O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas

Autores

  • Sarah Miglioli Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p1

Palavras-chave:

Método do caso, Biblioteconomia, Metodologia de ensino, Competências

Resumo

Trata do método do caso como metodologia de ensino. Explica a origem do método do caso e sua aplicação através da revisão de literatura reunindo casos e analisando-os. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as características inerentes aos respectivos estatutos. Apresenta a tipologia dos casos e sua aplicação. Aborda a situação do método no Brasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as conseqüências positivas para o ensino da disciplina que o utiliza, através do desenvolvimento de competências e habilidades. Revela a importância do método na formação do futuro bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da informação passa a exigir deste profissional. Enumera fontes de casos na área biblioteconômica existente, trazendo uma visão geral das publicações, exemplo de casos e referências de bancos de casos. Conclui que o método do caso é uma solução coerente e eficaz diante do perfil dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho atualmente e que pode contribuir para a educação da área, além de comprovadamente ser habilitado e prescritivo a desenvolver as competências do profissional que o mercado tem exigido dentro do novo paradigma da sociedade da informação.

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Publicado

2014-04-20

Como Citar

MIGLIOLI, Sarah. O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 1–18, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n39p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p1. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

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Artigos