Ética e Inteligência Artificial na Comunicação Científica: desafios para os Periódicos Científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103497

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Periódicos científicos, Ética e integridade, Comunicação científica

Resumo

Objetivo: A crescente utilização da inteligência artificial (IA) na pesquisa científica exige diretrizes éticas claras em periódicos acadêmicos. Este estudo analisa as implicações éticas e os desafios enfrentados por periódicos científicos quanto ao uso de IA em manuscritos, destacando a necessidade de responsabilidade, integridade e transparência na comunicação científica mediada por IA. O objetivo é compreender como os periódicos abordam o uso de IA em suas diretrizes éticas.

Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa. A análise temática foi aplicada a oito categorias de diretrizes: reconhecimento de autoria da IA, responsabilidade humana, permissões e exclusões no uso da IA, transparência, divulgação dos tipos de IA, localização da declaração de uso da IA, precisão terminológica e preocupações éticas e de integridade.

Resultado: A maioria dos periódicos analisados aceita o uso de IA para revisão gramatical, porém veta seu uso para tradução de textos. Também foi constatada a falta de diretrizes específicas para editores e revisores, apesar do crescente uso de IA em processos editoriais. As diretrizes focam majoritariamente nos autores, evidenciando uma lacuna na abordagem de outros atores envolvidos no processo científico.

Conclusões: É fundamental que os periódicos desenvolvam diretrizes mais amplas e detalhadas sobre o uso de IA abrangendo todos os participantes do processo editorial, para assegurar que a inovação tecnológica seja acompanhada de responsabilidade ética e integridade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular em Ciência da Informação é docente do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1979), mestre (1986) e doutora (1995) em Educação pela UFSCar. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/UFSCar (fev. 2010 - maio 2014) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar (set. 2004 - ago.2008), organizadora do 2. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (2o. EBBC) em 2010. Ancorada nas abordagens da Sociologia da Ciência e na Bibliometria e Cientometria tem conduzido pesquisas sobre comunicação científica envolvendo os processos de produção, organização, comunicação e apropriação do conhecimento científico, estudos bibliométricos e sociológicos sobre reconhecimento científico, e também estudos de gênero em ciência e tecnologia.

Referências

ABC. Academia Brasileira de Ciências. Recomendações sobre o avanço da inteligência artificial no Brasil. Rio de Janeiro: ABC, 2023.

ABEC. Associação Brasileira de Editores Científicos. Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting 2023. E-book. São Paulo: ABEC, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0. Acesso em: 24 set. 2024.

AlZAABI, A.; ALAMRI, A.; ALBALUSHI, H.; ALJABRI, R.; AALABDULSALAM, A. ChatGPT applications in academic research: a review of benefits, concerns, and recommendations. bioRxiv: the preprint server for biology, [s. l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1101/2023.08.17.553688. Acesso em: 5 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1101/2023.08.17.553688

ARBIX, G. A transparência no centro da construção de uma IA ética. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 395-413, maio/ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25091/s01013300202000020008. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.25091/s01013300202000020008

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

CAPURRO, R. The age of artificial intelligence: a personal reflection. IRIE: International Review of Information Ethics, Edmonton, v. 28, p. 1-21, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29173/irie388. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.29173/irie388

CAPURRO, R. Towards an ontological foundation of information ethics. Ethics and Information Technology, [s. l.], v. 8, p. 175-186, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10676-006-9108-0. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10676-006-9108-0

CARAMELLI, B. Uso de IA na publicação acadêmica: desafios e oportunidades para auxiliar autores que não têm o inglês como língua nativa. Jornal da USP, São Paulo, 12 abr. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=743601. Acesso em: 10 out. 2024.

CARVALHO, A. P. L. F. Inteligência artificial: riscos, benefícios e uso responsável. Estudos Avançados, [s. l.], v. 35, n. 101, p. 21-35, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.003 . Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.003

COECKELBERGH, M. Ética de la inteligencia artificial. Madrid: Cátedra. 2021.

COECKELBERGH, M. Artificial Intelligence, responsibility attribution, and a relational justification of explainability. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v.26, p. 2051-2068, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11948-019-00146-8. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-019-00146-8

COPE Council. Discussion document: Artificial Intelligence (AI) in decision making. [United Kingdom]: Committee on Publication Ethics, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24318/9kvAgrnJ. Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.24318/9kvAgrnJ

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and conducting mixed methods research. Los Angeles: SAGE, 2017.

EASE. Recommendations on the use of AI in scholarly communication. Set. 2024. Disponível em: https://ease.org.uk/2024/09/recommendations-on-the-use-of-ai-in-scholarly-communication/. Acesso em: 10 set. 2024.

ELSEVIER. Publishing ethics. c2024. Disponível em: https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/publishing-ethics. Acesso em: 10 ago.2024.

