O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87522Palavras-chave:
Estudos de Gênero, Conteúdos programáticos, Ensino Superior, BibliometriaResumo
Objetivo: Mapear e identificar padrões de referenciação bibliográfica nos programas das unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas (EMGF) oferecidos por Universidades Públicas Portuguesas
Método: Análise bibliométrica das 448 referências indicadas nas 84 unidades curriculares que compõem os três cursos de doutoramento e quatro de mestrado, em EMGF, em funcionamento no ano letivo de 2021-22.
Resultado: As referências mais comumente mobilizadas nos cursos analisados são livros publicados a partir da década de 1990, com preponderância da autoria individual. A produção bibliográfica nacional é prevalecente, embora se verifique um peso significativo de referências publicadas em outros países da Europa e América do Norte, sobretudo em países e por autores/as anglófonos/as. O perfil de referências é diverso, em termos de procedência disciplinar das autorias, embora essencialmente circunscrita às Ciências Sociais e Humanas. Similarmente, são diversificadas as temáticas abordadas, com particular destaque atribuído à problemática das Identidades e das Sexualidades, na qual o diálogo com as áreas das Ciências Naturais se faz mais presente.
Conclusões: O estudo permite delinear um perfil de oferta formativa em EMGF atualmente disponível em Portugal, eminentemente teórico, marcadamente pós-estruturalista, interdisciplinar, com notável abertura aos debates conduzidos em outros países, mas com parca representação de obras e autores/as dos países do Sul Global, refletindo o anglo-eurocentrismo das bibliografias atualmente recomendadas.
Downloads
Referências
ABRAMO, Giovanni; D’ANGELO, Ciriaco Andrea; CAPRASECCA, Alessandro. Gender differences in research productivity: A bibliometric analysis of the Italian academic system. Scientometrics, v. 79, n. 3, p. 517-539, 2009.
BARROSO, Margarida; NICO, Magda; RODRIGUES, Elisabete. Gênero e sociologia: uma análise das desigualdades e dos estudos de gênero em Portugal. Sociologia On Line, n. 4, p. 73-102, set. 2011.
BRAMBILLA, Sônia Domingues Santos; STUMPF, Ida Regina Chittó. Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: estudo bibliométrico de referências. Transinformação, v. 18, n. 1, p. 37-47, 2006.
CABRITO, Belmiro Gil. O Ensino Superior em Portugal: Percursos Contraditórios. Educativa, v. 14, n. 2, p. 209–227, 2011.
CABRITO, Belmiro Gil; CERDEIRA, Luísa; NASCIMENTO, Ana; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O Ensino Superior em Portugal: Democratização e a Nova Governação Pública. Revista Educere Et Educare, v. 15, n. 37, 2020.
CAFÉ, Ligia Maria Arruda; BRÄSCHER, Marisa. Organização da informação e bibliometria. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, v. 13, n. 1, p. 54-75, 2008.
COLGAN, Jeff. Gender bias in international relations graduate education? New evidence from syllabi. PS: Political Science & Politics, v. 50, n. 2, p. 456-460, 2017.
COLLYER, Fran M. Global patterns in the publishing of academic knowledge: Global North, global South. Current Sociology, v. 66, n. 1, p. 56–73, 2018.
CRONIN, Blaise; MARTINSON, Anna; DAVENPORT, Elisabeth. Women’s studies: Bibliometric and content analysis of the formative years. Journal of Documentation, v. 53, n. 2, p. 123-138, 1997.
DINIZ, Debora; FOLTRAN, Paula. Gênero e Feminismo no Brasil: uma análise da Revista Estudos Feministas. Estudos Feministas, v. 12, p. 245-253, set-dez. 2004.
FERREIRA, Virgínia. Estudos sobre as Mulheres em Portugal – A construção de um novo campo científico. ex ӕquo, n. 5, p. 9-25, 2001.
FERREIRA, Virgínia; VIEIRA, Cristina C.; SILVEIRINHA, Maria João; CARVALHO, Elizângela; FREIRE, Priscila. «Estudos sobre as mulheres» em Portugal Pós-Declaração de Pequim – Estudo bibliométrico das revistas ex æquo e Faces de Eva. ex ӕquo, n. 42, p. 23-56, 2020.
FIGUEIREDO, Nice. Metodologias para promoção do uso da informação: técnicas aplicadas particularmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel, 1990.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
GARCIA-RAMON, Maria Dolors. Geografías asimétricas del poder en geografía feminista: cuestionando la hegemonía anglosajona. In: SILVA, Joseli; SILVA, Augusto C. Pinheiro da (orgs.). Espaço, gênero e poder: conectando fronteiras. Ponta Grossa: Todapalavra Editora, 2011. p. 105–199.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.
