A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103494Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Serviço de referência, Biblioteca universitária, ChatbotsResumo
Objetivo: Verificar por meio da literatura como as bibliotecas universitárias estão usando a Inteligência artificial generativa para aprimorar o atendimento aos usuários tornando-o personalizado.
Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva, com abordagem quali-quanti, o corpus da pesquisa foi retirado da Web of Science e Scopus, por meio de uma revisão narrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2024. Realizou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin (2011).
Resultado: Observou-se que o uso da inteligência artificial generativa possui um potencial para tradução de idiomas de preferência do usuário; fornecimento de respostas coesas e autênticas, recomendação de conteúdo relevante aos usuários com base no perfil, pode agilizar as interações entre serviços e pessoas. Assim, a IA generativa surge como uma ferramenta potencial para oferecer serviços mais personalizados.
Conclusões: As tecnologias generativas apresentam com enorme potencial para melhorar a qualidade das respostas de referência, atender as necessidades dos serviços de referências virtuais, personalizar o conteúdo para o usuário.
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