O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação

Autores

  • Judson Daniel Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacqueline de Araújo Cunha Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p45

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Papel educativo da biblioteca, Letramento informacional

Resumo

Objetivou-se averiguar como se insere a biblioteca escolar e o bibliotecário no Plano Nacional de Educação (PNE), promulgado através da Lei Federal 13.005/2014. O estudo se justifica pelo fato de que os atuais paradigmas sociais, educacionais e tecnológicos demandam do cidadão competências em busca, recuperação, avaliação e uso da informação, registrada em seus variados suportes, para a resolução de problemas, e que o ensino de tais competências é inerente ao profissional bibliotecário. Além disso, a necessidade de refletir, a luz da literatura, as contribuições do bibliotecário na biblioteca escolar tendo em vista a lei federal nº12.244 que torna obrigatória a presença desse profissional em todas as bibliotecas do país até o ano de 2020. Buscou-se na revisão bibliográfica o aporte teórico pelo qual se esclarece o que se entende por biblioteca escolar e seu papel educativo. Buscou-se também, na análise de conteúdo da Lei Federal 13.005, os aspectos relativos a biblioteca e bibliotecário contemplados no PNE. Considera-se, à luz dos resultados da pesquisa, que o letramento informacional consiste num processo pelo qual se supre as demandas sociais por competências em informação e que a biblioteca é entendida, no contexto das políticas nacionais de educação como um espaço educativo e cultural que fomenta a qualidade da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judson Daniel Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Biblioteonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jacqueline de Araújo Cunha, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFRN, Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFPB.

Referências

BICHERI, Ana Lúcia Antunes de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v.2, n.1, p. 41-54, 2003. Disponível em: <http://revistas.ffclrp.usp.br/BEREV/article/view/257>. Acesso em: 8 mar. 2015.

BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 8 nov. 2014.

BRASL. Lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm>. Acesso em: 8 nov. 2014.

BRASIL. Plano Nacional do Livro e da Leitura, 2006. Disponível em: <http://www2.cultura.gov.br/upload/PNLL_1185372866.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 8: nov. 2014.

CAMPELLO, Bernadete et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p123>. Acesso em: 17 fev. 2016.

CAMPELLO, Bernadete. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 184-208, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p184>. Acesso em: 8 mar. 2015.

CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/tese%20campello%202009.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA; GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/projetos/MIOLO.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003. Disponível em:<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123>. Acesso em: 17 fev. 2016.

DUDZIAK, Elizabeth. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php>. Acesso em: 17 mar. 2016.

GASQUE, Kelley. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.

GASQUE, Kelley. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.

GASQUE, Kelley; TESCAROLLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

MARCOLINO, Maria Antonieta Ribeiro. CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. O bibliotecário na biblioteca escolar e os usuários especiais: o desafio da inclusão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.10, ed. esp., 2014. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/331>. Acesso em: 8 mar. 2015.

RUSSO, Mariza. O curso de biblioteconomia e gestão de unidades de informação da universidade federal do rio de janeiro e sua experiência com a gestão de bibliotecas escolares. In: FÓRUM DE PESQUISA EM BIBLIOTECA ESCOLAR, 1., Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 54-74. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=90>.

Publicado

2016-04-28

Como Citar

SILVA, Judson Daniel Oliveira da; CUNHA, Jacqueline de Araújo. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 45–58, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p45. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n46p45. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos