O impacto do ensino norte-americano na formação de bibliotecários no Brasil (1929-1961)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103558

Palabras clave:

Biblioteconomia, História da Educação, Modelo norte-americano de ensino, Escola Nova - Brasil, Educação superior

Resumen

Objetivo: Apresentar a aplicação do modelo norte-americano de ensino, inspirado pela Escola Nova, na formação do Curso de Biblioteconomia e Documentação no Brasil entre 1929 e 1961, analisando seus impactos tanto na formação técnica dos bibliotecários quanto na adaptação desse modelo à realidade brasileira.

Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada na abordagem da Nova História Cultural e conduzida por meio de métodos qualitativos. A análise baseia-se em documentos históricos e relatos de experiências, com foco nos conceitos de memória, representação e identidade. Além disso, destaca-se a influência das disciplinas filosófica, social e psicológica na formação biblioteconômica. A amostra inclui estudos de caso e revisões bibliográficas de fontes relevantes ao desenvolvimento do curso no Brasil.

Resultado: A pesquisa identifica que o modelo norte-americano transformou significativamente a formação de bibliotecários no Brasil, promovendo uma prática multidisciplinar que foi incorporada ao curso de Biblioteconomia. Os resultados apontam para a importância da adaptação desse modelo às especificidades locais, criando um diálogo entre a formação técnica internacional e as realidades brasileiras. As fases evolutivas do ensino de Biblioteconomia no país refletem esse esforço de equilíbrio entre influências externas e contextos internos.

Conclusões: O estudo contribui para uma compreensão mais ampla da internacionalização da educação biblioteconômica no Brasil, destacando o papel do ensino norte-americano como catalisador de mudanças na formação de profissionais do setor. Essa pesquisa permite, ainda, uma reflexão sobre a adaptação de modelos estrangeiros ao contexto brasileiro e suas implicações para a evolução do ensino superior no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Salim Silva Souza, Universidad Federal de Sergipe

Estudiante de doctorado en Ciencias de la Información en la Universidad de Coimbra. Maestría en Educación por la Universidad Federal de Sergipe (UFS). Postgrado en Gestión Escolar: Pedagogía Institucional (Faculdade São Luiz de França) y Teología (Universidad de São Caetano do Sul). Licenciatura y licenciatura en Biblioteconomía y Documentación por el Instituto de Ciencias de la Información (ICI) de la Universidad Federal de Bahía (UFBA). Actualmente soy bibliotecario del Instituto Federal de Sergipe (IFS), líder del Grupo de Estudio e Investigación sobre Historia de las Bibliotecas de Educación Superior en el Estado de Sergipe (GEPHIBES/IFS - CNPq), además de miembro del grupos de investigación Memoria, Patrimonio, Cultura, Información y Plataformas Digitales (G-ACERVOS/PPGCI/UFBA - CNPq) e Historia de la Educación Superior (GREPHES/PPGED/UFS - CNPq).

Citas

BARROS, José D'Assunção. A Nova História Cultural – considerações sobre o seu universo conceitual e seus diálogos com outros campos históricos. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.12, n. 16, p. 38-63, 2011. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n16p38 DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2011v12n16p38

BURIN, Camila Koerich. O ensino de biblioteconomia na região sul do Brasil: análise dos projetos pedagógicos dos cursos a luz das diretrizes curriculares nacionais. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92221/269321.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 jun. 2024.

CASTRO, César Augusto. Ensino e biblioteca: diálogo possível. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 63-72, jan./abr., 2003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862003000100005

CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 151-204.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral – memória, tempo, identidades. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os guias do mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2010. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/2082.pdf. Acesso em 16 ago. 2024.

FLICK, Uwe. (2013). Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um Guia para Iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FONSECA, Edson Nery da. Reformulação do currículo de Biblioteconomia no Brasil. Brasília: Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da UNB, [196-]. Mimeo.

JUVÊNCIO, Carlos Henrique. Manoel Cícero Peregrino da Silva, a Biblioteca Nacional e as origens da Documentação no Brasil. 2016. 2 v. 341 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade Ciência da Informação, Universidade de Brasília – UFB, Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22530. Acesso em: 13 jun. 2024.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: Unicamp, 1996. (Coleção Repertórios)

LÔBO, Yolanda. Cecília Meireles. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. (Coleções Educadores)

MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

MULLER, Suzana Pinheiro M. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ci. Inf., Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun., 1985. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/viewFile/222/222. Acesso em: 13 jun. 2024.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. (Coleções Educadores).

NUNES, Clarice. Historiografia da educação e as fontes. Revista de Educação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 20-36, jul./dez. 1987.

OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre, théorie et pratique. Bruxelles: Éditions Mundaneum, 1934.

PORTAL BRASIL. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 13 jun. 2024.

PORTAL CNPq. Disponível em: http://cnpq.br. Acesso em: 13 jun. 2024.

PRODANOV, Cleber; FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Uma análise sobre a identidade da biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. 2.ed. Recife: Ed. do Autor, 2012.

SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino de Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: Ed. UFSC, 2009

SOUZA, Sebastião de. Dimensões atuais da Biblioteconomia no Brasil: um estudo através de suas tendências no Brasil. 1987. 200 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 1987.

VALENTE, Thiago Alves. Monteiro Lobato nas páginas do jornal: um estudo dos artigos publicados em O Estado de S. Paulo (1913-1923). 2009, 772f. (Tese em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 2009 DOI: https://doi.org/10.7476/9788579831072

VIEIRA, Afonso Valter. As tipologias, variações e características da pesquisa de Marketing. Revista da FAE, v.5, n.1, p.61-70, jan./abr. 2002. Disponível em http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n1/as_tipologias_variacoes_.pdf. Acesso em: 19 set., 2024.

VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 497-517.

WARDE, Mirian Jorge. Americanismo e educação: um ensaio no espelho. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2000, v. 14, n. 2, p. 37-43. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9786.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200006

Publicado

2025-09-25

Cómo citar

SOUZA, Salim Silva. O impacto do ensino norte-americano na formação de bibliotecários no Brasil (1929-1961). Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103558. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103558. Acesso em: 7 dic. 2025.