A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103494

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Serviço de referência, Biblioteca universitária, Chatbots

Resumo

Objetivo: Verificar por meio da literatura como as bibliotecas universitárias estão usando a Inteligência artificial generativa para aprimorar o atendimento aos usuários tornando-o personalizado.
Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva, com abordagem quali-quanti, o corpus da pesquisa foi retirado da Web of Science e Scopus, por meio de uma revisão narrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2024. Realizou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin (2011).
Resultado: Observou-se que o uso da inteligência artificial generativa possui um potencial para tradução de idiomas de preferência do usuário; fornecimento de respostas coesas e autênticas, recomendação de conteúdo relevante aos usuários com base no perfil, pode agilizar as interações entre serviços e pessoas. Assim, a IA generativa surge como uma ferramenta potencial para oferecer serviços mais personalizados.
Conclusões: As tecnologias generativas apresentam com enorme potencial para melhorar a qualidade das respostas de referência, atender as necessidades dos serviços de referências virtuais, personalizar o conteúdo para o usuário.

Downloads

Biografia do Autor

Adriléia de Moura Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014).  Atuou como consultora em organização institucional, organização documental, centros de memória, digitalização, metadados, acervos históricos. Possui interesse em desenvolver pesquisas no campo da Ciência da Informação com foco em Organização da Informação e do Conhecimento, Biblioteconomia, Estudos de usuários, Comunicação Científica, Sistema de Informação e Inteligência Artificial. Atualmente é Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG. Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão de Informação, Processos e Tecnologia da Informação. Consultora nas áreas de organização e representação da informação e do conhecimento, modelagem de processos. Experiência em modelagem de soluções de Enterprise Content Management (ECM) e Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: Classificação e representação da informação e do conhecimento; Taxonomias corporativas e facetadas; Ontologias como instrumento para recuperação e qualidade de dados; Modelagem de Dados; Inteligência Artificial. Preservação de documentos arquivísticos digitais

Referências

ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

ABOELMAGED, M.; BANI-MELHEM, S.; AL-HAWARI, M. A.; AHMAD, I. Conversational IA chatbots in library research: an integrative review and future research agenda. Journal of Librarianship and Information Science, p. 1 -17, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09610006231224440?icid=int.sj-abstract.citing-articles.55. Acesso em: 30 set. 2024.

ADARKWAH, M. A.; OKAGBUE, E. F.; OLADIPO, Y. K. M.; ANULIKA, A. G.; NCHEKWUBEMCHUKWU, I., S.;OKAFOR, M. U.; CHINETA, O. M.; MUHIDEEN, S.; ATIQUIL ISLAM, A; Y; M. Exploring the transformative Journey of Academic Libraries in Africa before and after COVID-19 and in the Generative AI Era. The Journal of Academic Librarianship, v. 50, n. 4, p. 1 - 12, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2024.102900. Acesso em 30 set. 2024.

ADETAYO, A. J. Artificial intelligence chatbots in academic libraries: the rise of ChatGPT. Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, p. 18 - 21, 2023a. Disponível em: DOI: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1108/LHTN-01-2023-0007. Acesso em: 07 set. 2024.

ADETAYO, A. J. Conversational assistants in academic libraries: enhancing reference services through Bing Chat. Library Hi Tech News, p. 1- 5, 2023b. Disponível em: 10.1108/LHTN-08-2023-0142. Acesso em: 03 out. 2024.

ADETAYO, A. J.; OYENIYI, W. O. Revitalizing reference and fostering information literacy: Google Bar’s dynamic role in contemporary libraries. Library Hi Tech News, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHTN-08-2023-0137. Acesso em: 30 set. 2024.

ARELLANO, M. Á. M. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 7 - 15, 2001.

ASEMI, A,. KO, A.; NOWKARIZI, M. Intelligent libraries: a review on expert systems, artificial intelligence, and robot. Library Hi Tech, v. 39, n. 2, p. 412-434, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHT-02-2020-0038. Acesso em: 04 out. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CHASE, M. Academic libraries can develop AI chatbots for virtual reference services with minimal technical knowledge and limited resources. Evidence based library and information practice, v. 19, n. 2, p. 136 - 138, 2024. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/eblip/index.php/EBLIP/article/view/30523/22817. Acesso em: 26 set. 2024.

CHEN, X. ChatGPT and Its Possible Impact on Library Reference Services. Internet Reference Services Quarterly, v. 27, n. 2, p. 121-129, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10875301.2023.2181262. Acesso em: 04 out. 2024.

CORREDORA, J. R. C. Inteligência artificial generativa. Anales de la Real Academia de Doctores de España, v. 8, n. 3, p. 475 - 489, 2023. Disponível em: https://www.rade.es/imageslib/PUBLICACIONES/ARTICULOS/V8N3%20-%2001%20-%20ED%20-%20CASAR.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.

CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DAMIAN, I. P. Análise do serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias. Transinformação, v. 29, p. 221–232, 2017.

DAMIAN, I. P. M. Modelo para análise do serviço de referência virtual: uma análise quantitativa. Em Questão, v. 22, n. 2, p. 220, 2016.

DEIKE, M. Evaluating the performance of ChatGPT and Perplexity AI in Business Reference. Journal of Business & Finance Librarianship, v. 29, n. p. 125-154, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08963568.2024.2317534. Acesso em: 03 out. 2024.

FERNEDA, E.; MARTINES, A. R.; MACHADO, T. R. C. Organização da informação e inteligência artificial: a organização textual proposta pelo chatgpt. Revista EDICIC, v. 3, n. 2, 2023. Disponivel em: cip.brapci.inf.br//download/259184#page=8.59. Acesso em 29 jun. 2024.

FIGUEIREDO, N. M. de. Evolução e avaliação do serviço de referência. São Paulo: Polis, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 2. p. 8-25. Disponível em: https://ayanrafael.com/wp-content/uploads/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 03 set. 2024.

GREEN, S. S. Personal relations between librarians and readers. Library Journal, New York, v. 1, p. 74–81, 1876.

HAMAD, F.; AI-FADEL.; SHEHATA, A. M. K. The level of digital competences for the provision of smart information service at academic libraries in Jordan. Global Knowledge Memory and Communication, v. 73, n. 4-5, p. 614-633, 2024. Disponível em: DOI 10.1108/GKMC-06-2022-0131. Acesso em: 04 out. 2024.

KANE, D. Creating, managing and analyzing and academic library chatbot. Bid, 2019. Disponível em: https://bid.ub.edu/en/43/kane.htm. Acesso em: 27 set. 2024

KAUSHAL, V.; YADAV, R. The role of chatbots in academic libraries: an experience-based perspective. Journal of the Australian Librarian and Information Association, v. 71, n. 3, p. 215-232, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24750158.2022.2106403. Acesso em: 08 out. 2024.

KHAN, R.; GUPTA, N.; SINHABABU, A.; CHAKRAVARTY. Impact of conversational and generative AI systems on libraries: a use case large language model (LLM). Science & technology libraries, v. 42, n.4, p. 1-15, 2023. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1080/0194262X.2023.2254814. Acesso em: 23 abr. 2024.

JHA, S. H. Application of blockchain technology in libraries and information centers services. Library Hi Tech News, v. 40, n. 7, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/0741-9058/vol/40/iss/7. Acesso em: 27 ago. 2024.

LEON, L. C. R.; FLORES, L.V.; ALOMO, A. R. Artificial intelligence and Filipino academic librarians: perceptions, challenges and opportunities, Journal of the Australian library and information association, v. 73, n. 1, p. 66-83, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3383583.3398569. Acesso em: 05 set. 2024.

LIMA, A. M.; AGANETTE, E. C. O uso da inteligência artificial nos serviços da biblioteca. FÓRUM DE PESQUISAS DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (FORPED PPGGOC), 5, 2024, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/164. Acesso em: 05 set. 2024.

LIMA, A. M.; BARBOSA, R. R. Modelo de avaliação de serviço de referência no setor público: um estudo nas produções científicas sobre sistemas de informação e serviços de referência. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 13, p. 1 - 23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/42100/38152. Acesso em: 05 set. 2024.

LIMA, I.; PINHEIRO, C. A. M; SANTOS, F. A. O. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

LI, L.; COATES, K. Academic library online chat services under the impact of artificial intelligence. Information Discovery and Deliver. v.[ahead-of-print No. ahead-of-print, p. 1 - 14, 2024. Disponível em: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1108/IDD-11-2023-0143. Acesso em: 04 out. 2024.

MARCIAL, V. F.. Inovação em bibliotecas. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 43 - 59.

MAZON, S. O que é IA generativa. [S.I.] Microsoft, [2024].

MCKIE, I. A.; NARAYAN, B. Enhancing the academic Library experience with chatbots: an exploration of research and implications for practice. Journal of the Australian Library, v. 68, n. 3, p. 268-277, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24750158.2019.1611694. Acesso em: 08 out. 2024.

MEIER, M.; MAIER, C.; TATCHER, J. B.; WEITZEL, T. Chatbot interactions: how consumption values and disruptive situations influence customers’ willingness to interact. Inf, Syst. J., v. 35, n. 5, p. 1579 - 1625, 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/isj.12507. Acesso em: 26 set. 2024.

ONYEISI, O. F.; AJISAFES, S. U.; TOYESE, O. T. Evaluation of user?s satisfaction with reference services in selected federal university libraries in southeastern Nigeria. Insaniyat (Online), v.3, n. 2, p. 85 - 98, 2019.

