Gestão do conhecimento no contexto da transformação digital nas organizações: um estudo case em uma entidade de classe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e104884

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Transformação Digital, Inovação, Organizações, Associação Comercial e de Inovação de Marília

Resumen

Objetivo: Considera-se o conhecimento um componente estratégico nos processos organizacionais, torna-se fundamental para compreender a sua atuação no processo de Transformação Digital (TD). Desse modo, observa-se que o ambiente em constante transformação em que as organizações estão inseridas carece de um processo de TD e uma estruturação para a gestão de todo o conhecimento gerado. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso do conhecimento frente do uso das tecnologias digitais no processo de TD na Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), organização inserida na cidade de Marília, no Estado de São Paulo.

Método: Escolheu-se o método ‘Estudo de Caso’, e aplicou-se a triangulação. Acredita-se que a aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa, torna a pesquisa mais consistente e proporciona maior validade aos dados e análises realizadas.

Resultado: Foi possível apresentar alguns parâmetros para a gestão do conhecimento frente ao processo de TD na ACIM, bem como demonstrar o uso do conhecimento como recurso capaz de gerar inovação nos contextos de TD da ACIM.

Conclusões: Foi possível compreender o uso do conhecimento e sua gestão (ainda que de maneira não estruturada) no contexto do processo de aplicação das tecnologias digitais na ACIM, bem como a necessidade de transformar a aplicação destas tecnologias em uma jornada de TD, com uma maior clareza do foco e doa objetivos desses processos. Para tanto, cabe uma melhor estruturação da TD e GC, que vai desde a construção de competências e habilidades para um melhor uso desses recursos e processos até construção e solidificação de uma cultura que sustente a TD e GC como importantes processos organizacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Fundación Getulio Vargas

Postdoctorado en Ciencias de la Información en el área de concentración 'Información, Tecnología y Conocimiento' por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Doctor en Ciencias de la Información con énfasis en Gestión del Conocimiento e Inteligencia Competitiva en Organizaciones Complejas por la UNESP/SP. Máster en Ciencias de la Información por la UNESP/SP. Especialista en Administración de Marketing y Publicidad por la UEL/PR, 2008. Licenciado en Administración de Empresas con especialización en Análisis de Sistemas por la FEESR/SP, 2007. Realizó un doctorado sándwich como investigador internacional en Westminster College en los Estados Unidos de América, desarrollando investigaciones con foco en Inteligencia Organizacional, Gestión del Conocimiento, Gestión de la Información y Gamificación para Organizaciones. Postdoctorado en la Escuela de Administración de Empresas de São Paulo de la Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Coordinador de la Maestría Profesional en Administración de Organizaciones Innovadoras de la Universidad de Marília (UNIMAR). Miembro de Profesionales de Inteligencia Estratégica y Competitiva (SCIP). Profesor e Investigador de la Universidad de Marília. Profesor invitado en Programas de Postgrado en instituciones de educación superior. Empresario y consultor de empresas – BM Servicios y Consultoría. Investigador del Grupo de Investigación en Información, Conocimiento e Inteligencia Organizacional de la Unesp/SP. Coordinó el proyecto Aprender y Emprender del Grupo de Jóvenes Emprendedores de la Asociación Comercial e Industrial de Marília. Ex socio y director de la empresa TPC IT Solutions. Ex director de servicios de la Asociación Comercial e Industrial de Marília, actualmente se desempeña como vicepresidente de la institución (Voluntario).

Alberto Luiz Albertin, Fundación Getulio Vargas

Es licenciado en Administración de Empresas por las Facultades Asociadas de São Paulo (1981), máster en Administración por la Universidad de São Paulo (1993) y doctor en Administración por la Universidad de São Paulo (1998). Actualmente es Profesor Titular de la FGV-EAESP, Coordinador del Centro de Tecnologías de Información Aplicadas (FGVcia), del Programa de Excelencia Empresarial en la Era Digital (NED) de la FGV-EAESP, Coordinador de la Línea de Tecnologías de Información del Máster Profesional. Licenciada en Gestión para la Competitividad de la FGV EAESP. Líder del grupo de investigación de Administración, Análisis y TI del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico. Cuenta con experiencia en el área de Administración, con énfasis en Administración de Tecnologías de Información, Planeación, Diagnóstico Organizacional, Uso Estratégico de Tecnologías de Información, Negocios en la Era Digital y Gestión de Proyectos.

Citas

ALAVI, M.; LEIDNER, D. E. Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS quarterly, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3250961. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.2307/3250961

AMIT, R.; ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic management journal, v.22, n.6-7, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.187. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.187

BOISOT, M. Knowledge assets: Securing competitive advantage in the information economy. New York: Oxford University Press, 1998.

BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. The second machine age: Work, progress, and prosperity in a time of brilliant technologies. WW Norton & Company, 2014.

BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. WW Norton & Company, 2017.

