A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103494Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Serviço de referência, Biblioteca universitária, ChatbotsResumo
Objetivo: Verificar por meio da literatura como as bibliotecas universitárias estão usando a Inteligência artificial generativa para aprimorar o atendimento aos usuários tornando-o personalizado.
Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva, com abordagem quali-quanti, o corpus da pesquisa foi retirado da Web of Science e Scopus, por meio de uma revisão narrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2024. Realizou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin (2011).
Resultado: Observou-se que o uso da inteligência artificial generativa possui um potencial para tradução de idiomas de preferência do usuário; fornecimento de respostas coesas e autênticas, recomendação de conteúdo relevante aos usuários com base no perfil, pode agilizar as interações entre serviços e pessoas. Assim, a IA generativa surge como uma ferramenta potencial para oferecer serviços mais personalizados.
Conclusões: As tecnologias generativas apresentam com enorme potencial para melhorar a qualidade das respostas de referência, atender as necessidades dos serviços de referências virtuais, personalizar o conteúdo para o usuário.
Downloads
Referências
ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
ABOELMAGED, M.; BANI-MELHEM, S.; AL-HAWARI, M. A.; AHMAD, I. Conversational IA chatbots in library research: an integrative review and future research agenda. Journal of Librarianship and Information Science, p. 1 -17, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09610006231224440?icid=int.sj-abstract.citing-articles.55. Acesso em: 30 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006231224440
ADARKWAH, M. A.; OKAGBUE, E. F.; OLADIPO, Y. K. M.; ANULIKA, A. G.; NCHEKWUBEMCHUKWU, I., S.;OKAFOR, M. U.; CHINETA, O. M.; MUHIDEEN, S.; ATIQUIL ISLAM, A; Y; M. Exploring the transformative Journey of Academic Libraries in Africa before and after COVID-19 and in the Generative AI Era. The Journal of Academic Librarianship, v. 50, n. 4, p. 1 - 12, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2024.102900. Acesso em 30 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2024.102900
ADETAYO, A. J. Artificial intelligence chatbots in academic libraries: the rise of ChatGPT. Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, p. 18 - 21, 2023a. Disponível em: DOI: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1108/LHTN-01-2023-0007. Acesso em: 07 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-01-2023-0007
ADETAYO, A. J. Conversational assistants in academic libraries: enhancing reference services through Bing Chat. Library Hi Tech News, p. 1- 5, 2023b. Disponível em: 10.1108/LHTN-08-2023-0142. Acesso em: 03 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-08-2023-0142
ADETAYO, A. J.; OYENIYI, W. O. Revitalizing reference and fostering information literacy: Google Bar’s dynamic role in contemporary libraries. Library Hi Tech News, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHTN-08-2023-0137. Acesso em: 30 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-08-2023-0137
ARELLANO, M. Á. M. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 7 - 15, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652001000200002
ASEMI, A,. KO, A.; NOWKARIZI, M. Intelligent libraries: a review on expert systems, artificial intelligence, and robot. Library Hi Tech, v. 39, n. 2, p. 412-434, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHT-02-2020-0038. Acesso em: 04 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LHT-02-2020-0038
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CHASE, M. Academic libraries can develop AI chatbots for virtual reference services with minimal technical knowledge and limited resources. Evidence based library and information practice, v. 19, n. 2, p. 136 - 138, 2024. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/eblip/index.php/EBLIP/article/view/30523/22817. Acesso em: 26 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.18438/eblip30523
CHEN, X. ChatGPT and Its Possible Impact on Library Reference Services. Internet Reference Services Quarterly, v. 27, n. 2, p. 121-129, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10875301.2023.2181262. Acesso em: 04 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/10875301.2023.2181262
CORREDORA, J. R. C. Inteligência artificial generativa. Anales de la Real Academia de Doctores de España, v. 8, n. 3, p. 475 - 489, 2023. Disponível em: https://www.rade.es/imageslib/PUBLICACIONES/ARTICULOS/V8N3%20-%2001%20-%20ED%20-%20CASAR.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.
CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
DAMIAN, I. P. Análise do serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias. Transinformação, v. 29, p. 221–232, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000300001
DAMIAN, I. P. M. Modelo para análise do serviço de referência virtual: uma análise quantitativa. Em Questão, v. 22, n. 2, p. 220, 2016. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245222.220-245
DEIKE, M. Evaluating the performance of ChatGPT and Perplexity AI in Business Reference. Journal of Business & Finance Librarianship, v. 29, n. p. 125-154, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08963568.2024.2317534. Acesso em: 03 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/08963568.2024.2317534
FERNEDA, E.; MARTINES, A. R.; MACHADO, T. R. C. Organização da informação e inteligência artificial: a organização textual proposta pelo chatgpt. Revista EDICIC, v. 3, n. 2, 2023. Disponivel em: cip.brapci.inf.br//download/259184#page=8.59. Acesso em 29 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.62758/re.v3i2.276
FIGUEIREDO, N. M. de. Evolução e avaliação do serviço de referência. São Paulo: Polis, 1992.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 2. p. 8-25. Disponível em: https://ayanrafael.com/wp-content/uploads/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 03 set. 2024.
