O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p45Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Papel educativo da biblioteca, Letramento informacionalResumo
Objetivou-se averiguar como se insere a biblioteca escolar e o bibliotecário no Plano Nacional de Educação (PNE), promulgado através da Lei Federal 13.005/2014. O estudo se justifica pelo fato de que os atuais paradigmas sociais, educacionais e tecnológicos demandam do cidadão competências em busca, recuperação, avaliação e uso da informação, registrada em seus variados suportes, para a resolução de problemas, e que o ensino de tais competências é inerente ao profissional bibliotecário. Além disso, a necessidade de refletir, a luz da literatura, as contribuições do bibliotecário na biblioteca escolar tendo em vista a lei federal nº12.244 que torna obrigatória a presença desse profissional em todas as bibliotecas do país até o ano de 2020. Buscou-se na revisão bibliográfica o aporte teórico pelo qual se esclarece o que se entende por biblioteca escolar e seu papel educativo. Buscou-se também, na análise de conteúdo da Lei Federal 13.005, os aspectos relativos a biblioteca e bibliotecário contemplados no PNE. Considera-se, à luz dos resultados da pesquisa, que o letramento informacional consiste num processo pelo qual se supre as demandas sociais por competências em informação e que a biblioteca é entendida, no contexto das políticas nacionais de educação como um espaço educativo e cultural que fomenta a qualidade da educação básica.
Downloads
Referências
BICHERI, Ana Lúcia Antunes de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v.2, n.1, p. 41-54, 2003. Disponível em: <http://revistas.ffclrp.usp.br/BEREV/article/view/257>. Acesso em: 8 mar. 2015.
BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 8 nov. 2014.
BRASL. Lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm>. Acesso em: 8 nov. 2014.
BRASIL. Plano Nacional do Livro e da Leitura, 2006. Disponível em: <http://www2.cultura.gov.br/upload/PNLL_1185372866.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 8: nov. 2014.
CAMPELLO, Bernadete et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p123>. Acesso em: 17 fev. 2016.
CAMPELLO, Bernadete. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 184-208, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p184>. Acesso em: 8 mar. 2015.
CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/tese%20campello%202009.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA; GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/projetos/MIOLO.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003. Disponível em:<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123>. Acesso em: 17 fev. 2016.
DUDZIAK, Elizabeth. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php>. Acesso em: 17 mar. 2016.
GASQUE, Kelley. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.
GASQUE, Kelley. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.
GASQUE, Kelley; TESCAROLLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.
MARCOLINO, Maria Antonieta Ribeiro. CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. O bibliotecário na biblioteca escolar e os usuários especiais: o desafio da inclusão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.10, ed. esp., 2014. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/331>. Acesso em: 8 mar. 2015.
RUSSO, Mariza. O curso de biblioteconomia e gestão de unidades de informação da universidade federal do rio de janeiro e sua experiência com a gestão de bibliotecas escolares. In: FÓRUM DE PESQUISA EM BIBLIOTECA ESCOLAR, 1., Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 54-74. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=90>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Judson Daniel Oliveira da Silva, Jacqueline de Araújo Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.