Ética e Inteligência Artificial na Comunicação Científica: desafios para os Periódicos Científicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103497

Palabras clave:

Inteligencia artificial, Revistas científicas, Ética e integridad

Resumen

Objetivo: A crescente utilização da inteligência artificial (IA) na pesquisa científica exige diretrizes éticas claras em periódicos acadêmicos. Este estudo analisa as implicações éticas e os desafios enfrentados por periódicos científicos quanto ao uso de IA em manuscritos, destacando a necessidade de responsabilidade, integridade e transparência na comunicação científica mediada por IA. O objetivo é compreender como os periódicos abordam o uso de IA em suas diretrizes éticas.

Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa. A análise temática foi aplicada a oito categorias de diretrizes: reconhecimento de autoria da IA, responsabilidade humana, permissões e exclusões no uso da IA, transparência, divulgação dos tipos de IA, localização da declaração de uso da IA, precisão terminológica e preocupações éticas e de integridade.

Resultado: A maioria dos periódicos analisados aceita o uso de IA para revisão gramatical, porém veta seu uso para tradução de textos. Também foi constatada a falta de diretrizes específicas para editores e revisores, apesar do crescente uso de IA em processos editoriais. As diretrizes focam majoritariamente nos autores, evidenciando uma lacuna na abordagem de outros atores envolvidos no processo científico.

Conclusões: É fundamental que os periódicos desenvolvam diretrizes mais amplas e detalhadas sobre o uso de IA abrangendo todos os participantes do processo editorial, para assegurar que a inovação tecnológica seja acompanhada de responsabilidade ética e integridade científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidad Federal de São Carlos

Profesora Titular en Ciencias de la Información es profesora del Departamento de Ciencias de la Información de la UFSCar. Trabaja en el Programa de Posgrado en Ciencias de la Información (PPGCI/UFSCar) y en el Programa de Posgrado en Educación (PPGE/UFSCar). Licenciatura en Ciencias Sociales por la Unesp/Araraquara (1979), maestría (1986) y doctorado (1995) en Educación por la UFSCar. Fue coordinadora del Programa de Posgrado en Ciencia, Tecnología y Sociedad/UFSCar (febrero de 2010 - mayo de 2014) y vicecoordinadora del Programa de Posgrado en Educación Especial/UFSCar (septiembre de 2004 - agosto de 2008), organizadora del 2º Congreso Brasileño Encuentro de Bibliometría y Cienciometría (2º EBBC) en 2010. Anclada en los enfoques de la Sociología de la Ciencia y la Bibliometría y Cienciometría, ha realizado investigaciones sobre comunicación científica que involucran los procesos de producción, organización, comunicación y apropiación del conocimiento científico, bibliométrico y estudios sociológicos sobre el reconocimiento científico, y también estudios de género en ciencia y tecnología.

Citas

ABC. Academia Brasileira de Ciências. Recomendações sobre o avanço da inteligência artificial no Brasil. Rio de Janeiro: ABC, 2023.

ABEC. Associação Brasileira de Editores Científicos. Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting 2023. E-book. São Paulo: ABEC, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0. Acesso em: 24 set. 2024.

AlZAABI, A.; ALAMRI, A.; ALBALUSHI, H.; ALJABRI, R.; AALABDULSALAM, A. ChatGPT applications in academic research: a review of benefits, concerns, and recommendations. bioRxiv: the preprint server for biology, [s. l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1101/2023.08.17.553688. Acesso em: 5 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1101/2023.08.17.553688

ARBIX, G. A transparência no centro da construção de uma IA ética. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 395-413, maio/ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25091/s01013300202000020008. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.25091/s01013300202000020008

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

CAPURRO, R. The age of artificial intelligence: a personal reflection. IRIE: International Review of Information Ethics, Edmonton, v. 28, p. 1-21, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29173/irie388. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.29173/irie388

CAPURRO, R. Towards an ontological foundation of information ethics. Ethics and Information Technology, [s. l.], v. 8, p. 175-186, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10676-006-9108-0. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10676-006-9108-0

CARAMELLI, B. Uso de IA na publicação acadêmica: desafios e oportunidades para auxiliar autores que não têm o inglês como língua nativa. Jornal da USP, São Paulo, 12 abr. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=743601. Acesso em: 10 out. 2024.

CARVALHO, A. P. L. F. Inteligência artificial: riscos, benefícios e uso responsável. Estudos Avançados, [s. l.], v. 35, n. 101, p. 21-35, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.003 . Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.003

COECKELBERGH, M. Ética de la inteligencia artificial. Madrid: Cátedra. 2021.

COECKELBERGH, M. Artificial Intelligence, responsibility attribution, and a relational justification of explainability. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v.26, p. 2051-2068, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11948-019-00146-8. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-019-00146-8

COPE Council. Discussion document: Artificial Intelligence (AI) in decision making. [United Kingdom]: Committee on Publication Ethics, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24318/9kvAgrnJ. Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.24318/9kvAgrnJ

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and conducting mixed methods research. Los Angeles: SAGE, 2017.

EASE. Recommendations on the use of AI in scholarly communication. Set. 2024. Disponível em: https://ease.org.uk/2024/09/recommendations-on-the-use-of-ai-in-scholarly-communication/. Acesso em: 10 set. 2024.

ELSEVIER. Publishing ethics. c2024. Disponível em: https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/publishing-ethics. Acesso em: 10 ago.2024.