GREEN, S. S. Personal relations between librarians and readers. Library Journal, New York, v. 1, p. 74–81, 1876.
HAMAD, F.; AI-FADEL.; SHEHATA, A. M. K. The level of digital competences for the provision of smart information service at academic libraries in Jordan. Global Knowledge Memory and Communication, v. 73, n. 4-5, p. 614-633, 2024. Disponível em: DOI 10.1108/GKMC-06-2022-0131. Acesso em: 04 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/GKMC-06-2022-0131
KANE, D. Creating, managing and analyzing and academic library chatbot. Bid, 2019. Disponível em: https://bid.ub.edu/en/43/kane.htm. Acesso em: 27 set. 2024
KAUSHAL, V.; YADAV, R. The role of chatbots in academic libraries: an experience-based perspective. Journal of the Australian Librarian and Information Association, v. 71, n. 3, p. 215-232, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24750158.2022.2106403. Acesso em: 08 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/24750158.2022.2106403
KHAN, R.; GUPTA, N.; SINHABABU, A.; CHAKRAVARTY. Impact of conversational and generative AI systems on libraries: a use case large language model (LLM). Science & technology libraries, v. 42, n.4, p. 1-15, 2023. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1080/0194262X.2023.2254814. Acesso em: 23 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/0194262X.2023.2254814
JHA, S. H. Application of blockchain technology in libraries and information centers services. Library Hi Tech News, v. 40, n. 7, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/0741-9058/vol/40/iss/7. Acesso em: 27 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-06-2023-0102
LEON, L. C. R.; FLORES, L.V.; ALOMO, A. R. Artificial intelligence and Filipino academic librarians: perceptions, challenges and opportunities, Journal of the Australian library and information association, v. 73, n. 1, p. 66-83, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3383583.3398569. Acesso em: 05 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/24750158.2024.2305993
LIMA, A. M.; AGANETTE, E. C. O uso da inteligência artificial nos serviços da biblioteca. FÓRUM DE PESQUISAS DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (FORPED PPGGOC), 5, 2024, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/164. Acesso em: 05 set. 2024.
LIMA, A. M.; BARBOSA, R. R. Modelo de avaliação de serviço de referência no setor público: um estudo nas produções científicas sobre sistemas de informação e serviços de referência. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 13, p. 1 - 23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/42100/38152. Acesso em: 05 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.42100
LIMA, I.; PINHEIRO, C. A. M; SANTOS, F. A. O. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
LI, L.; COATES, K. Academic library online chat services under the impact of artificial intelligence. Information Discovery and Deliver. v.[ahead-of-print No. ahead-of-print, p. 1 - 14, 2024. Disponível em: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1108/IDD-11-2023-0143. Acesso em: 04 out. 2024.
MARCIAL, V. F.. Inovação em bibliotecas. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 43 - 59.
MAZON, S. O que é IA generativa. [S.I.] Microsoft, [2024].
MCKIE, I. A.; NARAYAN, B. Enhancing the academic Library experience with chatbots: an exploration of research and implications for practice. Journal of the Australian Library, v. 68, n. 3, p. 268-277, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24750158.2019.1611694. Acesso em: 08 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/24750158.2019.1611694
MEIER, M.; MAIER, C.; TATCHER, J. B.; WEITZEL, T. Chatbot interactions: how consumption values and disruptive situations influence customers’ willingness to interact. Inf, Syst. J., v. 35, n. 5, p. 1579 - 1625, 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/isj.12507. Acesso em: 26 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/isj.12507
ONYEISI, O. F.; AJISAFES, S. U.; TOYESE, O. T. Evaluation of user?s satisfaction with reference services in selected federal university libraries in southeastern Nigeria. Insaniyat (Online), v.3, n. 2, p. 85 - 98, 2019. DOI: https://doi.org/10.15408/insaniyat.v3i2.10326
PANDA, S.; CHAKRAVARTY, R. Adapting intelligente information services in libraries: a case of smart AI chatbots. Library hi tech news, v. 39, n. 1, p. 12 - 15, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-11-2021-0081. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-11-2021-0081
PESSOA, P.; CUNHA, M. B. Perspectivas dos serviços de referência digital. Inf.& Soc., João Pessoa, v.17, n. 3, p. 69-82, set./dez. 2007.
