A mulher negra criada na ausência: dinâmicas de representação e a composição de visualidade de Rose Maxson em Fences

Autores

  • Luciana Soares de Medeiros UFSC - PPGLIT
  • Alessandra Soares Brandão UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e92664

Palavras-chave:

caracterização, imagens de controle, representação e representatividade, mulheres negras, cinema

Resumo

Este artigo busca refletir sobre dinâmicas de relações entre representação e representatividade a partir da análise da composição visual da personagem Rose Maxson em Fences (2016), de August Wilson. As reflexões têm origem em pesquisa documental que examinou os elementos visuais — cabelo, maquiagem e figurino — que expressam a ideia de feminilidade e materializam a personagem, tanto no texto da peça teatral quanto em sua adaptação para o cinema, descrevendo semelhanças, diferenças e possíveis ausências de descrição de visualidade, analisando o conteúdo coletado segundo o conceito de Imagens de Controle, desenvolvido por Patricia Hill Collins. O estudo explora um campo de articulação entre linguagem e cultura, com foco em como produções textuais e audiovisuais constroem as imagens de personagens femininas negras, de forma a problematizar as relações entre a indústria cultural e o reforço de lugares sociais destinados a corpos racializados.

Biografia do Autor

Luciana Soares de Medeiros, UFSC - PPGLIT

- Doutoranda em Literatura pela UFSC - PPGLIT (2022) - pesquisa sobre relações entre literatura, cinema e imagens de controle a partir da descrição de visualidade de personagens negras femininas na filmografia de Viola Davis

- Doutora em Teatro pela UDESC - PPGT (2018-2022) - pesquisa sobre maquiadores/caracterizadores e sua relação com percepção (de cor, luz e sombra) e processo criativo (de identidades visuais de personagens para TV/teatro/cinema)

- Mestre em Saúde Pública - UFSC 2007 - pesquisa sobre Corpo, Sexualidade, Reprodução Humana e Bioética

- Especialista em Neuroeducação, Tradução de Inglês e Ensino de Inglês (2021) - estudos sobre o uso de produções cinematográficas como recursos de aprendizagem de idioma e desenvolvimento de conversação

- Especialista em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (2009) - estudo sobre o Corpo na Gestalt Terapia

- Graduada em Letras/Inglês - UFSC 2022

- Graduada em Psicologia pela - UERJ 2004 - Bacharelado e Formação de Psicólogo

Alessandra Soares Brandão, UFSC

Alessandra Soares Brandão tem pós-doutorado pela Universidade de Leeds, Inglaterra. É professora do Curso de Cinema e dos Programas de Pós Graduação em Letras/Inglês (PPGI) e em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-08-22