Estratégias discursivo-multimodais no discurso econômico-moral de publicidades bancárias brasileiras e inglesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e86174

Palavras-chave:

Economia moral, Análise Crítica do Discurso, Multimodalidade, Publicidade bancária

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as estratégias discursivas das publicidades bancárias brasileiras e inglesas do HSBC, em períodos de crise econômica, na perspectiva da economia moral. A pesquisa foi qualitativa e comparativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Fairclough (2007, 2003, 2012); Chouliaraki & Fairclough (1999); Kress e Van Leeuwen (2001); Sayer (2000, 2004); Bennett (2013a); e Rocha (2010). Os resultados revelaram a existência de um discurso econômico-moral forjado, contraditório, em intersecção com estratégias multimodais, reforçado pela nova retórica do capital, com o intuito de cooptar consumidores, em favor dos interesses dos bancos para a permanência do capital.

Biografia do Autor

Suzana Ferreira Paulino Domingos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio sanduíche na University of Birmingham-UK. Docente/pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, M.; GOSLING, M.; LIMA, G. C. O. A responsabilidade social dos bancos no Brasil. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, p. 3, 2011.

BENNETT, J. Justice, courage and responsibility: post-crisis moral evaluations of capitalism in British political discourse. Journal of Language and Politics. 2013a. Under review.

BENNETT, J. Moralising class: a discourse analysis of the mainstream political response to Occupy and the August 2011 British riots. Discourse & Society, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 27-45, jan. 2013b.

CARVALHO, N. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2007.

CHAMPY, J. et al. O Limite da Ambição, 2000.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2010.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social e científica. In. Linha d’Água, n. 25, v. 2, p. 307-329, 2012.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. Longman, 2000.

FAIRCLOUGH, N. WODAK, R. Critical Discourse Analysis. In: van Dijk (Ed). Discourse studies: a multidisciplinary introduction. London: Sage. 2 v. 1997.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad. téc. e pref. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, UNB, 2007 [2001].

FAIRCLOUGH, N. Language and Globalization. London: Routledge, 2006.

KELLNER, D. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Bloomsbury, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, v. 1, n. 3, p. 343-368, 2002.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. Second edition. London/New York: Routledge, 2006.

MALTA, R. B. A Sociedade dos Sonhos: em busca de novas estratégias para o discurso publicitário diante do contexto sociocultural. Revista Tecer. v. 5, n. 8, 2012.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política – volumes I a V (Coleção Os Economistas). São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.

NOHRIA, N; CHAMPY, J. O limite da ambição. Rio de Janeiro: Campus. 2000.

ROCHA, E. A nova retórica do grande capital: a publicidade brasileira entre o neoliberalismo e a democratização. Comunicação, Mídia e Consumo. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e práticas de consumo. ESPM. v.1. n. 2. 2010.

ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual methods. UK: Sage Publications, 2007.

SAYER, A. Moral Economy. Published by the Department of Sociology, Lancaster University, Lancaster LA1 4YL, UK, 2004. Disponível em:

http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/sayer-moral-economy.pdf

SAYER, A. Moral Economy and Political Economy. Published by the Department of Sociology, Lancaster University, Lancaster LA1 4YL, UK. Disponível em:

http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/sayer-moral-economy-political-economy.pdf. Published in (2000) Studies in Political Economy, v. 61, p. 79-104.

THOMPSON, E. P. A economia moral da multidão inglesa no século XVIII; Economia moral revisitada. In: Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 150-266.

VAN DE VIJVER, F.J.R.; LEUNG, K. Methods and Data Analysis for Cross-cultural Research. Sage, Newbury Park, CA, 1997.

VAN LEEUWEN, T. Critical Discourse Analysis. In Brown, K. (Ed) Encyclopedia of language and linguistics. 2. ed. Amsterdan, London: Elsevier. 14 v. 2006.

Downloads

Publicado

2022-09-27