O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação

Autores

  • Judson Daniel Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacqueline de Araújo Cunha Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p45

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Papel educativo da biblioteca, Letramento informacional

Resumo

Objetivou-se averiguar como se insere a biblioteca escolar e o bibliotecário no Plano Nacional de Educação (PNE), promulgado através da Lei Federal 13.005/2014. O estudo se justifica pelo fato de que os atuais paradigmas sociais, educacionais e tecnológicos demandam do cidadão competências em busca, recuperação, avaliação e uso da informação, registrada em seus variados suportes, para a resolução de problemas, e que o ensino de tais competências é inerente ao profissional bibliotecário. Além disso, a necessidade de refletir, a luz da literatura, as contribuições do bibliotecário na biblioteca escolar tendo em vista a lei federal nº12.244 que torna obrigatória a presença desse profissional em todas as bibliotecas do país até o ano de 2020. Buscou-se na revisão bibliográfica o aporte teórico pelo qual se esclarece o que se entende por biblioteca escolar e seu papel educativo. Buscou-se também, na análise de conteúdo da Lei Federal 13.005, os aspectos relativos a biblioteca e bibliotecário contemplados no PNE. Considera-se, à luz dos resultados da pesquisa, que o letramento informacional consiste num processo pelo qual se supre as demandas sociais por competências em informação e que a biblioteca é entendida, no contexto das políticas nacionais de educação como um espaço educativo e cultural que fomenta a qualidade da educação básica.

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Biografia do Autor

Judson Daniel Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Biblioteonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jacqueline de Araújo Cunha, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFRN, Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFPB.

Referências

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

SILVA, Judson Daniel Oliveira da; CUNHA, Jacqueline de Araújo. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 45–58, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p45. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n46p45. Acesso em: 29 mar. 2024.

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