Gêneros, sexualidades e língua(gens):

conceitos plurais para abordagens decoloniais nas aulas de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e84524

Palavras-chave:

Decolonialidade, Interseccionalidade, Educação Docente, Gêneros, Sexualidades

Resumo

Este artigo, alicerçado na Linguística Aplicada Crítica (MUNIZ, 2016), questiona discursos coloniais sobre gêneros e sexualidades no Brasil e destaca a importância de levarmos essas discussões também para as aulas de inglês. A pesquisa buscou nos estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2008; WALSH, 2013) e interseccionais (AKOTIRENE, 2019; LORDE, 2019; 2020) conceitos e compreensões com o objetivo de desvelar e desnaturalizar discursos sexistas e LGBTfóbicos, além de apontar caminhos para uma pedagogia decolonial a partir da conscientização de professoras/es e futuras/os professoras/es de inglês. A netnografia (TAFARELO, 2014) foi utilizada como ferramenta para levantamento de dados, e o método autoetnográfico (ADAMS; ELLIS; JONES, 2017) possibilitou importantes processos de compreensão e de autorreflexão.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Jaqueline Souza é Mestre e Doutoranda em Língua e Cultura (UFBA), Graduada em Letras com Inglês (UCSAL), leciona Língua Portuguesa e Inglesa na rede pública de Salvador e Lauro de Freitas-BA, além de Português como Língua Estrangeira (PLE). Desenvolve pesquisas no campo da Linguística Aplicada direcionadas ao ensino de línguas numa perspectiva decolonial, também integra a Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência e a Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE).

Daniel Vasconcelos Brasileiro Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Daniel Vasconcelos B. Oliveira é graduado em Letras (UFBA, 2014), mestre em Língua e Cultura (UFBA, 2017) e está cursando doutorado - Língua e Cultura (UFBA). Também é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2004) e é especialista em Direito do Estado pela Faculdade Baiana de Direito e Juspodivm (2008). É professor da Universidade Federal da Bahia (Instituto de Letras - UFBA) e é advogado supervisor voluntário (CEJUSC-TJ/BA), atuando como mediador Judicial (CNJ) em demandas envolvendo Direito de Família e pequenas causas cíveis.

Referências

ADAMS, Tony; ELLIS, Carolyn; JONES, Stacy Holman. Autoethnography. The International Encyclopedia of Communication Research Methods, 2017, p 1-11. DOI: 10.1002/9781118901731.iecrm0011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318858682_Autoethnography. Acesso em: 28 Maio 2021.

AKOTIRENE, Carla. Insterseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. Coleção Feminismos Plurais.

ARGÜELLO PARRA, Andrés. Pedagogía decolonial: trazos para la construcción de un paradigma-otro desde la educación. Correo del Maestro, Brisa Naucalpan, v. 226, n. 19, p. 28-37, 2015. Disponível em: https://issuu.com/edilar/docs/cdm-226/s/12027457 Acesso em: 26 Maio 2021.

BAPTISTA, Lívia Maria Tiba Rádis; LÓPEZ GOPAR, Mario Enrique. Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México. Letras & Letras, v. 35, n. especial, p. 1-27, 23 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-1. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49261. Acesso em: 29 Maio 2021.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 15-24, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wKkj6xkzPZHGcFCf8K4BqCr/?lang=pt. Acesso em: 31 Maio 2021.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução João Ferreira de Almeida. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CAMPOS, Pedro Henrique Oliveira de.; MUNIZ, Kassandra da Silva. Performatividade linguística e educação: quando dizer é agir sobre o outro. Revista Diálogos, n. 20, p. 421-437, set./out. 2018. Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_20/Dial_20_Campos_Muniz.pdf Acesso em: 01 Jun. 2021.

COSTA, José Junio da. A educação segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica. Theoria, v. 7, n. 18, p. 72-88, 2015. Disponível em: https://www.theoria.com.br/edicao18/06182015RT.pdf. Acesso em: 29 Maio 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 Maio 2021.

CURIEL, Ochy. El régimen heterosexual y la nación. Aportes del lesbianismo feminista a la Antropología. La manzana de la discordia, v. 6, n. 1, pp. 25-46, 2011. DOI: https://doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v6i1.1507. Disponível em: https://manzanadiscordia.univalle.edu.co/index.php/la_manzana_de_la_discordia/%20article%20/view%20/1507 Acesso em: 31 Maio 2021.

DI CARLO, Josnei; KAMRADT, João. Bolsonaro e a cultura do politicamente incorreto na política brasileira. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 55-72, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2318-101X.2018.v13.12431. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/issue/view/631. Acesso em: 29 Maio 2021.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.697 Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697 Acesso em: 27 Maio 2021.

