What is taught in gender studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87522

Keywords:

Gender Studies, Programmatic contents, Higher Education, Bibliometrics

Abstract

Objective: To map and identify bibliographic referencing patterns in the syllabi of master’s and Ph.D. courses in Women's, Gender, and Feminist Studies (WGFS) offered by Portuguese Public Universities

Methods: Bibliometric analysis of the 448 references listed in the 84 course units that make up the three doctoral and four master's degree programs in WGFS, running in the 2021-22 academic year.

Results: The most commonly used references in the analyzed courses are books published from the 1990s onwards, with a preponderance of individual authorship. The national bibliographic production is prevalent, although there is a significant weight of references published in other countries of Europe and North America, especially in English-speaking countries and by anglophone authors. The profile of references is diverse, in terms of the disciplinary origin of the authors, although essentially limited to the social sciences and humanities. Similarly, the themes addressed are diversified, with particular emphasis given to the problems of Identities and Sexualities, in which the dialogue with the areas of natural sciences is more present.

Conclusions: The study allows us to delineate a profile of the WGFS training offer currently available in Portugal eminently theoretical, markedly post-structuralist, interdisciplinary, with remarkable opines to the debates conducted in other countries, but with scarce representation of works and authors from the Global South, reflecting the Anglo-Eurocentrism of the currently recommended bibliographies.

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Author Biographies

Caynnã de Camargo Santos, Universidade de Coimbra

Caynnã Santos é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, no Programa de Estudos Culturais, e licenciado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Investigador no Centro de Estudos Sociais, integrando o projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal". Atuou como Tutor em curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também realizou Estágio Supervisionado em Docência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Tem desenvolvido sua investigação e publicado nas áreas de Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia das relações de gênero, teorias feministas pós-estruturalistas, teorias queer, corpo, novos materialismos feministas e realismo agencial.

Mónica do Adro Lopes, Universidade de Coimbra

Mónica Lopes é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Doutorada em Sociologia, na área da Avaliação, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Mestre em Políticas Sociais pela mesma instituição. Os seus interesses de investigação incluem relações sociais de sexo/género, políticas de igualdade entre mulheres e homens, avaliação (de impacto), políticas sociais e terceiro sector. No âmbito da atividade desenvolvida no CES, tem participado em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação sobre (igualdade de) género. Mais recentemente integrou a equipa do projeto Local Gender Equality: mainstreaming de género nas comunidades locais, financiado pela CIG através dos EEAGRANTS, no âmbito do qual foram produzidos instrumentos e ferramentas para a transversalização da igualdade de género na vida local e seus diversos atores. Atualmente é a coordenadora portuguesa no consórcio H2020 "SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia" e Co-coordenadora do Projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal", financiado pela FCT.

Cristina Coimbra Vieira, Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira é Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde é Professora Associada. Tem mais de três décadas de experiência de docência universitária, na área das metodologias de investigação científica. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Integra a Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Faz parte do Conselho Nacional de Educação como representante das organizações não-governamentais de mulheres (ONGM). Participa com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

 

Virgínia Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004 que é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais.

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Published

2022-12-02

How to Cite

DE CAMARGO SANTOS, Caynnã; DO ADRO LOPES, Mónica; COIMBRA VIEIRA, Cristina; FERREIRA, Virgínia. What is taught in gender studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87522. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522. Acesso em: 3 dec. 2024.