Mediação da informação no Museu da Imagem e do Som do Estado do Pará, Brasil: uma análise das legendas da a exposição 'Eneida Simplesmente'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e105546

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Legendas, Eneida de Moraes, MIS-PA, Museologia

Resumo

Objetivo: Analisar a mediação da informação através das legendas na exposição "Eneida Simplesmente" do Museu da Imagem e do Som do Estado do Pará (MIS-PA), investigando como esses elementos textuais operam na comunicação museológica e na construção de narrativas expo gráficas.

Método: Pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória, utilizando análise narrativa e observação in loco. Realizou-se pesquisa de campo com três visitas ao MIS-PA em julho/2024, analisando três tipos distintos de legendas segundo diretrizes do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM), Object ID e recomendações de Camargo-Moro (1986).

Resultado: Identificou-se variação significativa na abordagem e completude das informações nas legendas analisadas, refletindo diferentes momentos históricos do museu e suas práticas documentais. A legenda mais recente apresentou alinhamento com diretrizes contemporâneas de documentação museológica, enquanto legendas mais antigas demonstraram limitações informacionais. A análise revelou oportunidades para padronização e aprimoramento na elaboração destes elementos expositivos.

Conclusões: O estudo contribui para a compreensão das legendas como instrumentos fundamentais de mediação da informação em ambientes museológicos, destacando a necessidade de uma abordagem mais sistemática em sua elaboração. Os resultados evidenciam a importância da padronização das práticas documentais para potencializar a experiência do visitante e a eficácia da comunicação museológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Corrêa Diniz, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa Organização e Representação do Conhecimento. Bacharel em Museologia (2018). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI) UFPA. No período de 2019 a 2021, foi professor substituto de teoria e prática museológica do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará. Entre 2022 e 2023, trabalhou junto ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SIMM/SECULT) como coordenador da Divisão de Documentação e Pesquisa, tendo participado dos projetos de restauro e requalificação do Centro Cultural Palacete Faciola (2022), e do Parque Cemitério da Soledade (2023), tendo participado da organização de exposições durante este período com a equipe do referido Sistema. Atuou como responsável técnico, no eixo de documentação museológica, na primeira Bienal das Amazônias (2023), contratado pela empresa Parawara Consultoria Museologia e Patrimonial LTDA. Trabalhos de conclusão, experiências acadêmicas e profissionais com ênfase em Antropologia, Arqueologia Tapajônica, Sociologia, Documentação Museológica, Pesquisa de Público, Tratamento Temático da Informação e Organização do Conhecimento.

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação na Faculdade de Biblioteconomia (FABIB). É Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ), com bolsa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia/CAPES). É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPA), gestão 2023-atual. É Coordenador Adjunto do Grupo de Trabalho (GT3) Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2024-atual. Professor Formador I (UAB CAPES), no Curso à Distância de Biblioteconomia da UFPA. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (PPGCI/UNESP) e Bacharel em Biblioteconomia pela UEL. É Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Cidadania da UFPA e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento da UEL. É membro dos Grupos de Pesquisa Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade da UNESP/Marília, do Grupo Competência e mediação em ambientes de informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Responsável pela Coluna intitulada Sala de aula: dia a dia na universidade, publicada no INFOhome. Tem como interesse os seguintes temas da pesquisa: Mediação da informação; Mediação da informação - Estudos Métricos; Formação do profissional da informação; Recursos e serviços informacionais; Uso de mídias e redes sociais por equipamentos informacionais. ResearchID: B-8595-2015, Scopus ID: 57195597069. Administrador do perfil @lattes.currículo no Instagram, dedicado ao auxílio no preenchimento e atualização do Currículo Lattes.

Gilberto Gomes Cândido, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014), Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2020). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador vinculado as linhas de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia (ORCI AMAZÔNIA - UFPA/ Belém/PA); e Linguagem, discurso e organização do conhecimento (UNESP - Marília/SP); Formação e atuação profissional em produção e organização da informação (GP-FAPOI - Marília/SP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas como: Aspectos e Perspectivas da Linguísticas na Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, Epistemologia da Arquivologia e da Ciência da Informação, Gestão de Documentos, Antropologia nas dimensões Cultural, Linguística e Social dos documentos de arquivos, Informação Ambiental e Sustentável.

Referências

ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Enancib, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANCIB/USP, 2008. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/119743.%20Acesso%20em%2022. Acesso em: 30 jun. 2024.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Museologia e Ciência da Informação: diálogos possíveis. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 2, n. 4, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16360. Acesso em: 4 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v2i4.16360

BRASIL, Giba Assis. Por que moviola? Casa de Cinema de Porto Alegre, 15 fev. 2009. Disponível em: https://www.casacinepoa.com.br/blog/2009-02-15-por-que-moviola-1/. Acesso em: 14 ago. 2024

CAMARGO-MORO, Fernanda. Museus: aquisição/documentação. Rio de Janeiro: Livraria Eça Editora, 1986.

CÂNDIDO, Gilberto Gomes. O ato narrativo e a ética na descrição do documento de arquivo. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2020.

CASTRO, José Guilherme de Oliveira; DE MORAES, Mirna Lúcia Araújo. ENEIDA, UMA MULHER DE RESISTÊNCIA. ASAS DA PALAVRA, v. 19, n. 2, p. 88-97, 2022. Disponível em: https://revistas.unama.br/asasdapalavra/article/view/2864. Acesso em: 07 ago. 2024.

