Combate à desinformação e o protagonismo social do sujeito: Inter-relação entre os estudos culturais de stuart hall e a competência em informação e em mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92988

Palavras-chave:

Competência em Informação e em Mídia, Estudos Culturais, Desinformação

Resumo

Objetivo: Traçar um campo dialógico entre os preceitos dos Estudos Culturais de Stuart Hall e dos princípios da Competência em Informação e em Mídia como uma proposta de criação de um espaço interrogatório acerca da veracidade das informações e dos conteúdos midiáticos, em que centraliza o sujeito como protagonista no processo de reflexão crítica no combate à desinformação.

Método: Utiliza investigação teórico-crítica que aborda os preceitos dos Estudos Culturais e da Competência em Informação e em Mídia no combate à desinformação. Foi constituído a partir de artigos e livros provenientes da literatura científica em Ciência da Informação e dos Estudos Culturais. A partir da estrutura conceitual sobre cultura, linguagem, representação e sentido de Stuart Hall (1997, 2016) buscamos diálogo com a Competência em Informação e em Mídia com o intuito de compreender como as temáticas, quando integradas e dialogadas, fornecem subsídios críticos ao sujeito no combate à desinformação.

Resultado: A partir da teoria dos Estudos Culturais e dos princípios da Competência em Informação e em Mídia, criamos um espaço de interrogatório das informações e dos conteúdos midiáticos, numa perspectiva metacognitiva, que serve como referenciais críticos informacionais midiáticos na promoção do protagonismo do sujeito no combate à desinformação.

Conclusões: A articulação dialógica entre os Estudos Culturais de Stuart Hall e a Competência em Informação e em Mídia nos fez compreender a necessidade de operar ações contundentes no combate à desinformação, uma vez que as estruturas de poder embatem uma luta para se apropriarem das representações socioculturais simbólicas dos sujeitos para atingir seus objetivos.

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Biografia do Autor

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP/Marília. Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado. Foi bolsista CAPES no Doutorado. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT - CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: "Competência em Informação e processos inter-relacionados" da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), "Competência e mediação em ambientes de informação" da Universidade Federal do Ceará e "Abordagens para Inovação Organizacional" da Universidade de Marília (UNIMAR), todos credenciados no CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo), modelos e referenciais (framework) para institucionalização da CoInfo, competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores em informação nos âmbitos educacional, social, midiático e organizacional, Mediação da Informação, Atuação Profissional em Biblioteconomia, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Gestão da Informação e do Conhecimento, Disseminação da Informação e Normalização Documental. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação".

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

ARAÚJO DOS SANTOS, Camila. Combate à desinformação e o protagonismo social do sujeito: Inter-relação entre os estudos culturais de stuart hall e a competência em informação e em mídia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, n. Dossie Especial, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e92988. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92988. Acesso em: 27 abr. 2024.

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