A mecânica da desinformação eleitoral: fake news e o paralelo com as “trend topics” das redes sociais em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e100310%20

Palavras-chave:

Desinformação, Má Informação, Eleições 2022, Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva

Resumo

Objetivo: A desinformação é um desafio multifacetado que ameaça a sociedade em diversos aspectos, envolvendo interesses políticos, econômicos e ideológicos. Esse fenômeno se propaga de forma viral através das redes sociais e outras plataformas de comunicação instantânea, disseminando uma variedade de narrativas. O aumento do uso desses recursos digitais, impulsionado pelo uso cotidiano de dispositivos, permite que diversos atores participem desse ecossistema informacional.

Método: Este estudo tem como objetivo realizar uma análise preliminar dos principais temas abordados pelas narrativas de desinformação durante o processo eleitoral no Brasil em 2022. A pesquisa, de caráter exploratório, foi conduzida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2022. A primeira fase foi dedutiva, coletando dados de agências de checagem reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal, utilizando a ferramenta Tempora, desenvolvida pelo Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A segunda fase foi indutiva, analisando o conteúdo publicado pelas agências selecionadas sobre o tema das eleições, com o auxílio da ferramenta Voyant Tools.

Resultados: Os resultados dessa análise indicam que as fake news e outras formas de desinformação seguem a mesma lógica dos “trending topics” das redes sociais. Essa dinâmica não é uma expressão cultural autêntica, mas sim uma estratégia direcionada a neutralizar oponentes. No contexto eleitoral, essa estratégia envolveu principalmente os candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

Conclusões: Este estudo contribui significativamente para o avanço do conhecimento sobre desinformação, enfatizando a importância da educação, regulação e conscientização pública na luta contra esse desafio e na preservação da integridade dos processos democráticos.

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Biografia do Autor

Ricardo Pimenta, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

É pesquisador 2 do CNPq (bolsa de produtividade) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018 - 2020). Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho - UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade da Informação (http://www.meso.ibict.br), registrado no diretório do CNPq e coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT (Larhud/COEPE/IBICT). Atualmente é Editor Associado (América Latina e África) da  International Journal of Humanities and Arts Computing (IJHAC, antiga History and Computing). É também coordenador da rede GoFAIR Humanidades.

Tainá Regly, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e Mestre pelo mesmo programa (2021). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2018). Atualmente é Assistente de Pesquisa no  (IBICT) e colaboradora no Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD). Dentre outros, atua nos grupos de pesquisa BRIET - Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, e-Science e Tecnologia e LEI - Laboratório de Ecossistemas Informacionais. Tem interesse nas áreas de Visualização de dados, Representação e Organização da informação e do conhecimento, Design UX, Arquitetura da Informação e Dados de Pesquisa.

 

Anna Karla S. Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ (2022) Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Pós-Graduada em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Museu da Vida (MV) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2010). Atualmente trabalha como Bibliotecária na Fundação Cesgranrio na Biblioteca da Faculdade Cesgranrio. Tem experiência na área de Biblioteconomia em Bibliotecas Universitárias.

 

Hugo Belfort, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT-UFRJ. Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Participou como bolsista do programa Jovens Talentos Para a Ciência (2012). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

PIMENTA, Ricardo; REGLY, Tainá; SILVA, Anna Karla S.; BELFORT, Hugo. A mecânica da desinformação eleitoral: fake news e o paralelo com as “trend topics” das redes sociais em 2022. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e100310 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/100310. Acesso em: 21 nov. 2024.