Gestão do conhecimento no contexto da transformação digital nas organizações: um estudo case em uma entidade de classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e104884

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Transformação Digital, Inovação, Organizações, Associação Comercial e de Inovação de Marília

Resumo

Objetivo: Considera-se o conhecimento um componente estratégico nos processos organizacionais, torna-se fundamental para compreender a sua atuação no processo de Transformação Digital (TD). Desse modo, observa-se que o ambiente em constante transformação em que as organizações estão inseridas carece de um processo de TD e uma estruturação para a gestão de todo o conhecimento gerado. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso do conhecimento frente do uso das tecnologias digitais no processo de TD na Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), organização inserida na cidade de Marília, no Estado de São Paulo.

Método: Escolheu-se o método ‘Estudo de Caso’, e aplicou-se a triangulação. Acredita-se que a aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa, torna a pesquisa mais consistente e proporciona maior validade aos dados e análises realizadas.

Resultado: Foi possível apresentar alguns parâmetros para a gestão do conhecimento frente ao processo de TD na ACIM, bem como demonstrar o uso do conhecimento como recurso capaz de gerar inovação nos contextos de TD da ACIM.

Conclusões: Foi possível compreender o uso do conhecimento e sua gestão (ainda que de maneira não estruturada) no contexto do processo de aplicação das tecnologias digitais na ACIM, bem como a necessidade de transformar a aplicação destas tecnologias em uma jornada de TD, com uma maior clareza do foco e doa objetivos desses processos. Para tanto, cabe uma melhor estruturação da TD e GC, que vai desde a construção de competências e habilidades para um melhor uso desses recursos e processos até construção e solidificação de uma cultura que sustente a TD e GC como importantes processos organizacionais.

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Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Fundação Getulio Vargas

Pós-Doutor em Ciência da Informação na área de concentração 'Informação, Tecnologia e Conhecimento' pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Doutor em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pela UNESP/SP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/SP. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, 2008. Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Análises de Sistemas pelo FEESR/SP, 2007. Realizou doutoramento sanduíche como pesquisador internacional em Westminster College nos Estados Unidos da América, desenvolvendo pesquisas com enfoques em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Gamification para Organizações.Pós-Doutorando na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras da Universidade de Marília (UNIMAR). Membro na Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). Docente e Pesquisador da Universidade de Marília. Professor convidado em Programas de Pós-graduações em Instituições de nível superior. Empresário e consultor empresarial - BM Serviços e Consultoria. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp/SP. Coordenou o projeto Apreenda e Empreenda do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília. Ex-sócio e diretor da empresa TPC Soluções em Informática. Ex- diretor de serviços da Associação Comercial e Industrial de Marília, atualmente atua como vice-presidente na instituição (Voluntário).

Alberto Luiz Albertin, Fundação Getulio Vargas

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Titular da FGV-EAESP, Coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital (NED) da FGV-EAESP, Coordenador da Linha de Tecnologia de Informação do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade da FGV EAESP. Líder do grupo pesquisa Administração, Análise e TI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Tecnologia de Informação, Planejamento, Diagnóstico Organizacional, Uso Estratégico de Tecnologia de Informação, Negócios na Era Digital e Gerenciamento de Projetos.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; ALBERTIN, Alberto Luiz. Gestão do conhecimento no contexto da transformação digital nas organizações: um estudo case em uma entidade de classe. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e104884. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/104884. Acesso em: 27 dez. 2025.