O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p1Palavras-chave:
Método do caso, Biblioteconomia, Metodologia de ensino, CompetênciasResumo
Trata do método do caso como metodologia de ensino. Explica a origem do método do caso e sua aplicação através da revisão de literatura reunindo casos e analisando-os. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as características inerentes aos respectivos estatutos. Apresenta a tipologia dos casos e sua aplicação. Aborda a situação do método no Brasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as conseqüências positivas para o ensino da disciplina que o utiliza, através do desenvolvimento de competências e habilidades. Revela a importância do método na formação do futuro bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da informação passa a exigir deste profissional. Enumera fontes de casos na área biblioteconômica existente, trazendo uma visão geral das publicações, exemplo de casos e referências de bancos de casos. Conclui que o método do caso é uma solução coerente e eficaz diante do perfil dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho atualmente e que pode contribuir para a educação da área, além de comprovadamente ser habilitado e prescritivo a desenvolver as competências do profissional que o mercado tem exigido dentro do novo paradigma da sociedade da informação.
Downloads
Referências
BARBALHO, C. R. S.; BERAQUET, V. S. M. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis, 1995.
BELLUZO, R. C. B. Da capacitação de recursos humanos à gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: paradigma teórico-prático para ambiente de serviço de referência e informação. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1995.
BURKHALTER, B. R. Case studies in systems analysis in a university library. Lanham: Scarecrow Press, 1968.
CAMPOS, N. O tal método de caso (case method). IE business School, Madri, 11 mar. 2007.
COREY, E. R. Case method teaching. Boston: Harvard Business School, 1980.
ERSKINE, J. A.; LEENDERS, M. R.; MAUFFETTE-LEENDERS, L. A. Teaching with cases. Ontario: Ivey Publishing, 2003.
GALVIN, T. J. Case studies and case method. In: ENCYCLOPEDIA of Library and Information Science. London: Taylor and Francis, 1970. v. 4, p. 214-219.
GARVIN, D. A. Making the case: professional education for the world of practice. Harvard Magazine, Massachusetts, v. 106, n.1, sept./oct. 2003.
GREEN, R. A. Library management: a case study approach. Oxford: Chandos Publisihng, 2007.
GROGAN, D. Case studies in reference work. London: Clive Bingley, 1968.
LEENDERS, M. R.; MAUFFETTE-LEENDERS, L. A.; ERSKINE, J. A. Writing cases. Ontario: Ivey Publishing, 2001.
MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2000.
MAUFFETTE-LEEDERS, L. A.; ERSKINE, J. A.; LEENDERS, M. R. Learning with cases. Ontario: Ivey Publishing, 2001.
NASSIF, M. E.; SANTOS, E. L. O profissional da informação em atividades de inteligência competitiva. Inf. Inf., Londrina, v. 14, n. 2, p. 21 - 37, jul./dez. 2009.
NEEDHAM, C. D. Particulars and principles: case studies in librarianship. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 2, n. 1, p. 56-71, 1970.
PINTO, I. O método do caso no Brasil. HSM Management, Barueri, v. 1, n. 60, p. 20-28, jan./fev. 2007.
REYNOLDS, J. I.; PROKOPENKO, J. Case Method. In:______. Management Development: a guide for the professor. Geneva: Internacional Labour Office, 1998. 597p.
ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. RAC, v. 11, n. 2, jan./jun. 2007.
ROESCH, M. S.A.; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.
ROSELLE, A. The case study method: a learning tool for practicing librarians and information specialists. Library Review, Bradford, v. 45, n. 4, p. 30-38, 1996.
RUBI, M. P.; EUCLIDES, M. L.; SANTOS, J. C. Profissional da informação: aspectos de formação, atuação profissional e marketing para o mercado de trabalho. Inf. & Soc.: João Pessoa, v.16, n.1, p.79-89, jan./jun. 2006.
SERPA, D. A. F.; MARIANO, S. R. H.; MAYER, V. F. Metodologia para desenvolvimento de estudos de casos. In: VEIT, M. R. (Org.). Histórias de sucesso. Belo Horizonte: SEBRAE, 2003. v. 1. p. 372-378.
TAKAYAMA, M.; ISOBE, S. The effect of the case method in Library and Information Science Education. Library and Information Science, Tokyo, n. 23, 1985.
TOMAÉL, M. I.; ALVARENGA, G. M. Profissional da informação: seu espaço e atuação em empresas industriais. Perspect. ci. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 81 - 90, jan./jun. 2000
VALENTIM, M. L. P. (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2002.
VALENTIM, M. L. P. O moderno profissional da informação: formação e Perspectiva profissional. Enc. Bibli, Florianópolis, Brasil, n.9, p.16-28, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sarah Miglioli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.