Información y acceso a la educación superior pública de ciudadanos excluidos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83994

Palabras clave:

Información, Apropiación de la información, Acceso a la Educación Superior Pública, Ciudadanos excluidos, Brasil

Resumen

Objetivo: aborda la importancia de la información para el acceso a la educación superior en las instituciones públicas federales de ciudadanos históricamente excluidos, como una acción humana fundamental que pretende paliar las desigualdades sociales y resignificar el rol social de estas instituciones.

 

Método: la investigación es de carácter cualitativo, de tipo bibliográfico y documental. Específicamente, se refiere al planteamiento de la Ley 12.711, del 29 de agosto de 2012, que prevé el ingreso a las universidades federales e instituciones federales de educación técnica media y toma otras medidas.

 

Resultado: los resultados revelan que la información es un elemento absolutamente fundamental para el acceso de estos ciudadanos excluidos, así como para despertar la comprensión sobre la importancia de la formación en el contexto de la educación superior para todos.

 

Conclusiones: se identificaron múltiples formas de discutir la información, en esta investigación. Se destacó la perspectiva de acción, que permite la apropiación, por parte del usuario, de una determinada información, llevándolo a comprender el proceso de selección de estudiantes y la elección por cualquier curso de pregrado, en instituciones educativas federales, que le permitirán ascender social y profesionalmente.

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Biografía del autor/a

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) (UNESP/Marília). Mestre em Geografia (UNIR - 2010). Bacharel e licenciada em História (UNIR - (2006). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Rondônia (Nível Superior). Experiência na gestão pedagógica do Ensino Superior com os Programas de fomento a graduação e com políticas públicas para o ingresso discente. Integrante do grupo de pesquisa: Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade. Integrante do grupo de pesquisa: Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional.

Marta Lígia Pomim Valentim

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e professor colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia. Presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Líder do grupo de pesquisa: Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br).

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Publicado

2022-08-08

Cómo citar

ARANTES RIBEIRO, Marcela; LÍGIA POMIM VALENTIM, Marta; FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo. Información y acceso a la educación superior pública de ciudadanos excluidos. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e83994. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83994. Acesso em: 19 may. 2024.