FLORIDI, L. The ethics of artificial intelligence: principles, challenges and opportunities. New York: Oxford University Press, 2023a. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198883098.001.0001

FLORIDI, L. AI as agency whitout intelligence: on ChatGPT, Large Language Models, and other generative models. Philosophy & Technology, [s. l.], v. 36, n. 15, mar. 2023b. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13347-023-00621-y. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s13347-023-00621-y

GANJAVI, C.; EPLER, M. B.; PEKCAN, A.; BIEDERMANN, B.; ABREU, A.; COLLINS, G.; GILL, I. S.; CACCIAMANI, G. E. Publishers’ and journals’ instructions to authors on use of generative artificial intelligence in academic and scientific publishing: bibliometric analysis. BMJ, [s. l.], v. 384, e077192, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj-2023-077192. Acesso em: 25 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj-2023-077192

ICMJE. Recommendations for conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals:updated january 2024. [S. l.]: ICMJE. Disponível em: https://www.icmje.org/recommendations/. Acesso em: 15 jun. 2024.

JACKSON, J.; LANDIS, G.; BASKIN, P. K.; HADSELL, K. A.; ENGLISH, M. CSE guidance on machine learning and artificial intelligence tools. Science Editor, [s. l.], v. 46, n. 2, jun. 2023. Disponível em: https://www.csescienceeditor.org/article/cse-guidance-on-machine-learning-and-artificial-intelligence-tools/. Acesso em: 10 set. 2024.

KHALIFA, M.; ALBADAWY, M. Using artificial intelligence in academic writing and research: an essential productivity tool. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, [s. l.], v. 5, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145

KAUFMAN, D. Inteligência artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. Revista Paulus, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 73-84, jan./jul. 2021. Disponível em: https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/453. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453

LIAO, S. M. Ethics of artificial intelligence. New York: Oxford University Press, 2021.

MEADOWS, A. J. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

NAYAK, B. S.; WALTON, N. Political economy of artificial intelligence: critical reflections on big data market, economic development and data society. Cham: Palgrave Macmillan, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-62308-0

PERKINS, M.; ROE, J. Academic publisher guidelines on AI usage: a ChatGPT supported thematic analysis. F1000 Research, [s. l.], v. 12, n. 1398, 16 jan. 2024. Disponível em: https://f1000research.com/articles/12-1398. Acesso em: 10 ago.2024.

ROCKEMBACH, M.; GEERTS, L. Eticista digital: uma função emergente no campo da informação. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Coimbra, v. 37, n. 1, p. 75-93, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2182-7974_37_1_3. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14195/2182-7974_37_1_3

RODE, S. M.; BIOJONE, M. O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades. In: FONTES, I.; PINTO, J. M. S.; GALLETI, S.; RODE, S. M. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting 2023. São Paulo: ABEC, 2024. E-book. p. 29-44. Disponível em: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0

SAGE Journals. ChatGPT and generative AI policy. c2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/page/jco/chatgpt_and_generativeaipolicy?pbEditor=true. Acesso em: 10 jun. 2024.

SCIELO. Guia de uso de ferramentas e recursos de inteligência artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO. São Paulo, set. 2023. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-uso-de-ferramentas-e-recursos-de-IA-20230914.pdf. Acesso em: 25 ago.2024.

SPRINGER Nature. Artificial Intelligence. c2023. Disponível em: https://www.springer.com/gp/editorial-policies/artificial-intelligence--ai-/25428500. Acesso em: 10 jun. 2024.

TAYLOR & FRANCIS. AI Policy. c2024. Disponível em: https://taylorandfrancis.com/our-policies/ai-policy/. Acesso em: 10 jun. 2024.

UNESCO. Para aproveitar a era da inteligência artificial na educação superior: um guia às partes interessadas do ensino superior. Paris: Unesco; Caracas: ESALC, 2023. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386670_por. Acesso em: 25 ago. 2024.

UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: Unesco, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 25 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Contemplados edital PROPe 007/2021. 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/prope/contempados-edital-07_2021.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 11/2024. São Paulo, 8 ago. 2024. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/editais-prope/editais-2024/. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 15/2023: resultado final. São Paulo, 5 ago. 2023. Disponível em https://www2.unesp.br/Home/prope/revistas-1.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 008/2022. São Paulo, 26 jul. 2022. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/prope/lista-de-contemplados-edital-prope-008-2022-resultado-final.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

VAN NOORDEN, R.; PERKEL, J. M. AI and science: what 1,600 researchers think. Nature, [s. l.], v. 621, p. 672-675, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37758894/. Acesso em: 25 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-023-02980-0

WILEY. Best practice guidelines on research integrity and publishing ethics: Artificial Intelligence. c2024. Disponível em: https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html#22. Acesso em: 15 ago. 2024.

ZIELINSKI, C.; WINKER, M. A.; AGGARWAL, R.; FERRIS, L. E.; HEINEMANN, M.; LAPEÑA, J. F.; PAI, S. A.; ING, E.; CITROME, L.; ALAM, M.; VOIGHT, M.; HABIBZADEH, F. Chatbots, generative AI, scholarly manuscripts: WAME recommendations on Chatbots and Generative Artificial Intelligence in relation to scholarly publications. WAME, maio 2023. Disponível em: https://wame.org/page3.php?id=106. Acesso em: 15 ago. de 2024. DOI: https://doi.org/10.25100/cm.v54i3.5868

Publicado

12-08-2025

Como Citar

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Ética e Inteligência Artificial na Comunicação Científica: desafios para os Periódicos Científicos. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia, arquivologia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103497. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103497. Acesso em: 10 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa