Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e70249

Palavras-chave:

Literacia acadêmica, Biblioteca Universitária, Academic Skills Centre, Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação - CRAI

Resumo

Objetivo: Apresentar o conceito de literacia acadêmica e discutir as possibilidades de atuação das bibliotecas universitárias (BU) no desenvolvimento de habilidades necessárias ao sucesso da comunidade acadêmica por meio de estudo de caso do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação (CRAI) da Universitat Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona.

Método: Estudo exploratório e descritivo de caráter qualitativo que utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se análise de conteúdo em páginas web de universidades da Europa e América do Norte, cujas bibliotecas prestam serviços de Academic Skills Centre (Centro de Habilidades Acadêmicas) – ASC – espaços para orientação e tutoria aos alunos universitários com a finalidade de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades que os permitam tirar o máximo proveito de seu potencial acadêmico. Foram criadas categorias de serviços que serviram de parâmetro para estudo comparativo dos serviços prestados pelo CRAI UPF disponíveis em sua página web.

Resultado: A análise permitiu verificar que o CRAI UPF apresenta indícios de atuação nos moldes ASC, em especial, no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação. Contudo, não foi possível afirmar que trata-se de um ambiente que privilegia o desenvolvimento de ações voltadas à literacia acadêmica, embora apresente potencial para um envolvimento dessa natureza.

Conclusões: A partir deste estudo de caso acredita-se que as BU possam atuar no campo da literacia acadêmica e que, para tal, devem investir em parcerias com outros setores da universidade a fim de explorar as possibilidades de criação de produtos e serviços que visem ao desenvolvimento de habilidades para o sucesso da vida universitária. Considera-se que esta pesquisa representa um ponto de partida para muitas outras e, espera-se que os conceitos e exemplos aqui estudados possam servir de inspiração para a introdução de programas inovadores de literacia acadêmica em bibliotecas universitárias de diferentes contextos e lugares. 

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Biografia do Autor

Elisa C.D. Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Sociologia Política

Docente do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGINFO

Miguel Ángel Marzal García-Quismodo, Universidad Carlos III de Madrid

Dr. Ph.D. Asociate Profesor

Profesor Titular Biblioteconomia y Documentación

Facultad de Humanidades, Comunicación, Documentación

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

CORRÊA, Elisa C.D.; GARCÍA-QUISMODO, Miguel Ángel Marzal. Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e70249. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70249. Acesso em: 20 abr. 2024.

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