FLORIDI, L. The ethics of artificial intelligence: principles, challenges and opportunities. New York: Oxford University Press, 2023a. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198883098.001.0001

FLORIDI, L. AI as agency whitout intelligence: on ChatGPT, Large Language Models, and other generative models. Philosophy & Technology, [s. l.], v. 36, n. 15, mar. 2023b. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13347-023-00621-y. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s13347-023-00621-y

GANJAVI, C.; EPLER, M. B.; PEKCAN, A.; BIEDERMANN, B.; ABREU, A.; COLLINS, G.; GILL, I. S.; CACCIAMANI, G. E. Publishers’ and journals’ instructions to authors on use of generative artificial intelligence in academic and scientific publishing: bibliometric analysis. BMJ, [s. l.], v. 384, e077192, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj-2023-077192. Acesso em: 25 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj-2023-077192

ICMJE. Recommendations for conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals:updated january 2024. [S. l.]: ICMJE. Disponível em: https://www.icmje.org/recommendations/. Acesso em: 15 jun. 2024.

JACKSON, J.; LANDIS, G.; BASKIN, P. K.; HADSELL, K. A.; ENGLISH, M. CSE guidance on machine learning and artificial intelligence tools. Science Editor, [s. l.], v. 46, n. 2, jun. 2023. Disponível em: https://www.csescienceeditor.org/article/cse-guidance-on-machine-learning-and-artificial-intelligence-tools/. Acesso em: 10 set. 2024.

KHALIFA, M.; ALBADAWY, M. Using artificial intelligence in academic writing and research: an essential productivity tool. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, [s. l.], v. 5, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145

KAUFMAN, D. Inteligência artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. Revista Paulus, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 73-84, jan./jul. 2021. Disponível em: https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/453. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453

LIAO, S. M. Ethics of artificial intelligence. New York: Oxford University Press, 2021.

MEADOWS, A. J. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

NAYAK, B. S.; WALTON, N. Political economy of artificial intelligence: critical reflections on big data market, economic development and data society. Cham: Palgrave Macmillan, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-62308-0

PERKINS, M.; ROE, J. Academic publisher guidelines on AI usage: a ChatGPT supported thematic analysis. F1000 Research, [s. l.], v. 12, n. 1398, 16 jan. 2024. Disponível em: https://f1000research.com/articles/12-1398. Acesso em: 10 ago.2024.

ROCKEMBACH, M.; GEERTS, L. Eticista digital: uma função emergente no campo da informação. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Coimbra, v. 37, n. 1, p. 75-93, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2182-7974_37_1_3. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14195/2182-7974_37_1_3

RODE, S. M.; BIOJONE, M. O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades. In: FONTES, I.; PINTO, J. M. S.; GALLETI, S.; RODE, S. M. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting 2023. São Paulo: ABEC, 2024. E-book. p. 29-44. Disponível em: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0. Acesso em: 24 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.21452/abec.2023.isbn.978-85-93910-05-0

SAGE Journals. ChatGPT and generative AI policy. c2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/page/jco/chatgpt_and_generativeaipolicy?pbEditor=true. Acesso em: 10 jun. 2024.

SCIELO. Guia de uso de ferramentas e recursos de inteligência artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO. São Paulo, set. 2023. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-uso-de-ferramentas-e-recursos-de-IA-20230914.pdf. Acesso em: 25 ago.2024.

SPRINGER Nature. Artificial Intelligence. c2023. Disponível em: https://www.springer.com/gp/editorial-policies/artificial-intelligence--ai-/25428500. Acesso em: 10 jun. 2024.

TAYLOR & FRANCIS. AI Policy. c2024. Disponível em: https://taylorandfrancis.com/our-policies/ai-policy/. Acesso em: 10 jun. 2024.

UNESCO. Para aproveitar a era da inteligência artificial na educação superior: um guia às partes interessadas do ensino superior. Paris: Unesco; Caracas: ESALC, 2023. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386670_por. Acesso em: 25 ago. 2024.

UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: Unesco, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 25 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Contemplados edital PROPe 007/2021. 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/prope/contempados-edital-07_2021.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 11/2024. São Paulo, 8 ago. 2024. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/editais-prope/editais-2024/. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 15/2023: resultado final. São Paulo, 5 ago. 2023. Disponível em https://www2.unesp.br/Home/prope/revistas-1.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

UNESP. Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Lista de contemplados no edital PROPe 008/2022. São Paulo, 26 jul. 2022. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/prope/lista-de-contemplados-edital-prope-008-2022-resultado-final.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

VAN NOORDEN, R.; PERKEL, J. M. AI and science: what 1,600 researchers think. Nature, [s. l.], v. 621, p. 672-675, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37758894/. Acesso em: 25 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-023-02980-0

WILEY. Best practice guidelines on research integrity and publishing ethics: Artificial Intelligence. c2024. Disponível em: https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html#22. Acesso em: 15 ago. 2024.

ZIELINSKI, C.; WINKER, M. A.; AGGARWAL, R.; FERRIS, L. E.; HEINEMANN, M.; LAPEÑA, J. F.; PAI, S. A.; ING, E.; CITROME, L.; ALAM, M.; VOIGHT, M.; HABIBZADEH, F. Chatbots, generative AI, scholarly manuscripts: WAME recommendations on Chatbots and Generative Artificial Intelligence in relation to scholarly publications. WAME, maio 2023. Disponível em: https://wame.org/page3.php?id=106. Acesso em: 15 ago. de 2024. DOI: https://doi.org/10.25100/cm.v54i3.5868

Publicado

2025-08-12

Cómo citar

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Ética e Inteligência Artificial na Comunicação Científica: desafios para os Periódicos Científicos. Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103497. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103497. Acesso em: 10 dic. 2025.

Número

Sección

Dosier: Los nuevos escenarios de la sociedad digital ante el reto de la Inteligencia Artificial Generativa