A experiência do Usuário (UX) em Serviços Informacionais: dimensões, tecnologias e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103413Palavras-chave:
experiência do usuário, serviços em biblioteca, Serviços de informaçãoResumo
Objetivo: Identificar os elementos/processos sobre as práticas de UX em serviços informacionais, diante da necessidade de adequar bibliotecas às reais necessidades dos usuários.
Método: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e procedimental bibliográfico.
Resultado: Por meio de uma revisão de literatura nacional e internacional, formou-se um Portfólio Bibliográfico (PB), sendo possível verificar os processos que possam contribuir para a melhora da Experiência do Usuário em serviços informacionais prestados por bibliotecas. Apontaram-se três aspectos inerentes à prática de UX em serviços informacionais: as dimensões, as tecnologias e/ou instrumentos e as aplicações práticas.
Conclusões: Concluiu-se que a UX em serviços informacionais possui distintas perspectivas, mas que é necessário delimitar um caminho para as melhores práticas, visando serviços informacionais adequados à realidade atual dos usuários.
Downloads
Referências
ABOELMAGED, Mohamed; BANI-MELHEM, Shaker; AL-HAWARI, Mohd Ahmad; AHMAD, Ifal. Conversational AI Chatbots in library research: an integrative review and future research agenda. Journal of Librarianship and Information Science, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/09610006231224440. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006231224440
ABUTAYEH, Noor. Bringing DeepMind Technology to the Table: envisioning Library Services Using DeepMind Visualization AI. Public Library Quarterly, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01616846.2024.2357396. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/01616846.2024.2357396
AJANI, Yusuf Ayodeji; ADEFILA, Emmanuel Kolawole; OLARONGBE, Shuaib Agboola; ENAKRIRE, Rexwhite Tega; RABIU, Nafisa. Big data and the management of libraries in the era of the Fourth Industrial Revolution: implications for policymakers. Digital Library Perspectives, v. 40, n. 2, p. 311-329, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/DLP-10-2023-0083. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/DLP-10-2023-0083
ALMAGHRABI, Maram Abdulrahman; CHETTY, Girija. A novel data mining testbed for user centred modelling and personalisation of digital library services. IEEE, p. 434-435, 2017. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8109163/. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1109/eScience.2017.58
BATTLESON, Brenda; BOOTH, Austin; WEINTROP, Jane. Usability testing of an academic library web site: a case study. The journal of academic librarianship, v. 27, n. 3, p. 188-198, 2001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S009913330100180X. Acesso em: 07 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/S0099-1333(01)00180-X
CHANG, Chiao‐Chen; LIN, Chia-Yen; CHEN, Yu-Chin; CHIN, Yang-Chieh. Predicting information‐seeking intention in academic digital libraries. The Electronic Library, v. 27, n. 3, p. 448-460, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02640470910966899 . Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/02640470910966899
CRESWELL, J.W. 2014. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, 4ª ed. New York: Sage.
FERNÁNDEZ-ARDÈVOL, Mireia; FERRAN,Nuria; FENOLL CLARABUCH, Carme; NIETO ARROYO, Javier. The public library as seen by the non-users. El profesional de la información, v. 27, 2018.Disponivel em: https://openaccess.uoc.edu/items/b314badb-7fe3-4697-85d5-7e1256d7591d. Acesso em: 21 jul. 2025.
FOSTER, Sara; WILSON, Duane; SANDERS, Shannon; JOHNSON, Justin. The user experience: student perspectives on library course reserve. The Journal of Academic Librarianship, v. 49, n. 2, p. 102635, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133322001513. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2022.102635
FU, Yaming; LOMAS, Elizabeth; INSKIP, Charles; BUNN, Jenny. Understanding international users' library experience in the Digital Age–joining the behavioral and experiential aspects. Journal of Documentation, v. 79, n. 3, p. 608-634, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JD-02-2022-0035. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-02-2022-0035
HAGLUND, Lotta; ROOS, Annikki; WALLGREN‐BJÖRK, Petra. Health science libraries in Sweden: new directions, expanding roles. Health Information & Libraries Journal, v. 35, n. 3, p. 251-255, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/hir.12229. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1111/hir.12229
HAMAD, Faten; FAKHURI, Hussam; ABDEL JABBAR, Sinaria. Big data opportunities and challenges for analytics strategies in Jordanian academic libraries. New Review of Academic Librarianship, v. 28, n. 1, p. 37-60, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13614533.2020.1764071. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/13614533.2020.1764071
HEMMIG, William. Online pathfinders: toward an experience‐centered model. Reference services review, v. 33, n. 1, p. 66-87, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00907320510581397. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/00907320510581397
HU, Qian. A user-centred collaborative framework for integrated information services in China. The Electronic Library, v. 33, n. 6, p. 990-1001, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EL-04-2014-0060. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/EL-04-2014-0060
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241-210: Ergonomics of human–system interaction-Human-centred design for interactive systems. International Organization for Standardization, 2019.
