E-learning vs. Copyright: o papel da biblioteca da universidade em apoio à professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p205Resumo
O conflito tradicional entre atividades de ensino e regulamentos de direitos autorais foi aumentado e complicado no ambiente digital. Mudanças recentes na legislação não foram adequadas, portanto estão longe de atender às necessidades mínimas de estudantes e professores de educação digital. A biblioteca da universidade, graças à sua posição privilegiada entre fontes de informação e usuários, pode desenvolver uma tarefa essencial de apoiar os membros da comunidade universitária para ajudá-los a enfrentar com êxito a colisão frequente entre seus interesses e os dos detentores de direitos sobre obras intelectuais.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ACRL. 2010 Top Ten Trends in Academic Libraries: A Review of the Current Literature. College and Research Libraries News, v. 7, n. 6, p. 286–292, 2010.
ACRL. Intersections of Creating Strategic Collaborations for a Changing Academic Environment Scholarly Communication and Information Literacy. Chicago: . Chicago: Association of College and Research Libraries, 2013.
ALSOP, J.; BORDONARO, K. Multiple Roles of Academic Librarians. Electronic Journal of Academic and Special Librarianship, v. 8, n. 1, 2007.
ARL. New Roles for New Times : Transforming Liaison Roles in Research Libraries. [s.l: s.n.].
ATTIS, D. Redefining the Academic Library: Managing the Migration to Digital Information Services. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://digitalcommons.mcmaster.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=lookingforward>. Acesso em: 10 fev. 2014.
BAY, M. T. Libraries and the Need to Educate Users about Copyright and Fair Use. Library Hi Tech News, v. 18, n. 5, 5 jan. 2001.
BERCOVITZ, R. et al. Las reformas de la Ley de Propiedad Intelectual. Valencia: [s.n.].
BRASIL. LEI No 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências., 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9610.htm>
CLARK, C. The answer to the machine is in the machine (P. B. HUGENHOLTZ, Ed.)The Future of Copyright in a Digital Environment: Proceedings of the Royal Academy Colloquium Organized by the Royal Netherlands Academy of Sciences (KNAW) and the Institute for Information Law. Anais...Amsterdam: The Hague [et al.]:Kluwer Law International, 1996
COPYRIGHT OFFICE. Report on orphan works. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.copyright.gov/orphan/orphan-report-full.pdf>.
COPYRIGHT SUBGROUP. Report on Digital Preservation, Orphan Works, and Out-of-Print Works. Selected Implementation Issues. 2007.
ESPAÑA. Ley 23/2006, de 7 de julio, por la que se modifica el texto refundido de la Ley de Propiedad Intelectual, aprobado por el Real Decreto Legislativo 1/1996, de 12 de abril., 2006. Disponível em: <https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2006-12308>
FERNÁNDEZ-MOLINA, J. et al. Copyright and e-learning: professors’ level of knowledge about the new Spanish law. Aslib Proceedings, v. 63, n. 4, p. 340–353, 2011.
FERNÁNDEZ-MOLINA, J. C. Laws against the circumvention of copyright technological protection. Journal of Documentation, v. 59, n. 1, p. 41–68, 2003.
FISHER, W. W.; MCGEVERAN, W. The Digital Learning Challenge: Obstacles to Educational Uses of Copyrighted Material in the Digital Age. Berkman Center Research Publication, n. 9, 2006.
FLEGG, C. Alumni, Libraries and Universities: whereto the relationship. The Journal of Academic Librarianship, v. 38, n. 1, p. 60–62, jan. 2012.
HARVARD UNIVERSITY. Report of the Task Force on University Libraries. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.provost.harvard.edu/reports/Library_Task_Force_Report.pdf>.
HOBBS, R.; JASZI, P.; AUFDERHEIDE, P. The Cost of Copyright Confusion for Media LiteracyOnline Submission. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED499465.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2014.
KIM, Y.-M. Why Should I Use University Library Website Resources? Discipline Differences. The Journal of Academic Librarianship, v. 37, n. 1, p. 9–18, jan. 2011.
MURIEL-TORRADO, E. Los derechos de autor y la enseñanza en la universidad : el papel de la biblioteca universitaria. Granada: Universidad de Granada, 2012, 479 f. [Tesis doctoral - Facultad de Comunicación y Documentación, Departamento de Información y Comunicación].
OAKLEAF, M. The value of academic libraries: A comprehensive research review and report. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.citeulike.org/group/4576/article/7847697>. Acesso em: 10 fev. 2014.
OMPI. Tratado de la OMPI sobre Derecho de Autor. Disponível em: <http://www.wipo.int/treaties/es/text.jsp?file_id=295167>. Acesso em: 28 fev. 2014.
SIRINELLI, P. The scope of the prohibition on circumvention of technological measures: exceptions. ALAI 2001 Congress, 2001.
SMITH, K. H. et al. Copyright Knowledge of Faculty at Two Academic Health Science Campuses: Results of a Survey. Serials Review, v. 32, n. 2, p. 59–67, jun. 2006.
SPRING, H.; ADAMS, R. Combating plagiarism: the role of the health librarian. Health information and libraries journal, v. 30, n. 4, p. 337–42, dez. 2013.
UNIÓN EUROPEA. DIRECTIVA 2012/28/UE DEL PARLAMENTO EUROPEO Y DEL CONSEJO de 25 de octubre de 2012 sobre ciertos usos autorizados de las obras huérfanaswipo.int, 2012. Disponível em: <http://www.wipo.int/edocs/lexdocs/laws/es/eu/eu169es.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2014
VESELY, S. A. Do You Need a Copyright Librarian? Internet Reference Services Quarterly, v. 11, n. 4, p. 69–82, 7 mar. 2007.
VUOPALA, A. Assessment of the orphan works issue and costs for rights clearancef. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://cultivate-cier.nl/wp-content/uploads/2012/03/vuopala_report.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2014.
WALLACE, M. An investigation into copyright concerns as a barrier to the widespread development of e-learning practice within scottish further education colleges. Information & Communications Technology Law, v. 15, n. 1, p. 79–119, mar. 2006.
WU, H.-C. et al. College students’ misunderstandings about copyright laws for digital library resources. The Electronic Library, v. 28, n. 2, p. 197–209, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.