 2019.

CUNNINGHAM, A. E.; STANOVICH, K. E. Early reading acquisition and its relation to reading experience and ability 10 years later. Developmental Psychology, vol 33(6), nov., 934-945, 1997.

DANIS, A. et al. Shared picture‐book reading: A sequential analysis of adult‐child verbal interactions. British Journal of Developmental Psychology, 18, 369-388, 2000.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

DUFF, F. J.; REEN, G.; PUNKLETT, K.; NATION, K. Do infant vocabulary skills predict school-age language and literacy outcomes? Journal of Child Psychology and Psychiatry 56:8, 848–856, 2015.

de RIVERA, C. et al. Children’s responses to educators’ questions in day care group play. American Journal of Speech-Language Pathology, 14, 14–26, 2005.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

EWERS, C. A.; BROWNSON, S. M. Kindergarteners' vocabulary acquisition as a function of active vs. passive storybook reading, prior vocabulary, and working memory. Reading Psychology, 20, 11-20, 1999.

EVANS, M. A.; SAINT-AUBIN, J. What children are looking at during shared storybook reading. American Psychological Society. Volume 16 - Number 11, Pages 913-920, 2005.

GABRIEL, R.; MORAIS, J. O que precisamos saber sobre leitura? Contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Editora UFSM, 2017.

GIROMANETTO, L. et al. Directiveness in teachers' language input to toddlers and preschoolers in daycare. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, Vol. 43, 1101–1114, 2000.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros/OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. — São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

HARGRAVE, A. C.; SÉNÉCHAL, M. A book reading intervention with preschool children who have limited vocabularies: the benefits of regular reading and dialogic reading. Early Childhood Research Quarterly, 15, 75-90, 2000.

HOOVER, W. A.; GOUGH, P. B. The simple view of reading. Reading and Writing: an interdisciplinary Journal 2: 127-160,1990.

JUSTICE, L. M.; KADERAVEK, J, N; FAN, X.; SOFKA, A.; HUNT, A. Accelerating preschoolers’ early literacy development through classroom-based teacher–child storybook reading and explicit print referencing. Language, Speech, and Hearing Services In Schools, Vol. 40, 67–85, January 2009.

JUSTICE, L. M.; SOFKA, A. E. Engaging children with print: building early literacy skills through quality read-aloud. Copyright by The Guilford Press, 2010.

KARRASS, J.; BRAUNGART-RIEKER, J. M. Effects of shared parent–infant book reading on early language acquisition. Applied Developmental Psychology 26, 133–148, 2005.

LONIGAN, C. J., & WHITEHURST, G. J. Relative efficacy of parent and teacher involvement in a shared-reading intervention for preschool children from low-income backgrounds. Early Childhood Research Quarterly, 13, 263-290, 1998.

MASSEY, S. L., et al. Educators’ use of cognitively challenging questions in economically disadvantaged preschool classroom contexts. Early Education & Development, 19, 340–360, 2008.

McKEOWN, M. G.; BECK, I.L. Encouraging young children’s language interaction with stories. In: DICKINSON, D. K.; NEUMAN, S. B. Handbook of early literacy research. Vol 2. The Guilford Press, p. 281-294, 2006.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri, SP: Minha Editora, 2013.

NELP. NATIONAL EARLY LITERACY PANEL. Developing Early Literacy: report of the National Early Literacy Panel. Jessup: National Institute for Literacy, 2008.

OPEL A. et al. The effect of preschool dialogic reading on vocabulary among rural Bangladeshi children. International Journal of Educational Research, 48, 12–20, 2009.

PARKES, B. Read it again: revisiting shared reading. Stenhouse Publishers, Portland, Maine, 2000.

PENTIMONTI, J. M. et al. A standardized tool for assessing the quality of classroom-based shared reading: Systematic Assessment of Book Reading (SABR). Early Childhood Research Quarterly 27, 512– 528, 2012.

PENTIMONTI, J. M., et al. The impact of teachers’ extra-textual talk during shared reading on children’s language/literacy skills. Poster presented at Society for the Scientific Study of Reading (2018). Disponível em: https://cliengage.org/public/wp-content/uploads/sites/10/2018/09/SSSR-2018.2.png. Acesso em: Jan. de 2019.

PIANTA, R. C.; LA PARO, K. Improving early school success. Educational Leadership, 60(7), 24–29, 2003.

SÉNÉCHAL, M. Young children’s home literacy experiences. In: TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015.

SÉNÉCHAL, M.; LEFEVRE, J. Parental involvement in the development of children’s reading skill: A five-year longitudinal study. Child Development, 73, 445–460, 2002.

SÉNÉCHAL, M., et al. Individual differences in 4-year- old children’s acquisition of vocabulary during storybook reading. Journal of Educational Psychology, 87, 218-229, 1995.

STORCH, S. A.; WHITEHURST, G. J. Oral language and code-related precursors to reading: evidence from a longitudinal structural model. Developmental Psychology, vol. 38, n. 6, p. 934 - 947, 2002.

TEALE, W. H.; MARTINEZ, M. G. Reading aloud to young children: teachers reading styles and kindergartens text comprehension. In: PONTECORVO, C. et al. (Ed.) Children’s early text construction. Rome, Italy, 1996.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

van KLEECK, A. (2003). Research on book sharing: another critical look. In: van KLEECK, A.; STAHL, A.; BAUER, E. B (Eds.). On reading books to children: parents and teachers. Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, p. 271-320, 2003.

VYGOTSKY L. S. Mind in Society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

ZUCKER, T. A, et al. Preschool teachers’ literal and inferential questions and children’s

responses during whole-class shared reading. Early Childhood Research Quarterly 25, 65–83, 2010.

ZUCKER, T. A., et al. The role of frequent, interactive prekindergarten shared reading in the longitudinal development of language and literacy skills. Developmental Psychology,49(8), 1425-1439, 2013.

ZUCKER, T. A. et al. Systematic Assessment of Book Reading-Transcript Coding Version 2.1. Unpublished instrument, University of Texas Health Science Center at Houston, Houston, TX, 2017.

WASIK, B. A.; BOND, M. A. Beyond the pages of a book: Interactive book reading and language development in preschool classrooms. Journal of Educational Psychology, 93, 243, 2001.

WHITEHURST, G. J. Accelerating language development through picture book reading.

Developmental Psychology, 24, 552– 559, 1988.

WHITEHURST, G. J. et al. A picture book reading intervention in day care and home for children from low – income families. Developmental Psychology, 30, 679–689, 1994.

Downloads

Publicado

2019-10-07