Reparação taxonômica e linguagem simples: convergências possíveis para a promoção da igualdade de gênero na Organização do Conhecimento na Wikipedia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e106524Palavras-chave:
Organização do Conhecimento, Reparação taxonômica, Linguagem simples, Gênero, WikipediaResumo
Objetivo: As questões de gênero têm sido historicamente marginalizadas nos Sistemas de Organização do Conhecimento, refletindo estruturas sociais hegemônicas e perpetuando estereótipos. A Wikipedia, enquanto uma das principais fontes de informação em escala global, também reproduz essas assimetrias. Diante disso, este estudo tem por objetivo investigar possíveis convergências entre reparação taxonômica e Linguagem Simples, com foco em suas contribuições para a mitigação das desigualdades de gênero na organização do conhecimento em plataformas digitais.
Método: A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. Realizou-se a análise de duas versões da Wikipedia: a versão em inglês e a versão em inglês simplificado.
Resultado: A investigação identificou a iniciativa Women in Red, voltada à ampliação da presença de mulheres na enciclopédia, por meio de diretrizes específicas para a criação de verbetes, sobretudo biográficos. No entanto, observou-se que a Wikipedia em inglês simplificado carece de instrumentos orientadores voltados à produção de conteúdos sobre mulheres, revelando uma lacuna relevante nesse ambiente.
Conclusões: A Wikipedia em inglês simplificado visa ampliar o acesso à informação, especialmente para públicos com diferentes níveis de letramento. Nesse sentido, é notável que a ausência de diretrizes específicas para a representação de mulheres compromete sua missão. A elaboração de manuais voltados a esse fim pode contribuir para uma abordagem mais equitativa e sensível às questões de gênero na plataforma.
Downloads
Referências
ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G.; RODRIGUES, J. L.; TOMAÉL, M. I.; PIEDADE, V. C. H. Fatores que influenciam o compartilhamento de informação e conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 170-191, jan./abr. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000100012. Acesso em: 10 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000100012
ALPERIN, J. P.; GOMEZ, C. J.; HAUSTEIN S. Identifying diffusion patterns of research articles on Twitter: a case study of online engagement with open access articles. Public Understanding of Science, [s. I.], v. 28, n. 1, p. 2-18, 2 abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0963662518761733. Acesso em: 20 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662518761733
BLUMLER, J. G.; KATZ, E. (ed.). The uses of mass communication: current perspectives on gratifications research. Beverly Hills: SAGE Publications, 1974.
BORNSTEIN M. H.; JAGER J.; PUTNICK D. L. Sampling in developmental science: situations, shortcomings, solutions, and standards. Developmental Review, [s. l.], v. 33, n. 4, p. 357-370, dez. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4286359/. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dr.2013.08.003
BOWMAN, T. D. Investigating the use of affordances and framing techniques by scholars to manage personal and professional impressions on Twitter. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Informatics & Computing, Indiana University Bloomington, Indiana, USA. Disponível em: http://www.tdbowman.com/pdf/2015_07_TDBowman_Dissertation.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
COSTAS, R.; RIJCKE, S.; MARRES, N. “Heterogeneous couplings”: operationalizing network perspectives to study science: society interactions through social media metrics. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 72, n. 5, p. 595-610, 7 may. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.24427. Acesso em: 10 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24427
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Information behaviour and culture. In: DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Information ecology: mastering the information and knowledge environment. New York: Oxford University Press, 1997. cap. 6, p. 83-107. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195111682.003.0006
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
DÍAZ-FAES, A. A.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Towards a second generation of ‘social media metrics’: characterizing Twitter communities of attention around science. PLoS One, [s. l.], v. 14, n. 5, 22 maio 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216408. Acesso em: 22 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216408
DÍAZ-FAES, A. A.; ROBINSON-GARCÍA, N.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Towards a multidimensional classification of social media users around science on Twitter. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCIENTOMETRICS & INFORMETRICS, 17., 2019, Italy. Anais [...]. Italy: International Society for Scientometrics and Informetric, 2019. v. 2. p. 2070-2075. Disponível em: http://issi-society.org/publications/issi-conference-proceedings/proceedings-of-issi-2019/. Acesso em: 22 maio 2023.
HAUSTEIN, S. Scholarly Twitter metrics. In: GLANZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Handbook of quantitative science and technology indicators. Cham: Springer, 2019. cap. 1, p. 729–760. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_28. Acesso em: 22 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_28
HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Communities of attention around scientific publications: who is tweeting about scientific papers? Trabalho apresentado na Conference on Social Media & Society, 2015, Toronto, Canada, 2015. Disponível em: https://pt.slideshare.net/StefanieHaustein/communities-of-attention-around-journal-papers-who-is-tweeting-about-scientific-publications. Aceso em: 25 nov. 2022.
HAUSTEIN, S.; COSTAS, R. Identifying Twitter audiences: who is tweeting about scientific papers? In: ASIS&T SIG/MET METRICS 2015 WORKSHOP, 2015, Saint Louis. Workshop [...]. Saint Louis: ASIS&T SIG/MET, 2015. Disponível em: https://wordpressstorageaccount.blob.core.windows.net/wp-media/wp-content/uploads/sites/946/sigmet2015_paper_11.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.
HEW, K. F.; HARA, N. Knowledge sharing in online environments: a qualitative case study. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 58, n. 14, p. 2310–2324, dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.20698. Acesso em: 25 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.20698
HOLTON, A. E.; BAEK, A.; CODDINGTON, M.; YASCHUR, C. Seeking and sharing: motivations for linking on twitter. Communication Research Reports, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 33-40, jan./mar. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08824096.2013.843165. Acesso em: 1 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/08824096.2013.843165
IPE, M. Knowledge sharing in organizations: a conceptual framework. Human resource development review, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 337-359, dez. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1534484303257985 . Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484303257985
KATZ, E. Mass communication research and the study of culture: an editorial note on a possible future for this journal. Studies in Public Communication, [s. I.], v. 2, n. 1, p. 1-6, 1959. Disponível em: https://repository.upenn.edu/handle/20.500.14332/1803. Acesso em: 12 jan. 2024.
KE, Q.; AHN, Y.-Y.; SUGIMOTO, C. R. A systematic identification and analysis of scientists on Twitter. PLoS One, [s. I.], v. 12, n. 4, p. 1-17, 11 abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175368. Acesso em: 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175368
KLAPPER, J. T. The effects of mass communication. Illinois: Free Press,1960. DOI: https://doi.org/10.1037/006189
LIU, I. L. B.; CHEUNG, C. M. K.; LEE, M. K. O. Under-standing Twitter usage: what drive people continue to tweet. In: PACIFIC ASIA CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 14., Taiwan, 2010. Anais [...]. Taiwan: AISeL, 2010, p. 928–939. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/pacis2010/92. Acesso em: 20 set. 2022.
MARICATO, J. M.; MANSO, B. L. C. Characterization of the communities of attention interacting with scientific papers on Twitter: altmetric analysis of a Brazilian University. Scientometrics, [s. I.], v. 127, p. 3815–3835, 28 jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-022-04442-2. Acesso em: 20 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-022-04442-2
MARNIK, E. A. Leveraging social media to share science. ASBMB Today, [s. I.], 23 jan. 2025. Disponível em: https://www.asbmb.org/asbmb-today/opinions/012325/leveraging-social-media-to-share-science. Acesso em: 10 jun. 2025.
MITCHELL, T. R. Motivation: new directions for theory, research, and practice. Academy of Management, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 80-88, jan. 1982. Disponível em: https://doi.org/10.2307/257251. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.2307/257251
MOHAMMADI, E.; THELWALL, M.; KWASNY, M.; HOLMES, K. L. Academic information on Twitter: a ser survey. PLoS One, [s. l.], v. 13, n. 5, p. 1-18, 17 maio 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0197265. Acesso em: 25 abril 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0197265
NICHOLAS, D.; HERMAN, E.; JAMALI, H.; RODRÍGUEZ-BRAVO, B.; BOUKACEM-ZEGHMOURI, C.; DOBROWOLSKI, T.; POUCHOT, S. New ways of building, showcasing, and measuring scholarly reputation. Learned Publishing, [s. l.], v. 28, n. 3, p. 169–183, jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1087/20150303. Acesso em: 10 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1087/20150303
OH, S.; SYN, S. Y. Motivations for sharing information and social support in social media: a comparative analysis of Facebook, Twitter, Delicious, YouTube, and Flickr. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 66, n. 10, p. 2045-2060, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.23320. Acesso em: 22 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23320
O'REILLY, T. What is web 2.0? design patterns and business models for the next generation of software. O’Reilly, 30 set. 2005. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 20 jan. 2024.
PORTO, C. M.; OLIVEIRA, K. E. J. As universidades brasileiras e a ciência em rede: uma abordagem no Facebook. In: PORTO, C.; ROSA, F.; TONNETTI, F. (org.). Fronteiras e interfaces da comunicação científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 125-146. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788523217327. Acesso em: 22 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523217327
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, [s. l.], v. 9, p. 1-21, ago. 2007. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/153. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v9i0.153
RECUERO, R. C. Redes sociais na internet: considerações iniciais. E-Compós, [s. l.], v. 2, p. 1-23, abr. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.28. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v2i0.28
RICHTER, A.; KOCH, M. Functions of Social Networking Services. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGNING COOPERATIVE SYSTEMS, 8., 2008, Carry-le-Rouet, Provença. Anais […]. Carry-le-Rouet, Provença: ACM Press, maio 2008. p. 87-98. Disponível em: https://dl.eusset.eu/items/4a86d174-ab6d-49fd-8d35-480b216f1f54. Acesso em: 10 set. 2024.
ROY, S. K. Determining uses and gratifications for Indian internet users. Case Studies in Business, Industry & Government Statistics, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 78-91, 2008. Disponível em: https://csbigs.fr/index.php/csbigs/article/view/352. Acesso em: 10 abr. 2024.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, [s. l.], v. 55, n. 1, p. 68-78, jan. 2000. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0003-066X.55.1.68. Acesso em: 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.55.1.68
SUGIMOTO, C. R.; WORK, S.; LARIVIÈRE, V.; HAUSTEIN, S. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science & Technology, [s. l.], v. 68, n. 9, p. 2037-2062, jun. 2017. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23833. Acesso em: 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23833
SYN, S. Y.; OH, S. Why do social network site users share information on Facebook and Twitter? Journal of Information Science, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 553-569, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0165551515585717. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0165551515585717
TSOU, A.; BOWMAN, T. D., GHAZINEJAD, A.; SUGIMOTO, C. R. Who tweets about science? In: CONFERÊNCIA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE CIENTOMETRIA E INFORMETRÍCIA, 15., 2015, Istambul. Anais [...]. Istambul: ISSI, 2015. Disponível em: https://www.issisociety.org/proceedings/issi_2015/0095.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
VELETSIANOS, G. Open practices and identity: evidence from researchers and educators’ social media participation. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 44, n. 4, p. 639-651, 2013. Disponível em: http://doi.org/10.1111/bjet.12052. Acesso em: 20 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.12052
VELHO R. M.; BARATA, G. Profiles, challenges, and motivations of Science YouTubers. Frontiers in Communication, [s. l.], v. 5, 17 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.542936. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.542936
WASKO, M. M.; FARAJ, S. Why should I share? Examining social capital and knowledge contribution in electronic networks of practice. MIS Quarterly, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 35-57, mar. 2005. Disponível em: https://misq.umn.edu/why-should-i-share-examining-social-capital-and-knowledge-contribution-in-electronic-networks-of-practice.html. Acesso em: 13 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.2307/25148667
WILKINSON, C.; MILANI, E.; RIDGWAY, A.; WEITKAMP, E. Motivations and deterrents in contemporary science communication: a questionnaire survey of actors in seven European countries. International Journal of Science Education, Part B, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 131–148, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21548455.2022.2139165. Acesso em 10 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/21548455.2022.2139165
YU, H.; XIAO, T.; XU, S.; WANG, Y. Who posts scientific tweets? An investigation into the productivity, locations, and identities of scientific tweeters. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 841-855, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.joi.2019.08.001. Acesso em: 13 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2019.08.001
ZENHA, L. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de educação, [s. l.], ano 20, v. 1, n. 49, p. 19-42, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809. Acesso em: 2 fev. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabela Correa Macena, Franciele Marques Redigolo, Maria José Vicentini Jorente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