GRÜNELL, Marianne; KAS, Erna. Modernization and emancipation from above – women´s studies in Portugal. The European Journal of Women’s Studies, v. 2, n. 4, p. 535-545, 1995.
HOPPEN, Natascha Helena Franz; VANZ, Samile Andréa de Souza. What are gender studies: characterization of scientific output self-named gender studies in a multidisciplinary and international database. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01-30, 2020.
LOPES, Mónica; RODRIGUES, Francisco; FONTES, Fernando; COELHO, Lina; FERREIRA, Virgínia. Preliminary gender analysis and baseline assessment of the University of Coimbra. SUPERA: Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia, 2019.
MACEDO, Ana Gabriela; PEREIRA, Margarida Esteves. Women and Gender Studies in Portugal, an Overview from an Anglicist Perspective. In: HAAS, Renate (org.). Rewriting Academia: The Development of the Anglicist Women’s and Gender Studies of Continental Europe. Bern/Oxford: Peter Lang, 2015. p. 27-49.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MESSER-DAVIDOW, Ellen. Disciplining Feminism: From Social Activism to Academic Discourse. Durham, NC: Duke University Press, 2002.
MONK, Janice; GARCIA-RAMON, Maria Dolors. Bridges and Barriers: Some Cartographies of ‘International’ Practice in Gender Studies. Querelles: Jahrbuch für Frauen-und Geschlechterforschung, n. 16, 2013.
PASSOS, Lara de Paula. Gotas de um oceano: uma análise bibliométrica feminista de um curso de graduação. Revista de Arqueologia, v. 30, n. 2, p. 130-144, 2017.
PEREIRA, Maria do Mar. A Institucionalização dos Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas em Portugal no Século XXI: Conquistas, Desafios e Paradoxos. Faces de Eva: Estudos sobre as Mulheres, n. 30, p. 37-53, 2013.
PEREIRA, Maria do Mar. Power, Knowledge and Feminist Scholarship: An Ethnography of Academia. Oxon e Nova Iorque: Routledge, 2017.
RAMALHO, Maria Irene. Os Estudos sobre as Mulheres e o saber. Onde se conclui que o poético é feminista. ex æquo, n. 5, p. 107-122, 2001.
RAMALHO, Maria Irene. SIGMA National Report: Portugal (1995). In: WAALDIJK, Berteke; VAN DER TUIN, Else (org.). The Making of European Women’s Studies IX. Utrecht: Utrecht University, 1995/2009. p. 119-136.
REICHERT, Sybille; TAUCH, Christian (2005). Trends IV: European Universities Implementing Bologna. European University Association, 2005. Disponível em: https://www.eua.eu/downloads/publications/trends%20iv%20european%20universities%20implementing%20bologna.pdf. Acesso em 20 fev. 2022.
SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.
SILIUS, Harriet. Women’s employment, equal opportunities and Women’s Studies in nine European countries – a summary. In: GRIFFIN, Gabriele (org.). Women’s Employment, Women’s Studies, and Equal Opportunities 1945–2001. Hull: University of Hull, 2002. p. 15-64.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SPIVAK, Gayatri C. Can the subaltern speak? In: NELSON, Cary; GROSSBERG, Lawrence (org.). Marxism and the Interpretation of Culture. Londres: Macmillan, 1988. p. 271-313.
TAVARES, Maria Manuela. Feminismos em Portugal (1947-2007). 2008. Tese (Doutorado em Estudos sobre as Mulheres) – Universidade Aberta, Lisboa, 2008.
TSAY, Ming-yueh; LI, Chia-ning. Bibliometric analysis of the journal literature on women’s studies. Scientometrics, v. 113, n. 2, p. 705-734, 2017.
YUN, Bitnari; LEE, June Young; AHN, Sejung. The Intellectual Structure of Women’s Studies: A Bibliometric Study of its Research Topics and Influential Publications. Asian Women, v. 36, n. 2, p. 1-23, 2020.
ZIMMERMANN, Susan. The Institutionalization of Women and Gender Studies in Higher Education in Central and Eastern Europe and the Former Soviet Union: Asymmetric Politics and the Regional-Transnational Configuration. East Central Europe, v. 34, n. 1, p. 131-160, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caynnã Santos, Mónica Lopes, Cristina C. Vieira, Virgínia Ferreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.