PINTO, A. A. Os serviços de referência: mudanças, desafios e oportunidades na sociedade da informação. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 241 - 279.
RIBEIRO, A. C. M. L.; MONTEIRO, J. F. P.; SANTOS, J. D. F.; LEMOS, L. R. P.; STENZEL, N.; OLIVEIRA, P. S. Introdução. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 13 - 17.
RODRIGUES, S. Teaching and ChatGPT: What is Generative AI? What is ChatGPT? California: SJSU, 2024. Disponível em: https://libguides.sjsu.edu/chatgpt. Acesso em: 10 out. 2024.
RODRIGUES, S.; MUNE, C. Uncoding library chatbots: deploying a new virtual reference tool at the Jose State University library. Reference Services Review, v. 50, n. 3-4, p. 392 - 405, 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/RSR-05-2022-0020/full/html. Acesso em: 26 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-05-2022-0020
RUSA. Guidelines for Implementing and Maintaining Virtual Reference Services. 2017.
SILVA, F. M.; LENZ, M. L.; FREITAS, P. H. C.; SANTOS, S. C. B. Inteligência artificial. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
SILVA, I. C. G.; ANDRADE, M. C.; TEIXEIRA, M. L. O ambiente de pesquisas na biblioteca acadêmica: da implantação à consolidação, um longo percurso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 24; SIMPÓSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE, 4, 2006, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, p. 1 - 16. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/11708/1/pesquisasvirtuais.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.
STEPANOV, V. K.; MADZHUMDER, M. S.; BEGUNOVA, D. D. Exploring the potential of applying the artificial intelligence language model chatGPT-3.5 in library and bibliographic activities. Scientific and Technical Information Processing, v. 50, n. 3, p. 166 - 175, 2023 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3103/S0147688223030036. Acesso em: 30 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3103/S0147688223030036
TIAN, C. Research on information reference service systems based on IA. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTERNET OF THINGS, ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND MECHANICAL AUTOMATION (IoTAIMA 2021), 2., Hangzhou. Proceeding [...]. Hangzhou: Purpose-led publishing, 2021. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1948/1/012002/pdf
TRINDADE, A. S. C. E.; OLIVEIRA, H. P. C. Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica científica. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, Fluxo Contínuo, e-47485, 2024. Disponível em: scielo.br/j/pci/a/GVCW7KbcRjGVhLSrmy3PCng/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/47485
VALENTIM, M. L.P. O perfil das bibliotecas contemporâneas. In: RIBEIRO, A. C. M.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecas do século XXI. Brasília: Instituto de Pesquisa Aplicada, 2017, p. 20 - 42.
WANG, Y. Using machine learning and natural language processing to analyze library chat reference transcripts. Information Technology and libraries, v.41, n. 3, p. 1 - 10, 2022. Disponível em: https://ital.corejournals.org/index.php/ital/article/view/14967/11419. Acesso em: 26 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.6017/ital.v41i3.14967
WHEATLEY, A.; HERVIEUX, S. Comparing generative artificial intelligence tools to voice assistants using conference interactions. The Journal of Academic Librarianship, v. 50, n. 5, p. 1 - 7, 2024. Disponível em: https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.acalib.2024.102942. Acesso em: 25 set; 2024 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2024.102942
WORLD BANK. Emerging Technologies curation series. Washington: World Bank Group, 2023. (Generative Artificial Intelligence, 5) Disponível em: openknowledge.worldbank.org/server/api/core/bitstreams/e8f93001-27f9-4a9b-b320-4ff3a4102b76/content. Acesso em: 15 set. 2024.
YRJO, L.; NARAYANAN, N. AISHA: a custom AI library chatbot using the chatGPT API. Journal of Web Librarianship, v. 17, 3, p. 37-58, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19322909.2023.2221477. Acesso em: 08 out. 2024 DOI: https://doi.org/10.1080/19322909.2023.2221477
ZONDI, N. P.; EPIZITONE, A.; NKOMO, N.; MTHALANE, P. P.; MOYANE, S.; LUTHULI, M.; KHUMALO, M.; PHOKOYE, S. A review of artificial intelligence implementation in academic library services. Libraries and Artificial Intelligence, v. 90, n. 2, p. 1 - 8, 2024. Disponível em: https://sajlis.journals.ac.za/pub/article/view/2399. Acesso em: 04 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.7553/90-2-2399
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriléia de Moura Lima, Elisângela Cristina Aganette

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















