A base nacional comum curricular e a implementação do letramento informacional no currículo do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e99215

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Letramento Informacional, Educação Básica, Biblioteca Escolar

Resumen

Objetivos: Analisar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação do letramento informacional (LI) no currículo do Ensino Fundamental (EF). Os objetivos específicos são descrever os principais aspectos da BNCC no contexto do EF; analisar artigos científicos que relacionam os temas BNCC e LI no contexto do EF e identificar as implicações da BNCC para implementação do LI no currículo do EF.

Método: A metodologia incluiu a leitura profunda da BNCC (EF) e a descrição dos principais aspectos do documento. A análise dos artigos começou com os procedimentos de leitura diagonal – mais superficiais. Em seguida, realizou-se uma leitura profunda, mais lenta e detalhada, para examinar as suposições, os métodos, as estatísticas e as conclusões. Após essa leitura, foram realizadas a categorização e a análise dos resultados.

Resultados: A Biblioteca Escolar (BE) deve atuar como Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), o que requer estrutura adequada, a presença de bibliotecários e os investimentos em tecnologias e no acervo. Há omissão da BE na BNCC, além da ausência de representantes da biblioteconomia e de especialistas em leitura, dentre outros, para assessoria na elaboração do documento oficial. A implementação do LI na BNCC demanda colaboração entre os bibliotecários-educadores, a dinamicidade da biblioteca, bem como o reconhecimento e a ressignificação da BE pelos documentos oficiais dos sistemas de ensino e do governo.

Conclusões: As propostas em relação à implementação do LI passam pela colaboração bibliotecário-escola, pela oferta de produtos e serviços que propiciem a proatividade da biblioteca, pelo reconhecimento e pela valorização da BE nos sistemas de ensino e nos documentos oficiais do governo. A colaboração entre esses profissionais passa pelo conhecimento de como a BE pode contribuir no processo ensino-aprendizagem e na adoção de currículos flexíveis e globalizadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidad de Brasilia

Doctor y Máster en Ciencias de la Información por la Universidad de Brasilia; Especialista en Literatura Brasileña por la Universidad Católica de Brasilia; Licenciado en Biblioteconomía y Documentación por la Universidad de Brasilia. Actualmente es profesora adjunta de la Universidad de Brasilia.

Citas

ALMEIDA, N. R. Desdobramentos das políticas públicas para as bibliotecas escolares em escolas do município de Araguaína/TO. 2019. 227f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/1672. Acesso em: 15 jun. 2023.

ARAÚJO, V. P. C. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista de Estudos Aplicados à Educação, São Caetano do Sul, v.3, n. 6, jul./dez., 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341/2589. Acesso em: 22 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5341

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. Exposição de Motivos: BNCC-EM. 2015. Rio de Janeiro: ANPED: ABdC, 2015. Disponível em: https://ced.ufsc.br/files/2015/10/Exposi%C3%A7%C3%A3o-de-Motivos-a-BNCC-ANPED-e-ABdC.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Illinois: ACRL, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/server/api/core/bitstreams/ce62c38e-971a-4a98-a424-7c0d1fe94d34/content. Acesso em: 20 jun. 2021.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Illinois: ACRL, 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 20 jun. 2023.

BARBOSA, I. G.; SILVEIRA, T. A. T. M.; SOARES, M. A.; ARRUDA, L. B. A BNCC e a regulação da BNCC: perspectiva crítica. In: CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO, 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: FNPE, 2018. Disponível em: https://www.fnpe.com.br/docs/apresentacao-trabalhos/eixo-01/IVONE_GARCIA_BARBOSA.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEVILAQUA, A. P. John Dewey e a Escola Nova no Brasil. Ciência & Luta de Classes, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, 2014. Disponível em: https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/29. Acesso em: 01 set. 2023.

BRASIL. Lei n.º 12244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília: Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. Lei n.º 14.837, de 8 de abril de 2024. Altera a Lei n.º 12.244, de 24 de maio de 2010, que “dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília: Diário Oficial da União, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14837.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (SEB). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

CAMPELLO, B. (coord.). Biblioteca escolar como espaço de produção de conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Autêntica: Belo Horizonte, 2010.

CERIGATTO, M. P. Promovendo a literacia midiática e informacional no contexto emergente da desinformação: proposta para o Ensino Fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 6, n. 6, 2020. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/561f/294553228b92dc99e7b211e3594b178250c2.pdf. Acesso em: 22 mai. 2023.

DEWEY, J. Experiência e Educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

DUARTE, Y. M. A Base Nacional Comum Curricular e as possibilidades para a biblioteca escolar. Revista Eletrônica da ABDF, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 29-47, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/166244. Acesso em: 16 mai. 2023.

