Os efeitos do treinamento cognitivo nas funções executivas e na leitura em crianças em desenvolvimento típico com status socioeconômico variado no brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p85

Resumo

Resultados recentes mostram que crianças de baixo nível socioeconômico (SES) tendem a ter desempenho reduzido em várias tarefas que envolvem memória operacional, atenção e controle executivo. Além disso, os pesquisadores defendem a eficácia do treinamento dessas mesmas habilidades cognitivas como uma maneira de melhorar as habilidades de EF das crianças, bem como os resultados escolásticos. Para investigar possíveis efeitos do treinamento e estudar o impacto do SES no desempenho escolar em crianças brasileiras, treinamos 61 crianças por 5 a 7 semanas e comparamos seu desempenho com o de 60 pares da mesma idade nas medidas das funções executivas e da leitura. Nossos resultados demonstram um efeito geral do SES para as variáveis dependentes. Além disso, nossas descobertas demonstram um efeito positivo de transferência quase na memória de trabalho e um teste de atenção seletiva e um efeito de transferência distante na medida de leitura de palavras e pseudopalavras
 

Biografia do Autor

Juliana Geizy Marques Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Janaina Weissheimer possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Aquisição de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição, ensino de inglês, produção oral e memória de trabalho.

Referências

Alloway, T., Gathercole, S., Kirkwood, H., & Elliott, J. G. (2008). The cognitive and behavioral characteristics of children with low working memory. Child Development, 80, 606–621.

Au, J., Jaeggi, S. M., &Buschkuehl, M. (2018). Effects of non-symbolic arithmetic training on symbolic arithmetic and the approximate number system. ActaPsychologica, 185, 1–12. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2018.01.005

Baddeley, A. D., & Hitch, G. J. (1994). Developments in the concept of working memory. Neuropsychology 8:485–93.

Bowers, J. S. (2016). The practical and principled problems with educational neuroscience. Psychological Review,[s.l.], v. 123, n. 5, p.600-612. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037/rev0000025.

Brickenkamp, R. (2002). Test d2. The d2 test of attention (9th ed.). Goettingen, Germany: Hogrefe.

Brito, N. H., & Noble, K. G, (2014). Socioeconomic status and structural brain development. Frontiers in Neuroscience, 8, 1-12. https://doi.org/10.3389/fnins.2014.00276

Chein, J. M., & Morrison, A. B. (2010). Expanding the minds workspace: Training and transfer effects with a complex working memory span task. Psychonomic Bulletin & Review, 17(2), 193-199.

Coltheart, M. (2013). Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: Snowling, M. J.; Hulme, C. A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso. Cap. 1. p. 24-41.

Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–68.

Dresler, T., Bugden, S., Gouet, C., Lallier, M., Oliveira, D. G., Pinheiro-Chagas, P., Pires, A. C., Wang, Y., Zugarramurdi, C., & Weissheimer, J. (2018). A Translational Framework of Educational Neuroscience in Learning Disorders. Frontiers in Integrative Neuroscience, v. 12, p. 25.

Duncan, G. J. and Magnuson, K. (2012). Socioeconomic Status and Cognitive Functioning: Moving from Correlation to Causation. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 3(3), 377-386.http://dx.doi.org/10.1002/wcs.1176

Farah, M. J. (2017). The Neuroscience of Socioeconomic Status: Correlates, Causes, and Consequences. Neuron 96, 56-71.

Farah M.J., Shera D.M., Savage J.H., Betancourt L., Giannetta J.M., Brodsky N.L., Malmud E.K., & H, Hurt. (2006). Childhood poverty: Specific associations with neurocognitive development. Brain Research, 1110, 166-174.

Goldin A.P., Hermida M.J., Shalom D.E., Elias Costa M., Lopez-Rosenfeld M., Segretin M.S., Fernández-Slezak D., Lipina S.J., & Sigman M. (2014). Far transfer to language and math of a short software-based gaming intervention. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 111 (17): 6443–6448. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1320217111.