BUGHIN, J.; CATLIN, T.; LABERGE, L. Why digital strategies fail. McKinsey Quarterly, v.1, n.1, 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/cn/~/media/McKinsey/Business%20Functions/McKinsey%20Digital/Our%20Insights/Why%20digital%20strategies%20fail/Why-digital-strategies-fail.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

CARDOSO, A. et al. Digital Culture, Knowledge, and Commitment to Digital Transformation and Its Impact on the Competitiveness of Portuguese Organizations. Administrative Sciences, v. 14 n. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/admsci14010008. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/admsci14010008

CHAFFEY, D. Total digital: Why thinking digital is the key to success. Kogan Page Publishers, 2019.

CHOO, C. W. The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford University Press, 1998.

DAVENPORT, T H.; PRUSAK, L. Working knowledge: How organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School Press, 1998. 203 p.

DAVENPORT, T. H.; DYCHE, J. Big data in big companies. International Institute for Analytics, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: www.iqpc.com/media/7863/11710.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

DESENVOLVIMENTO de Entidades Empresariais. Brasília: CACB, SEBRAE, 2005.

JORGE, C. F. B. et al. Complexity and knowledge in organisational context: concepts, approaches, boundaries and relations. Journal of Information & Knowledge Management, [s. l.], v. 20, n. 4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S0219649221500416. Acesso em: 01 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1142/S0219649221500416

LANEY, D. 3D data management: Controlling data volume, velocity, and variety. Meta Group Research Note, 2017.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Management information systems: managing the digital firm. 14. ed. Pearson, 2016.

MCAFEE, A; BRYNJOLFSSON, E. Machine, platform, crowd: harnessing our digital future. W. W. Norton & Company, 2017.

MATT, C.; HESS, T.; BENLIAN, A. Digital transformation strategies. Business & information systems engineering, v.57, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5

MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008.

NADKARNI, S.; PRÜGL, R. Digital transformation: a review, synthesis and opportunities for future research. Management Review Quarterly, v. 71, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11301-020-00185-7. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11301-020-00185-7

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: How japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195092691.001.0001

O'REILLY, C. A.; TUSHMAN, M. L. Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator's dilemma. Research in Organizational Behavior, v. 28, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.riob.2008.06.002. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.riob.2008.06.002

PINE, B. J.; GILMORE, J. H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, v. 76, n.4, 1998. Disponível em: https://www.academia.edu/download/34523534/4.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

ROSS, J. W.; BEATH, C. M.; MOCKER, M. Digital transformation is not about technology. Harvard Business Review, v. 97 n. 1, 2019. Disponível em: https://bluecirclemarketing.com/wp-content/uploads/2019/07/Digital-Transformation-Is-Not-About-Technology.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHALLMO, D. R.; WILLIAMS, C. A. Digital transformation now: guiding the successful digitalization of your business model. Springer, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-72844-5

SUTTON, M.J.D. Examination of the historical sensemaking processes representing the development of knowledge management programs in universities: Case Studies Associated with an Emergent Discipline. 2007. 416f. Tese (Doutorado) Philosophy, Faculty of Education, McGill University, Montréal, Québec, Canada. 2007.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004. (Artigo em Web). Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=88. Acesso em: 30 nov. 2024.

VAN NGUYEN, T. et al. An integrated model of supply chain quality management, Industry 3.5 and innovation to improve manufacturers' performance–a case study of Vietnam. International Journal of Logistics Research and Applications, v. 27, n.2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13675567.2022.2059457. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13675567.2022.2059457

VENKATRAMAN, N.; HENDERSON, J. C. Real Strategies for Virtual Organizing. MIT Sloan Management Review, v. 40, n.1, 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/3fabd6a5bcfcd15d013e871ecd411f27/1?pq-origsite=gscholar&cbl=26142. Acesso em: 30 nov. 2024.

VERHOEF, P. C. et al. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of business research, v. 122, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022

VIAL, S. Being and the screen: how the digital changes perception. Published in one volume with A Short Treatise on Design. MIT Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10305.001.0001

WEILL, P.; WOERNER, S. L. Thriving in an increasingly digital ecosystem. MIT Sloan Management Review, v. 56, n.4, 2015. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/thriving-in-an-increasingly-digital-ecosystem/. Acesso em: 30 nov. 2024.

WESTERMAN, G.; BONNET, D.; MCAFEE, A. Leading digital: turning technology into business transformation. Harvard Business Press, 2014.

WIIG, K. Knowledge sense of the organization:Thinking about thinking. How people and organizations create, represent and use knowledge. Arlington, TX: Schema Press, 1993.

WENGER, E. Communities of practice: A brief introduction. 2011. Disponível em: http://scholarsbank.uoregon.edu/xmlui/handle/1794/11736. Acesso em: 30 nov. 2024.

XIA, H. et al. Evolution of digital transformation in traditional enterprises: evidence from China. Technology Analysis & Strategic Management, v. 31, n.1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09537325.2022.2124909. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/09537325.2022.2124909

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; ALBERTIN, Alberto Luiz. Gestão do conhecimento no contexto da transformação digital nas organizações: um estudo case em uma entidade de classe. Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e104884. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/104884. Acesso em: 28 dic. 2025.