FIRMANSYAH, F. School Library: Between Hope and Reality. PPSDP International Journal of Education, Bengkulu, v. 1, n. 2, p. 279–290, 2022. Disponível em: http://ejournal.ppsdp.org/index.php/pijed/article/view/25. Acesso em: 11 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.59175/pijed.v1i2.25

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 178 p. E-book. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/9788588130098

GASQUE, K. C. G. D. Centro de Recursos de Aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. Rev. digit. bibliotecon. cienc. Inf, Campinas, v.11, n.1, p.138-153, jan./abr. 2013. Disponível em:http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/565. Acesso em: 22 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1656

GASQUE, K. C. G. D. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZvkpHtrT5FgQvHbcbBXWGrJ/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 27 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892016000300001

GASQUE, K. C. G. D. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p.177-195, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655. Acesso em: 24 mar. 2024.

GASQUE, K. C. G. D.; CASARIN, H. de C. S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36–55, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697. Acesso em: 12 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55

GASQUE, K. C. G. D.; SILVESTRE, F. M. Competência leitora nas bibliotecas escolares. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 79-105, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68642. Acesso em: 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245233.79-105

GERALDI, J. W. (org.). 5. ed. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

GIMENO SACRISTÁN, J. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

GOMES, A. M.; DANTAS, J. Música e teatro: estratégias de dinamização de atividades em bibliotecas. Revista Bibliomar, São Luís, v. 20, n. 1, p. 190-205, jan./jun. 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/197500. Acesso em: 2 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.9

GOULART, I. C. V.; MAZIERO, M. D. S.; DALCIN, A. R.; CABRAL, G. R. Os (des)equilíbrios dos espaços escolares da leitura: um olhar para o PNBE. Linha mestra, Campinas, v.16, n.46, 2002. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/196199. Acesso em: 13 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p269-279

HANSON, M. J.; MCNAMEE, D. J. Efficient Reading Papers in Science and Technology, revised 1999. Disponível em: https://www.isi.edu/~johnh/TEACHING/CS551/ARCHIVE/Hanson99a.pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. IFLA/UNESCO School Library Manifesto: The School Library in Teaching and Learning for All. Haia: IFLA,1999. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/ifla-unesco-school-library-manifesto-1999/. Acesso em: 4 ago. 2024.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. The IFLA School Library Guidelines. 2 nd revised edition. Netherlands: IFLA, 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024.

JESUS, G. R. Avaliação formativa: limites e possibilidades. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 18, p. 370–384, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7431. Acesso em: 11 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-20

KAMMER, J.; KING, M.; DOHAHAY, A.; KOEBERL, H. Strategies for successful school librarian and teacher collaboration. School Library Research, Chicago, v.24, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1292862.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

LINPISK, B.; CRISTOVAM, P. A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem. Biblioteca Escolar em Revista, São Paulo, v. 7 n. 2, p. 61-81, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/178594. Acesso em: 02 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.178594

LYUBA, D. Library departments of children and juvenile literature - non-formal learning in the shadow of the official Education System. Pedagogika-pedagogy, Sofia, v. 90, n. 7, 2018, p. 936-942. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/journal-detail?id=1678. Acesso em: 10 jun. 2024.

MELO, A. M. R. Sobre asfalto e flores: livro, leitura, literatura e biblioteca no Brasil pós-golpe de 2016. Revista Investigações, Recife, v. 31, n. 2, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/238171. Acesso em: 10 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238171

PEREIRA, G.; CAETANO, A. M. P.; SANTANA, M. V. B.; MORET, R. T. L.; RIBEIRO, T. J. O lugar da biblioteca e do bibliotecário na Base Nacional Comum Curricular. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, p. e02110, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11500. Acesso em: 29 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02110

PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

RAMIRES, A. Q.; FUJITA, M. S. L. A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 64-83, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/196199. Acesso: 2 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.187811

RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A pesquisa em sala de aula no âmbito do ensino de Ciências: a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 37., 2017, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Rio Grande do Sul: FURG, 2017. Disponível em: https://edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s12/ficha-227.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.

SALCEDO, D.; STANFORD, J. O incentivo da leitura na biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 27-44, 2016. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/377. Acesso em: 24 jun. 2023.

SILVA, E. V. O processo de integração entre a Biblioteca escolar e o currículo. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/31679. Acesso em: 29 mai. 2023.

STRIPLING, B. K. Advocating for the" Why" of School Libraries: Empowering Students through Inquiry. Knowledge Quest, Memphis, v. 48, n. 4, p. 14-20, 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1250013.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro de Educação Básica, 2021. São Paulo: Moderna, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/07/Anuario_21final.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

VIEGAS, E. R. S.; SANTANA, C. F. P. Á.; NODA, C. M. C. Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações. Horizontes, Revista de Educação, Dourados, v. 9, n. 16, p. 1–11, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105. Acesso em: 12 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Penso, 2002.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A base nacional comum curricular e a implementação do letramento informacional no currículo do ensino fundamental. Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–30, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e99215. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/99215. Acesso em: 17 dic. 2025.