Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial (IA) Gerativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e105080Palavras-chave:
Equidade, Sustentabilidade, Educação, Ética, Inteligência ArtificialResumo
Objetivo: Apresentar o monográfico que aborda os novos cenários da sociedade digital frente ao desafio da Inteligência Artificial (IA) Gerativa, destacando suas implicações tecnológicas, éticas, epistemológicas e sociais. O artigo busca introduzir os estudos selecionados, enfatizando suas contribuições para setores como educação, mídia e biblioteconomia, e propondo diretrizes para a integração responsável dessas ferramentas.
Método: A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, combinando métodos qualitativos e quantitativos, baseada na análise de estudos empíricos e teóricos desenvolvidos por pesquisadores de diversos países, incluindo Brasil, Espanha, Itália e Portugal. O universo abrange aplicações de IA em contextos educacionais, mediáticos e institucionais.
Resultado: Os principais resultados destacam a democratização do acesso à criação de conteúdos por meio da IA gerativa, a transformação dos paradigmas tradicionais de produção e avaliação de conhecimento, e os desafios relacionados a viés algorítmico, impacto energético e desigualdades sociais. Evidencia-se também o potencial da IA para personalizar serviços educacionais e bibliotecários, enquanto se alerta para questões éticas e epistemológicas.
Conclusões: A principal contribuição do monográfico é oferecer uma visão estruturada sobre as implicações transversais da IA gerativa, sistematizando avanços e desafios. O texto propõe marcos normativos e colaborativos que assegurem uma implementação equitativa, sustentável e responsável dessas tecnologias. Reforça-se a importância de um diálogo ético e interdisciplinar para alinhar os avanços tecnológicos aos valores sociais.
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