O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87522

Palavras-chave:

Estudos de Gênero, Conteúdos programáticos, Ensino Superior, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Mapear e identificar padrões de referenciação bibliográfica nos programas das unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas (EMGF) oferecidos por Universidades Públicas Portuguesas

Método: Análise bibliométrica das 448 referências indicadas nas 84 unidades curriculares que compõem os três cursos de doutoramento e quatro de mestrado, em EMGF, em funcionamento no ano letivo de 2021-22.  

Resultado: As referências mais comumente mobilizadas nos cursos analisados são livros publicados a partir da década de 1990, com preponderância da autoria individual. A produção bibliográfica nacional é prevalecente, embora se verifique um peso significativo de referências publicadas em outros países da Europa e América do Norte, sobretudo em países e por autores/as anglófonos/as. O perfil de referências é diverso, em termos de procedência disciplinar das autorias, embora essencialmente circunscrita às Ciências Sociais e Humanas. Similarmente, são diversificadas as temáticas abordadas, com particular destaque atribuído à problemática das Identidades e das Sexualidades, na qual o diálogo com as áreas das Ciências Naturais se faz mais presente.

Conclusões: O estudo permite delinear um perfil de oferta formativa em EMGF atualmente disponível em Portugal, eminentemente teórico, marcadamente pós-estruturalista, interdisciplinar, com notável abertura aos debates conduzidos em outros países, mas com parca representação de obras e autores/as dos países do Sul Global, refletindo o anglo-eurocentrismo das bibliografias atualmente recomendadas.

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Biografia do Autor

Caynnã Santos, Universidade de Coimbra

Caynnã Santos é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, no Programa de Estudos Culturais, e licenciado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Investigador no Centro de Estudos Sociais, integrando o projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal". Atuou como Tutor em curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também realizou Estágio Supervisionado em Docência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Tem desenvolvido sua investigação e publicado nas áreas de Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia das relações de gênero, teorias feministas pós-estruturalistas, teorias queer, corpo, novos materialismos feministas e realismo agencial.

Mónica Lopes, Universidade de Coimbra

Mónica Lopes é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Doutorada em Sociologia, na área da Avaliação, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Mestre em Políticas Sociais pela mesma instituição. Os seus interesses de investigação incluem relações sociais de sexo/género, políticas de igualdade entre mulheres e homens, avaliação (de impacto), políticas sociais e terceiro sector. No âmbito da atividade desenvolvida no CES, tem participado em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação sobre (igualdade de) género. Mais recentemente integrou a equipa do projeto Local Gender Equality: mainstreaming de género nas comunidades locais, financiado pela CIG através dos EEAGRANTS, no âmbito do qual foram produzidos instrumentos e ferramentas para a transversalização da igualdade de género na vida local e seus diversos atores. Atualmente é a coordenadora portuguesa no consórcio H2020 "SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia" e Co-coordenadora do Projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal", financiado pela FCT.

Cristina C. Vieira, Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira é Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde é Professora Associada. Tem mais de três décadas de experiência de docência universitária, na área das metodologias de investigação científica. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Integra a Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Faz parte do Conselho Nacional de Educação como representante das organizações não-governamentais de mulheres (ONGM). Participa com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

 

Virgínia Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004 que é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

DE CAMARGO SANTOS, Caynnã; DO ADRO LOPES, Mónica; COIMBRA VIEIRA, Cristina; FERREIRA, Virgínia. O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87522. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522. Acesso em: 28 mar. 2024.

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