KAY, James. Improving access to e-resources for users at the University of Derby: enhancing discovery systems with Library Plus 2.0. Insights, v. 32, n. 1, 2019.Disponível em: https://insights.uksg.org/articles/10.1629/uksg.452?utm_source=TrendMD&ut. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1629/uksg.452
KE, Ping; SU, Fu. Mediating effects of user experience usability: an empirical study on mobile library application in China. The Electronic Library, v. 36, n. 5, p. 892-909, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EL-04-2017-0086. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/EL-04-2017-0086
KHARAT, Santosh Abaji; NAGARKAR, Shubhada; PANAGE, Bhausaheb. Information consolidation and repackaging for augmented reality library service: a special reference to the Layar app. Information Discovery and Delivery, v. 52, n. 1, p. 39-52, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IDD-03-2022-0022. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/IDD-03-2022-0022
KUHAR, Maja; MERČUN, Tanja. Exploring user experience in digital libraries through questionnaire and eye-tracking data. Library & Information Science Research, v. 44, n. 3, p. 101175, 2022.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S074081882200038X. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lisr.2022.101175
KULKARNI, Megha Sanket; SINGH, Shambhu Kumar; JAMNIK, Kanchan Rahul; BAVISKAR, Swati Pandurang; MURTI, Rohit Krishna; SHARMA, Preeti. Integrating augmented reality in academic libraries: Trends and Opportunities. Library Progress International, v. 44, n. 1, p. 23-34, 2024. Disponível em: https://www.bpaspublications.org/uploads/1/5/0/7/150733358/02_lib-01.pdf. Acesso em: 21 jul. 2025.
LUCA, Edward; NARAYAN, Bhuva. Redesigning the open-access institutional repository: a user experience approach. ICADL, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-49304-6_33. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-49304-6_33
MAK, Collette; ELLINGSON, Margaret; LANCASTER, Charla. Does your data deliver for decision making? new directions for resource sharing assessment. Interlending & document supply, v. 41, n. 4, p. 104-112, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ILDS-10-2013-0030. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/ILDS-10-2013-0030
MEUNIER, Benjamin. Library technology and innovation as a force for public good a case study from UCL library services. IEEE, p. 159-165, 2018. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8485242. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1109/ETTLIS.2018.8485242
PANDA, Subhajit; KAUR, Navkiran. Exploring the viability of ChatGPT as an alternative to traditional chatbot systems in library and information centers. Library hi tech news, v. 40, n. 3, p. 22-25, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHTN-02-2023-0032. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-02-2023-0032
ROHMIYATI, Yuli; WOOK, Tengku Siti Meriam Tengku; SAHARI, Noraidah; HANAWI, Siti Aishah; QAMAR, Faizan. Designing personas for e-resources users in the university libraries. Computers, v. 12, n. 3, p. 48, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-431X/12/3/48. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/computers12030048
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Indicadores como ferramenta para gestão de serviços de informação tecnológica. 2004. 220f. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
SAEIDNIA, Hamid Reza; KOZAK, Marcin; LUND, Brady; MANNURU, Nishith Reddy; KESHAVARZ, Hamid; ELANGO, Bakthavachalam; BABAJANI, Afshin; GHORBI, Ali. Design, development, implementation, and evaluation of a mobile application for academic library services: a study in a developing country. Information Technology and Libraries, v. 42, n. 3, 2023. Disponível em: https://ital.corejournals.org/index.php/ital/article/view/15977. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.5860/ital.v42i3.15977
SILVEIRA, Murilo Mauro; KARPINSKI, Cezar; VARVAKIS, Gregório. Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais. Informação & Sociedade, v. 30, n. 3, p. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52634
SUTHIPRAPA, Kittiya; TUAMSUK, Kulthida. Users’ experiences of reference services in Thai academic libraries. IFLA journal, v. 48, n. 4, p. 548-566, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/03400352211035407. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211035407
WEI, Qunyi; CHANG, Zhaoxin; CHENG, Qin. Usability study of the mobile library App: an example from Chongqing University. Library Hi Tech, v. 33, n. 3, p. 340-355, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHT-05-2015-0047. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/LHT-05-2015-0047
ZHANG, Chen. Cloud data resources and library subject information services. Applied Mathematics and Nonlinear Sciences, v. 9, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.2478/amns-2024-1007
ZHAO, Yang; DENG, Shengli; GAO, Ting; ZHOU, Ruoxin. Research on user needs for mobile information services in Chinese university libraries: comparison between existing user and potential users. The Electronic Library, v. 34, n. 4, p. 617-635, 2016.Disponível em: https://doi.org/10.1108/EL-12-2014-0222. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/EL-12-2014-0222
ZHOU, Lei; YANG, Yanni. Investigating gamification services of university libraries in China. Digital Library Perspectives, v. 39, n. 3, p. 326-337, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/DLP-02-2023-0019. Acesso em: 21 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/DLP-02-2023-0019
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Murilo Mauro Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















