Lo que se enseña en los estudios de género en Portugal: un análisis bibliométrico de planes curriculares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87522

Palabras clave:

Estudios de Género, Contenidos programáticos, Enseñanza Superior, Bibliometría

Resumen

Objetivo: mapear e identificar patrones de referencia bibliográfica en los programas de las unidades curriculares de Maestría y Doctorado en Estudios de la Mujer, Género y Feministas (EMGF) ofrecidos por las Universidades Públicas Portuguesas Método: análisis bibliométrico de las 448 referencias señaladas en las 84 unidades curriculares que componen los tres cursos de doctorado y cuatro de maestría, en la EMGF, en funcionamiento en el curso académico 2021-22. Resultado: las referencias más comúnmente movilizadas en los cursos analizados son libros publicados a partir de la década de 1990, con preponderancia de autoría individual. Prevalece la producción bibliográfica nacional, aunque hay un peso significativo de referencias publicadas en otros países de Europa y Norteamérica, especialmente en países y por autores de habla inglesa. El perfil de las referencias es diverso, en cuanto al origen disciplinar de los autores, aunque esencialmente limitado a las Ciencias Sociales y Humanas. De igual forma, los temas abordados son diversos, con especial énfasis en el tema de Identidades y Sexualidades, en el que está más presente el diálogo con las áreas de Ciencias Naturales. Conclusiones: el estudio permite delinear un perfil de la oferta formativa en EMGF actualmente disponible en Portugal, eminentemente teórica, marcadamente posestructuralista, interdisciplinar, con notable apertura a los debates realizados en otros países, pero con escasa representación de obras y autores de los países del Sur Global, reflejando el anglo-eurocentrismo de las bibliografías actualmente recomendadas.

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Biografía del autor/a

Caynnã de Camargo Santos, Universidade de Coimbra

Caynnã Santos é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, no Programa de Estudos Culturais, e licenciado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Investigador no Centro de Estudos Sociais, integrando o projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal". Atuou como Tutor em curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também realizou Estágio Supervisionado em Docência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Tem desenvolvido sua investigação e publicado nas áreas de Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia das relações de gênero, teorias feministas pós-estruturalistas, teorias queer, corpo, novos materialismos feministas e realismo agencial.

Mónica do Adro Lopes, Universidade de Coimbra

Mónica Lopes é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Doutorada em Sociologia, na área da Avaliação, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Mestre em Políticas Sociais pela mesma instituição. Os seus interesses de investigação incluem relações sociais de sexo/género, políticas de igualdade entre mulheres e homens, avaliação (de impacto), políticas sociais e terceiro sector. No âmbito da atividade desenvolvida no CES, tem participado em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação sobre (igualdade de) género. Mais recentemente integrou a equipa do projeto Local Gender Equality: mainstreaming de género nas comunidades locais, financiado pela CIG através dos EEAGRANTS, no âmbito do qual foram produzidos instrumentos e ferramentas para a transversalização da igualdade de género na vida local e seus diversos atores. Atualmente é a coordenadora portuguesa no consórcio H2020 "SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia" e Co-coordenadora do Projeto "ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal", financiado pela FCT.

Cristina Coimbra Vieira, Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira é Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde é Professora Associada. Tem mais de três décadas de experiência de docência universitária, na área das metodologias de investigação científica. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Integra a Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Faz parte do Conselho Nacional de Educação como representante das organizações não-governamentais de mulheres (ONGM). Participa com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

 

Virgínia Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004 que é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-12-02

Cómo citar

DE CAMARGO SANTOS, Caynnã; DO ADRO LOPES, Mónica; COIMBRA VIEIRA, Cristina; FERREIRA, Virgínia. Lo que se enseña en los estudios de género en Portugal: un análisis bibliométrico de planes curriculares. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87522. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522. Acesso em: 21 nov. 2024.