Em Debate

A revista EM DEBATE, vinculada ao Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/UFSC), é uma publicação eletrônica semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, resenhas, dossiês, traduções, entrevistas e pesquisas relacionados às suas áreas temáticas. Voltada para o aprimoramento de professores, estudantes e pesquisadores, procura enriquecer a produção do conhecimento em ciências humanas.


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CALL FOR PAPERS: Dossiê “Brasil em Transe: As Múltiplas Dimensões da Crise”

 

Dossiê Brasil em Transe: as múltiplas dimensões da crise

Organizadores: Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi (UFSC) e Profa. Dra. Maria Caramez Carlotto (UFABC)

O Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE, do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-BRASIL), torna público que no período de 23 de novembro de 2016 a 23 de fevereiro de 2017 receberá artigos e ensaios para a publicação do dossiê “Brasil em Transe: As Múltiplas Dimensões da Crise” em seu número 16.

Cerca de doze milhões de desempregados, uma aguda e renitente crise econômica, desdobrada em queda brutal das receitas fiscais, a crescente insegurança jurídica deflagrada por uma polêmica investigação das relações entre setores do alto empresariado e a classe política nacional, a fragmentação e a descrença no sistema partidário operado por essa classe, bem como a destituição juridicamente controversa de uma presidente, difundem progressivamente, entre nós, a suspeita de que as bases econômicas, institucionais e políticas da “Nova República” possam estar em acelerado processo de decomposição. A crise é complexa, multidimensional e, sobretudo, assustadora.

Nesse quadro, o dossiê ora proposto busca oferecer uma oportunidade de publicação para análises e ensaios acadêmicos que explorem hipóteses explicativas no âmbito das temáticas propostas abaixo.

 1. Desenvolvimentismo e Neodesenvolvimentismo: O que deu errado na implementação da “Nova Matriz Econômica”de Dilma Roussef?

 2. Polarização nas ruas, polarização na Internet: As manifestações de 2013 e seus desdobramentos.

3. A recomposição do bloco hegemônico na arena social e política brasileira: dinâmicas das lutas de classe contemporâneas no país

4. A operação Lava-Jato: judicializacão da política, politização da justiça?

5. Reforma política e financiamento eleitoral: dimensões nacionais da crise de representação

6. Políticas de austeridade no Brasil em perspectiva internacional

Além disso, a revista aceita, em fluxo contínuo, trabalhos relacionados às suas 10 áreas temáticas nas modalidades "artigos", "resenhas", "traduções" e "entrevistas". Tais temáticas podem ser consultadas nas abas FOCO e ESCOPO do sítio eletrônico do periódico:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/about/editorialPolicies#focusAndScope  

 Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, em língua portuguesa ou espanhola. As diretrizes completas para autores estão disponíveis em :  https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/about/submissions#onlineSubmissions

 Dúvidas devem ser encaminhadas ao correio eletrônico: revistaemdebate@gmail.com

 

 

 
Publicado: 2016-11-23 Mais...
 
Outras notícias...

n. 14 (2015): 2º semestre 2015

Dossiê Ensino de Ciências Sociais (parte 02) -

Organizadores: Lucinéia Scremin Martins (UFG) e Marcelo Pinheiro Cigales (UFSC).

Sumário

Editorial

Ricardo Gaspar Müller
PDF
1-1

Dossiê

Marcelo Pinheiro Cigales, Lucinéia Scremin Martins
PDF
2-11
Lígia Wilhelms Eras
PDF
12-23
Lívia Bocalon Pires de Moraes
PDF
24-43
Valci Melo
PDF
44-66
Andre Luis Santos de Souza
PDF
67-81
Erika Kulessa
PDF
82-100
José Aderivaldo Silva da Nóbrega
PDF
101-121
Taíse de Jesus Chates
PDF
122-139

Artigos

Tiago Ramalho
PDF
140-160
José de Lima Soares
PDF
161-177