Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p43Palabras clave:
Mediação cultural– biblioteca pública, Apropriação cultural, Bibliotecário– mediador da leitura, Mediação da leitura- biblioteca públicaResumen
Reconhecer a existência de dispositivos (bibliotecas) como produtores de sentido é também verificar as ações de mediação cultural como atos de significação, vivenciados com modos de interação entre diferentes experiências culturais. As ações de mediação são compreendidas como práticas socioculturais e processos afirmativos de sujeitos na construção de sentidos, remetendo-se a produção e recepção de bens simbólicos e os dispositivos culturais como espaços de apropriação. Dessa forma, tem por objetivo a reflexão de mediações culturais (focando-se nas práticas de leitura) em ambientes socioculturais, especificamente em bibliotecas públicas, tendo em vista apreender aspectos conceituais e metodológicos próprios a processos de mediação e apropriação cultural.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. A. Informações e mediações: considerações em torno de Latour e Becker. In: SEGUNDO, J. E. S.; SILVA, M. R.; MOSTAFA, S. P. (Orgs.) Os pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
ALMEIDA JR., O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. Bras. Ci. Inf., Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez.2009.
ALMEIDA JR., O. F.; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, T. E. da. (Org.) Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008.
BARRETO, A. M. O papel das instituições brasileiras de leitura na formação de leitores. Revista da Faced, n. 8, 2004.
BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2 ed. Bauru: Cá entre nós, 2007.
BORTOLIN, S. Mediação oral literária: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marília.
CABRAL, A. M. R. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais,1998, Belo Horizonte.
CASTRO FILHO, C. M. Roger Chartier e práticas de leitura: uma abordagem para o campo da informação. In: SEGUNDO, J. E. S.; SILVA, M. R.; MOSTAFA, S. P. (Orgs.) Os pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
CAVALCANTE, L. E.; FEITOSA, L. T. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em Revista, v.7, n.1,março 2011, Rio de Janeiro, p. 121 – 130. Disponível em <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 26 de jan. 2012.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial; UNESP, 1999.
DANTAS, J. G. D. Teoria das mediações culturais: uma proposta de Jesús Martín-Barbero para o estudo de recepção. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 10., 2008, São Luís. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2008/resumos/R12-0015-1.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2013.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma - Revista de Ciências da Informação e da Comunicação n.4/jun 2003. Disponível em:<http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645/pdf>. Acesso em 25 de jan. 2013.
FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. da G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004.
GUARALDO, T. de S. B.; ALMEIDA-JUNIOR, O. F. DE. Leitura, informação e conhecimento: notas sobre a leitura de jornal. In: VALENTIM, Marta L. P. (Org.) Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção palavra da gente; v. 1)
MARTINS, Maria H. O que é leitura. 11 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiros Passos)
MARTINS, A. M. L. Mediação: reflexões no campo da Ciência da Informação. 2010. 253 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte.
NÓBREGA, N. G. No espelho, o Trickster. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, J. C.; ROSING, Tania M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
OLIVEIRA, A. L. A mediação da informação como experiência de negociação de sentidos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011.
PERROTTI, E; PIERRUCINI, I. Saberes e fazeres na contemporaneidade. In: LARA, M.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Org.) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. Disponível em: <http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/file/cienciaInformacao/informacaoContemporaniedade.pdf.>. Acesso em: 23 de fev. 2013.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2001.
TEIXEIRA COELHO. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2 ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Alessandro Rasteli, Lídia Eugênia Cavalcante

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.