Celebração a Eneida de Moraes abre agenda cultural para a Cúpula da Amazônia. Disponível em: https://www.agenciapara.com.br/noticia/45987/celebracao-a-eneida-de-moraes-abre-agenda-cultural-para-a-cupula-da-amazonia. Acesso em: 11 ago. 2024.

CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Banca examinadora, 2005.

CURY, Marília Xavier. Metamuseologia: Reflexividade sobre a tríade musealia, musealidade e musealização, museus etnográficos e participação indígena. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 9, n. 17, p. 129-146, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/29480. Acesso em: 06 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v9i17.29480

DAVALLON Jean. Le musée est-il vraiment un média, Public et musées, nº 2, 1992, p. 99-124. DOI: https://doi.org/10.3406/pumus.1992.1017

DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, 2007.

DE MORAES, Eneida. Eneida entrevista Dalcídio. Transcrição da entrevista publicada no jornal Folha do Norte em 23/10/60. Asas da Palavra, n. 4. Belém: UNAMA, junho de 1996, pp. 32-33, Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/1480/830. Acesso em: 8 ago. 2024.

DE MORAES, Eneida. Discurso proferido no ato de instalação do MIS/PA. Revista de Cultura do Pará, Ano 1, N° 3, Maio/Junho, 1971, p. 207-208.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2013.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Estudos museológicos, Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

Eneida de Moraes é tema de exposição no Museu da Imagem e do Som, em Belém – Portal Jambu. Disponível em: https://portaljambu.com/eneida-de-moraes-e-tema-de-exposicao-no-museu-da-imagem-e-do-som-em-belem/. Acesso em: 8 ago. 2024.

FREIRE, Indaiá. Eneida Simplesmente. Belém-Pará: Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA), 2023.

GEMAQUE, Vito. Conheça a história de Eneida de Moraes, escritora paraense que faria 115 anos nesta quarta. O Liberal Online, 2019, Disponível em: https://www.oliberal.com/cultura/eneida-sempre-viva-eneida-sempre-livre-1.205826. Acesso em: 14 ago. 2024.

GEPEM/UFPA- Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero. Disponível em: https://gepem-ufpa.com.br. Acesso em: 20 nov. 2024.

MASTROBUONO, P. M. RESOLUÇÃO NORMATIVA IBRAM No 6. , 31 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/legislacao-e-normas/outros-instrumentos-normativo/resolucao-normativa-ibram-no-6-de-31-de-agosto-de-2021. Acesso em: 29 jul. 2024

MORIYA, KARIAN. Restauração e Adaptação de Uso do Palacete. In: Pará. Secretaria de Estado de Cultura. Palacete Faciola / [organização Jussara Derenji]. – algumas col., Série Restauro, v. 6, Belém: Secult-PA, 2023. 300p. : il.

Museu da Imagem e do Som, 2024. Disponível em: https://museus.pa.gov.br/museus/9/museu-da-imagem-e-do-som. Acesso em: 14 ago. 2024.

Object ID. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/objectid/. Acesso em: 29 de jul. 2024.

ORTEGA, Cristina Dotta. Mediação da informação: do objeto ao documento. VII Encuentro EDICIC Ibérico, Universidad Complutense de Madrid, 16-17 Noviembre, 2015. Universidad Complutense de Madrid. Universidad Complutense Biblioteca. Disponível em: https://docta.ucm.es/entities/publication/c14442d6-d17d-4cd2-9fdc-64beb5d6c8e8. Acessado: 18 jul. 2023.

POMIAN, Krzystof. Coleção. In: GIL, Fernando (Org.). Memória-História. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.

SANTOS, Eunice Ferreira dos. Eneida de Moraes: militância e memória. Em Tese, Belo Horizonte, v. 9, pp. 99-106, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3539. Acesso em: 07 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.9.0.99-106

SCHEINER, Tereza. Comunicação, Educação, Exposição: novos saberes, novos sentidos. Semiosfera, v. 3, n. 4/5, 2003.

SECULT-SECRETARIA EXECUTIVA DE CULTURA DO PARÁ (Ed.). Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Casario da Rua Padre Champagnat. Série Restauro, v. 4. Belém: SECULT, 2006.

SIQUEIRA, Thiago Giordano de Souza; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Perspectivas sobre a mediação da informação em museus: explorando os textos das exposições. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 8, n. esp., p. 30-48, jul. 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88857.30-48. DOI: https://doi.org/10.36517/ip.v8i1.88857

SOUZA, Raul Carvalho de; FONSECA, Luciana Di Paula Andrade da; REDIGOLO, Franciele Marques. Diálogo sobre indexação na Biblioteconomia e Museologia. Informação em Pauta, v. 6, n. 1, p. 9, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8091708. Acesso em: 5 ago. 2024.

SOUZA, Willian Eduardo Righini de; CRIPPA, Giulia. O campo da ciência da informação e o patrimônio cultural: reflexões iniciais para novas discussões sobre os limites da área. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 15, n. 29, p. 1-23, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14712832002.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n29p1

VAN MENSCH, Peter. O objeto de estudo da museologia. Uni-Rio; UGF, 1994.

Publicado

17-12-2025

Como Citar

DINIZ, João Vitor Corrêa; SANTOS NETO, João Arlindo dos; CÂNDIDO, Gilberto Gomes. Mediação da informação no Museu da Imagem e do Som do Estado do Pará, Brasil: uma análise das legendas da a exposição ’Eneida Simplesmente’. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 31, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2026.e105546. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/105546. Acesso em: 13 jan. 2026.