Percepção de educadores sobre repositórios de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e99827Palavras-chave:
Recursos educacionais abertos, Repositórios educacionais, Ensino superior, EducadoresResumo
Objetivo: Os repositórios de recursos educacionais abertos (REA), impulsionados por políticas nacionais e institucionais, têm sido criados por diferentes países para dar suporte ao ensino e aprendizagem. Considerando as várias funcionalidades que os repositórios de REA apresentam, este estudo tem como objetivo captar a percepção de educadores das instituições de ensino superior brasileiras sobre a importância e a utilização desses repositórios para a pesquisa, uso de REA e apoio às práticas de ensino.
Método: Além da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, este estudo adota métodos quantitativos, visando analisar e comparar as respostas obtidas por meio da aplicação de questionário com 130 respondentes.
Resultado: Com base nos resultados, a maioria das funcionalidades dos repositórios de REA obteve grau de valoração média e alta quanto à sua importância e utilização. Observou-se, também, a atribuição de maior grau de importância do que grau de utilização aos itens avaliados.
Conclusões: Assim, conclui-se que, embora a maioria das funcionalidades dos repositórios sejam importantes e utilizadas pelos educadores, é necessário explorar aquelas que demonstram valoração média e baixa importância e uso, de modo a promover os REA nas práticas de ensino e aprendizagem, com o apoio de políticas de incentivo para a criação de REA e de diretrizes de adoção de REA, considerando as licenças abertas de uso.
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