Gestão do conhecimento no contexto da transformação digital nas organizações: um estudo case em uma entidade de classe
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e104884Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Transformação Digital, Inovação, Organizações, Associação Comercial e de Inovação de MaríliaResumen
Objetivo: Considera-se o conhecimento um componente estratégico nos processos organizacionais, torna-se fundamental para compreender a sua atuação no processo de Transformação Digital (TD). Desse modo, observa-se que o ambiente em constante transformação em que as organizações estão inseridas carece de um processo de TD e uma estruturação para a gestão de todo o conhecimento gerado. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso do conhecimento frente do uso das tecnologias digitais no processo de TD na Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), organização inserida na cidade de Marília, no Estado de São Paulo.
Método: Escolheu-se o método ‘Estudo de Caso’, e aplicou-se a triangulação. Acredita-se que a aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa, torna a pesquisa mais consistente e proporciona maior validade aos dados e análises realizadas.
Resultado: Foi possível apresentar alguns parâmetros para a gestão do conhecimento frente ao processo de TD na ACIM, bem como demonstrar o uso do conhecimento como recurso capaz de gerar inovação nos contextos de TD da ACIM.
Conclusões: Foi possível compreender o uso do conhecimento e sua gestão (ainda que de maneira não estruturada) no contexto do processo de aplicação das tecnologias digitais na ACIM, bem como a necessidade de transformar a aplicação destas tecnologias em uma jornada de TD, com uma maior clareza do foco e doa objetivos desses processos. Para tanto, cabe uma melhor estruturação da TD e GC, que vai desde a construção de competências e habilidades para um melhor uso desses recursos e processos até construção e solidificação de uma cultura que sustente a TD e GC como importantes processos organizacionais.
Descargas
Citas
ALAVI, M.; LEIDNER, D. E. Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS quarterly, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3250961. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.2307/3250961
AMIT, R.; ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic management journal, v.22, n.6-7, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.187. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.187
BOISOT, M. Knowledge assets: Securing competitive advantage in the information economy. New York: Oxford University Press, 1998.
BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. The second machine age: Work, progress, and prosperity in a time of brilliant technologies. WW Norton & Company, 2014.
BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. WW Norton & Company, 2017.
BUGHIN, J.; CATLIN, T.; LABERGE, L. Why digital strategies fail. McKinsey Quarterly, v.1, n.1, 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/cn/~/media/McKinsey/Business%20Functions/McKinsey%20Digital/Our%20Insights/Why%20digital%20strategies%20fail/Why-digital-strategies-fail.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
CARDOSO, A. et al. Digital Culture, Knowledge, and Commitment to Digital Transformation and Its Impact on the Competitiveness of Portuguese Organizations. Administrative Sciences, v. 14 n. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/admsci14010008. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/admsci14010008
CHAFFEY, D. Total digital: Why thinking digital is the key to success. Kogan Page Publishers, 2019.
CHOO, C. W. The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford University Press, 1998.
DAVENPORT, T H.; PRUSAK, L. Working knowledge: How organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School Press, 1998. 203 p.
DAVENPORT, T. H.; DYCHE, J. Big data in big companies. International Institute for Analytics, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: www.iqpc.com/media/7863/11710.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
DESENVOLVIMENTO de Entidades Empresariais. Brasília: CACB, SEBRAE, 2005.
JORGE, C. F. B. et al. Complexity and knowledge in organisational context: concepts, approaches, boundaries and relations. Journal of Information & Knowledge Management, [s. l.], v. 20, n. 4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S0219649221500416. Acesso em: 01 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1142/S0219649221500416
LANEY, D. 3D data management: Controlling data volume, velocity, and variety. Meta Group Research Note, 2017.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Management information systems: managing the digital firm. 14. ed. Pearson, 2016.
MCAFEE, A; BRYNJOLFSSON, E. Machine, platform, crowd: harnessing our digital future. W. W. Norton & Company, 2017.
MATT, C.; HESS, T.; BENLIAN, A. Digital transformation strategies. Business & information systems engineering, v.57, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5
MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008.
NADKARNI, S.; PRÜGL, R. Digital transformation: a review, synthesis and opportunities for future research. Management Review Quarterly, v. 71, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11301-020-00185-7. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11301-020-00185-7
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: How japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195092691.001.0001
O'REILLY, C. A.; TUSHMAN, M. L. Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator's dilemma. Research in Organizational Behavior, v. 28, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.riob.2008.06.002. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.riob.2008.06.002
PINE, B. J.; GILMORE, J. H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, v. 76, n.4, 1998. Disponível em: https://www.academia.edu/download/34523534/4.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
ROSS, J. W.; BEATH, C. M.; MOCKER, M. Digital transformation is not about technology. Harvard Business Review, v. 97 n. 1, 2019. Disponível em: https://bluecirclemarketing.com/wp-content/uploads/2019/07/Digital-Transformation-Is-Not-About-Technology.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHALLMO, D. R.; WILLIAMS, C. A. Digital transformation now: guiding the successful digitalization of your business model. Springer, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-72844-5
SUTTON, M.J.D. Examination of the historical sensemaking processes representing the development of knowledge management programs in universities: Case Studies Associated with an Emergent Discipline. 2007. 416f. Tese (Doutorado) Philosophy, Faculty of Education, McGill University, Montréal, Québec, Canada. 2007.
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004. (Artigo em Web). Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=88. Acesso em: 30 nov. 2024.
VAN NGUYEN, T. et al. An integrated model of supply chain quality management, Industry 3.5 and innovation to improve manufacturers' performance–a case study of Vietnam. International Journal of Logistics Research and Applications, v. 27, n.2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13675567.2022.2059457. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13675567.2022.2059457
VENKATRAMAN, N.; HENDERSON, J. C. Real Strategies for Virtual Organizing. MIT Sloan Management Review, v. 40, n.1, 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/3fabd6a5bcfcd15d013e871ecd411f27/1?pq-origsite=gscholar&cbl=26142. Acesso em: 30 nov. 2024.
VERHOEF, P. C. et al. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of business research, v. 122, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022
VIAL, S. Being and the screen: how the digital changes perception. Published in one volume with A Short Treatise on Design. MIT Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10305.001.0001
WEILL, P.; WOERNER, S. L. Thriving in an increasingly digital ecosystem. MIT Sloan Management Review, v. 56, n.4, 2015. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/thriving-in-an-increasingly-digital-ecosystem/. Acesso em: 30 nov. 2024.
WESTERMAN, G.; BONNET, D.; MCAFEE, A. Leading digital: turning technology into business transformation. Harvard Business Press, 2014.
WIIG, K. Knowledge sense of the organization:Thinking about thinking. How people and organizations create, represent and use knowledge. Arlington, TX: Schema Press, 1993.
WENGER, E. Communities of practice: A brief introduction. 2011. Disponível em: http://scholarsbank.uoregon.edu/xmlui/handle/1794/11736. Acesso em: 30 nov. 2024.
XIA, H. et al. Evolution of digital transformation in traditional enterprises: evidence from China. Technology Analysis & Strategic Management, v. 31, n.1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09537325.2022.2124909. Acesso em: 30 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/09537325.2022.2124909
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Alberto Luiz Albertin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.


