KLEIMAN, Angela. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 39-58.

LEAL, Mara Lucia et al. Pedagogias feministas e de(s)coloniais nas artes da vida. OuvirOUver, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 24-39, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-2. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/36982. Acesso em: 31 Maio 2021.

LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LORDE, Audre. Não existe hierarquia de opressão. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 235-238.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer - uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, ano 9, semestre 2, p. 541-553, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200012 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 Maio 2021.

LÖWY, Michael. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serviço Social & Sociedade, n. 124, p. 652-664, out./dez. 2015. DOI: 10.1590/0101-6628.044. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/314242667_Conservadorismo_e_extrema-direita_na_Europa_e_no_Brasil. Acesso em: 30 Maio 2021.

LUGONES, María. Heterosexualism and the Colonial/Modern Gender System, Hypatia, v. 22, n. 1, p. 186-209, Winter 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4251730/mod_resource/content/0/heterosexualism%20and%20the%20colonail%20modern%20gender%20system%20maria%20lugones.pdf. Acesso em: 30 Maio 2021.

MÍGUEZ, Antón Castro. Letramentos queer na sala de aula de línguas estrangeiras: as potencialidades do cinema queer. In: TONELLI, Fernanda.; SOUZA, Lilian de. (orgs.) Linguística, Letras e Artes: culturas e identidades 2. Ponta Grossa – PR: Atena, 2021, p. 50-69. Disponível em: https://cdn.atenaeditora.com.br/artigos_anexos/cap5_93291e1809c09dea800070b6e01c73f79afda1c8.pdf Acesso em: 24 Ago. 2022.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola, 2006.

MUNIZ, Kassandra. Ainda sobre a possibilidade de uma linguística “crítica”: performatividade, política e identificação racial no Brasil. D.E.L.T.A., v. 32, n. 3, p. 767-786, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445063437589564459. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v32n3/1678-460X-delta-32-03-00767.pdf. Acesso em: 10 Maio 2021.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo negro: tensionando Interseccionalidades. In: BOAKARI, Francis Musa; SILVA, Francilene Brito da Silva; BATISTA, Ilana Brenda Mendes. (orgs.). Políticas Públicas e Diversidade [e-book]: Quem precisa de Identidade? Teresina: EdUFPI, 2020. p. 130-141. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/E_BOOK_10_NOV_2020_E_book_Pol%C3%ADticasP%C3%BAblicaseDiversidade20201111102658.pdf Acesso em: 28 Maio 2021.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Conceitualizando gênero: a fundação eurocêntrica de conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 171-182.

PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah NJ, Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PENNYCOOK, Alastair. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and literature: reflections on social, racial, and gender matters = Educação e literature: reflexões sobre questões sociais, raciais e de gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA, 2019.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo, SP: Parábola, 2008.

RICH, Adrienne. Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence. Signs, v. 5, n. 4, p. 631-660, Summer, 1980. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3173834?seq=1 Acesso em: 29 Maio 2021.

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Conceituando “empoderamento” na perspectiva feminista. Transcrição revisada da comunicação oral apresentada no I Seminário Internacional Trilhas do Empoderamento de Mulheres-Projeto TEMPO, Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 5-10 jun. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6848. Acesso em: 21 Maio 2022.

SILVA JÚNIOR, Antonio Carlos.; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, ano 2, n. 2. Edição Especial Dossiê SULEAR, p. 101-116, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/Sulear/article/view/4154. Acesso em: 29 Maio 2021.

SILVEIRA, Bruna.; CAMELO, Pedro. E se Jesus Voltasse Como Uma Mulher Trans? Censura e Virada Conservadora Brasileira. Trabalho apresentado no GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0799-1.pdf Acesso em: 28 Maio 2021.

SOLANO, Esther. A bolsonarização do Brasil. Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologias do Sul. XXXVI Semana Galega de Filosofia. 2019 (1h. 04min. 53seg.) Vídeo publicado pelo canal Aula Castelao Filosofia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i7P4uuDkuK8. Acesso em: 31 Maio 2021.

TAFARELO, Cláudia. Análise crítica entre Etnografia e Netnografia: métodos de pesquisa empírica. Artigo apresentado no 9° Interprogramas de Mestrado em Comunicação, 2014. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, pp. 1-11. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Cl%C3%A1udia-Siqueira-C%C3%A9sar-Tafarelo.pdf Acesso em: 28 Maio 2021.

TOLENTINO, Juliana.; BATISTA, Nicole. Gênero, Sexualidade e Decolonialidade: reflexões a partir de uma perspectiva lésbica. Revista Três [...] Pontos (UFMG), v. 14, p. 46-51, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/article/view/15229 Acesso em: 30 Maio 2021.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2022-09-27