PANDA, S.; CHAKRAVARTY, R. Adapting intelligente information services in libraries: a case of smart AI chatbots. Library hi tech news, v. 39, n. 1, p. 12 - 15, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-11-2021-0081.

PESSOA, P.; CUNHA, M. B. Perspectivas dos serviços de referência digital. Inf.& Soc., João Pessoa, v.17, n. 3, p. 69-82, set./dez. 2007.

PINTO, A. A. Os serviços de referência: mudanças, desafios e oportunidades na sociedade da informação. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 241 - 279.

RIBEIRO, A. C. M. L.; MONTEIRO, J. F. P.; SANTOS, J. D. F.; LEMOS, L. R. P.; STENZEL, N.; OLIVEIRA, P. S. Introdução. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 13 - 17.

RODRIGUES, S. Teaching and ChatGPT: What is Generative AI? What is ChatGPT? California: SJSU, 2024. Disponível em: https://libguides.sjsu.edu/chatgpt. Acesso em: 10 out. 2024.

RODRIGUES, S.; MUNE, C. Uncoding library chatbots: deploying a new virtual reference tool at the Jose State University library. Reference Services Review, v. 50, n. 3-4, p. 392 - 405, 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/RSR-05-2022-0020/full/html. Acesso em: 26 set. 2024.

RUSA. Guidelines for Implementing and Maintaining Virtual Reference Services. 2017.

SILVA, F. M.; LENZ, M. L.; FREITAS, P. H. C.; SANTOS, S. C. B. Inteligência artificial. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

SILVA, I. C. G.; ANDRADE, M. C.; TEIXEIRA, M. L. O ambiente de pesquisas na biblioteca acadêmica: da implantação à consolidação, um longo percurso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 24; SIMPÓSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE, 4, 2006, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, p. 1 - 16. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/11708/1/pesquisasvirtuais.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.

STEPANOV, V. K.; MADZHUMDER, M. S.; BEGUNOVA, D. D. Exploring the potential of applying the artificial intelligence language model chatGPT-3.5 in library and bibliographic activities. Scientific and Technical Information Processing, v. 50, n. 3, p. 166 - 175, 2023 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3103/S0147688223030036. Acesso em: 30 set. 2024.

TIAN, C. Research on information reference service systems based on IA. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTERNET OF THINGS, ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND MECHANICAL AUTOMATION (IoTAIMA 2021), 2., Hangzhou. Proceeding [...]. Hangzhou: Purpose-led publishing, 2021. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1948/1/012002/pdf

TRINDADE, A. S. C. E.; OLIVEIRA, H. P. C. Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica científica. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, Fluxo Contínuo, e-47485, 2024. Disponível em: scielo.br/j/pci/a/GVCW7KbcRjGVhLSrmy3PCng/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 set. 2024.

VALENTIM, M. L.P. O perfil das bibliotecas contemporâneas. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 20 - 42.

WANG, Y. Using machine learning and natural language processing to analyze library chat reference transcripts. Information Technology and libraries, v.41, n. 3, p. 1 - 10, 2022. Disponível em: https://ital.corejournals.org/index.php/ital/article/view/14967/11419. Acesso em: 26 set. 2024.

WHEATLEY, A.; HERVIEUX, S. Comparing generative artificial intelligence tools to voice assistants using conference interactions. The Journal of Academic Librarianship, v. 50, n. 5, p. 1 - 7, 2024. Disponível em: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.acalib.2024.102942. Acesso em: 25 set; 2024

WORLD BANK. Emerging Technologies curation series. Washington: World Bank Group, 2023. (Generative Artificial Intelligence, 5) Disponível em: openknowledge.worldbank.org/server/api/core/bitstreams/e8f93001-27f9-4a9b-b320-4ff3a4102b76/content. Acesso em: 15 set. 2024.

YRJO, L.; NARAYANAN, N. AISHA: a custom AI library chatbot using the chatGPT API. Journal of Web Librarianship, v. 17, 3, p. 37-58, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19322909.2023.2221477. Acesso em: 08 out. 2024

ZONDI, N. P.; EPIZITONE, A.; NKOMO, N.; MTHALANE, P. P.; MOYANE, S.; LUTHULI, M.; KHUMALO, M.; PHOKOYE, S. A review of artificial intelligence implementation in academic library services. Libraries and Artificial Intelligence, v. 90, n. 2, p. 1 - 8, 2024. Disponível em: https://sajlis.journals.ac.za/pub/article/view/2399. Acesso em: 04 out. 2024.

Publicado

2025-03-14

Como Citar

LIMA, Adriléia de Moura; AGANETTE, Elisângela Cristina. A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103494. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103494. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossier: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa