Percepção de educadores sobre repositórios de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e99827

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, Repositórios educacionais, Ensino superior, Educadores

Resumo

Objetivo: Os repositórios de recursos educacionais abertos (REA), impulsionados por políticas nacionais e institucionais, têm sido criados por diferentes países para dar suporte ao ensino e aprendizagem. Considerando as várias funcionalidades que os repositórios de REA apresentam, este estudo tem como objetivo captar a percepção de educadores das instituições de ensino superior brasileiras sobre a importância e a utilização desses repositórios para a pesquisa, uso de REA e apoio às práticas de ensino.

Método: Além da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, este estudo adota métodos quantitativos, visando analisar e comparar as respostas obtidas por meio da aplicação de questionário com 130 respondentes.

Resultado: Com base nos resultados, a maioria das funcionalidades dos repositórios de REA obteve grau de valoração média e alta quanto à sua importância e utilização. Observou-se, também, a atribuição de maior grau de importância do que grau de utilização aos itens avaliados.

Conclusões: Assim, conclui-se que, embora a maioria das funcionalidades dos repositórios sejam importantes e utilizadas pelos educadores, é necessário explorar aquelas que demonstram valoração média e baixa importância e uso, de modo a promover os REA nas práticas de ensino e aprendizagem, com o apoio de políticas de incentivo para a criação de REA e de diretrizes de adoção de REA, considerando as licenças abertas de uso.

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Biografia do Autor

Geisa Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (2021). Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014). Possui Especialização nas áreas: Organização e Estratégia (2014); Gestão Estratégica e Qualidade (2008) e Informática na Educação (2003). Bibliotecária graduada em 1999 pela Universidade Federal Fluminense, com ampla experiência em bibliotecas universitárias pública e privada, atuando nos serviços de referência, repositório institucional, indexação de artigos científicos e tratamento técnico de documentos. Possui também graduação em Psicologia (1992). Professora conteudista e tutora em disciplina de curso de pós graduação lato senso a distância.

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

Possui doutorado em Engenharia Civil pela UFF, Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Atualmente é professora do curso de graduação em Ciências Atuariais e Finanças da UFF. Docente do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão e do Doutorado Interdisciplinar em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF.

Lidia Angulo Meza, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pesquisa Operacional (Investigación Operativa) pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1996), mestrado em 1998) e doutorado em (2002) ambos em Engenharia de Produção pela COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ. Fez pós-doutorado no Instituto Superior Técnico, Lisboa (Portugal) em 2013, na área de Multicritério; e na Universidade de Talca, Curicó (Chile), em 2018 na área de eco-eficiência com Análise Envoltória de Dados. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, trabalha no Departamento de Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como pesquisadora trabalhou em vários projetos financiados pelo CNPq e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2005. Na área administrativa atuou como Chefe do Departamento de Engenharia de Produção de Volta Redonda (VEP), foi coordenadora do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. Em 2016 fez a sua transferência do campus de Volta Redonda para o campus de Niterói, foi sub-chefe do Departamento de Engenharia de Produção (TEP) no período 2020-2021 e é subchefe do mesmo departamento. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (TPP), participa também dos programas de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (DSG) e de Biossistemas (PGEB) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis) na qual trabalha desde o mestrado; também em Programação Linear Multiobjetivo e a sua integração com DEA (tema de sua teses de doutorado); além disso, trabalha em, Implementações Computacionais, Avaliação Educacional e recentemente tem trabalhado também no uso conjunto de LCA (Avaliação de Ciclo de Vida) e DEA na avaliação da eco-eficiência, desenvolvendo modelos e trabalhando nas suas aplicações.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

DRUMOND, Geisa Meirelles; MÉXAS, Mirian Picinini; MEZA, Lidia Angulo. Percepção de educadores sobre repositórios de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e99827. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/99827. Acesso em: 24 mar. 2025.