Hackman, D. A., & Farah, M. J. (2009). Socioeconomic Status and the developing brain. Trends in Cognitive Sciences, 13, 65-73.http://dx.doi.org/10.1016/j.tics.2008.11.003

Hofmann, W., Schmeichel, B. J., & Baddeley, A. D. (2012). Executive functions and self-regulation. Trends in Cognitive Science, 16, 174-180.

Hsu, N. S., Novick, J. M., & Jaeggi, S. M. (2014). The development and malleability of executive control abilities. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 8, 1-15.

Jaeggi, S. M., Buschkuehl, M., Jonides, J., & Perrig, W. J. (2008). Improving fluid intelligence with training on working memory. Proceedings of the National Academy of Sciences, 105(19), 6829-6833.

JASP Team (2019). JASP (Version 0.9) [Computer Software]. Retrieved from https://jasp-stats.org/

John A. M. St., Kibbe, M., & Tarullo, A. R. (2019). A systematic assessment of socioeconomic status and executive functioning in early childhood. Journal of Experimental Child Psychology 178, 352-368.

Lent, R., Buchweitz, A., &Mota, M. (2018). Ciência para Educação: Uma Ponte entre Dois Mundos. Rio de Janeiro: Atheneu.

Lipina, S. J. (2017). Critical considerations about the use of poverty measures in the study of cognitive development. International Journal of Psychology. Vol. 52, No. 3, 241–250.http://dx.doi.org/10.1002/ijop.12282.

Lipina, S. J., Martelli, M. I., Vuelta, B., & Colombo, J. A. (2005). Performance on the A-not-B task of Argentinean infants from unsatisfied and satisfied basic needs homes. Interam. J. Psychol. 39, 49–60.

Loosli S.V., Buschkuehl M., Perrig W.J., & Jaeggi S.M. (2012). Working memory training improves reading processes in typically developing children. ChildNeuropsychology, 18:1, 62-78.

Maia, M. (2018). Psicolinguística e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 258p.

Miyake A, Friedman N.P., Emerson M.J., Witzki A.H., Howerter A, & Wager T.D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: a latent variable analysis. Cogn. Psychol. 41:49–100.

Monsell, S. (2003) Task switching. Trends Cogn. Sci. 7, 134–140.

Noble, K. G., Norman, M. F., & Farah, M. J. (2005). Neurocognitive correlates of socioeconomic status in kindergarten children. Developmental Science,8, 74-87.

Noble, K. G., McCandliss, B. D., & Farah, M. J. (2007). Socioeconomic Gradients Predict Individual Differences in Neurocognitive Abilities. Developmental Science, 10, 464-480. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2007.00600.

Pahor, A., Jaeggi, S.M., & Seitz, A. (2018). Brain Training. In: eLS. John Wiley & Sons, Chichester.

Ramani, G. B., Jaeggi, S. M., Daubert, E., & Buschkuehl, M. (2017). Domain-general and domain-specific training to improve kindergarten children’s mathematics. JournalofNumericCognition, 3(2), 1-28.

Salles, J. (2005). Habilidades e dificuldades de leitura e escrita em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva (Doctoral dissertation). Retrieved from Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Saraiva, R. A., Moojen, S. M. P. & Munarski, R. (2007). Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

Sigman, M., Peña, M., Goldin, A.P., &Ribeiro, S. (2014). Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, 17, 497-502. http://dx.doi.org/10.1038/nn.3672.

Varma, S., McCandliss, B. D., & Schwartz, D. L. (2008). Scientific and Pragmatic Challenges for Bridging Education and Neuroscience. Educational Researcher, 37(3), 140–152. https://doi.org/10.3102/0013189X08317687

Zhang, Q., Wang, C., Zhao, Q., Yang, L. Buschkuehl, M., & Jaeggi, S. M. (2018). The malleability of executive function in early childhood: Effects of schooling and targeted training. Developmental Science. 1-15.

Publicado

2019-10-07