Como enfrentar a Desinformação Científica? Caminhos teórico-metodológicos para professores de ciências no desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e103084

Palavras-chave:

Alfabetização Científica Midiática, Desinformação Científica, Natureza da Ciência, Prática Social da Ciência

Resumo

Neste artigo teórico, o objetivo é apresentar critérios para a análise das afirmações de caráter científico veiculadas nas mídias, a partir de um Instrumento de Análise de Confiabilidade em Afirmações Científicas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática (ACM) dos estudantes da Educação Básica e para a literatura da área. Para esse fim, delineamos caminhos teórico-metodológicos que subsidiam o professor de ciências auxiliar os estudantes na capacidade de avaliar informações e julgar sua credibilidade. Nossa proposta baseia-se em autorias que defendem o ensino da Natureza da Ciência (NdC) a partir das práticas sociais da ciência. Para atingir nosso objetivo, resgatamos a perspectiva do conhecimento funcional da NdC a partir de uma crítica às visões consensuais e apresentamos conexão entre o conhecimento funcional da NdC e as práticas sociais da ciência. Apresentamos o instrumento elaborado nesta pesquisa, de maneira a complementar as propostas já identificadas na literatura para o alcance da ACM. Discutimos como o instrumento pode ser abordado no ensino a partir de um exemplo retirado da mídia social. Consideramos que a proposta contribui para avaliar quem fala pela ciência, ou seja, avaliar as fontes de informações supostamente científicas e seus propagadores, visando garantir a integridade e a utilidade da ciência para a sociedade.

Biografia do Autor

Letícia de Cássia Rodrigues Araújo, Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação e graduada em Ciências Biológicas também pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Aldo Aoyagui Gomes Pereira , Instituto Federal de Educação

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e professor no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNICAMP).

Paula Cristina Cardoso Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Química, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora associada do Departamento de Química e Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase no Ensino de Ciências.

Referências

ALLCHIN, D.; BERGSTROM, C. T.; OSBORNE, J. Transforming science education in an age of misinformation. Journal of College Science Teaching, v. 53, n. 1, p. 40-43, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0047231X.2023.2292409. Acesso em: 14 ago. 2024.

ALLCHIN, D. Ten competencies for the science misinformation crisis. Science Education, v. 107, n. 2, p. 261-274, 2023. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21746. Acesso em: 29 jul. 2024.

ALLCHIN, D. Who speaks for science? Science & Education, v. 31, n. 6, p. 1475-1492, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-021-00257-4 Acesso em: 6 set. 2024.

ALLCHIN, D. The facts of science & the values of social justice. The American Biology Teacher, v. 83, n. 3, p. 199-201, 2021. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/83/3/199/116454/The-Facts-of-Science-amp-the-Values-of-Social. Acesso em: 12 jun. 2024.

ALLCHIN, D.; ZEMPLÉN, G. Á. Finding the place of argumentation in science education: Epistemics and Whole Science. Science Education, v. 104, n. 5, p. 907-933, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21589 Acesso em: 22 de ago. 2024.

ALLCHIN, D. From nature of science to social justice: The political power of epistemic lessons. In: Nature of science for social justice. p. 23-39, 2020.

ALLCHIN, D. (Ed.). The covid-19 conundrum. The American Biology Teacher, v. 82, n. 6, p. 429-433, 2020. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/82/6/ 429/111556/The-COVID-19-Conundrum Acesso em: 12 jun. 2024.

ALLCHIN, D. Beyond the consensus view: whole science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 17, n. 1, p. 18-26, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14926156.2016.1271921. Acesso em: 22 ago. 2024.

ALLCHIN, D. Problem-and case-based learning in science: an introduction to distinctions, values, and outcomes. CBE – Life Sciences Education, v. 12, n. 3, p. 364-372, 2013. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/full/10.1187/cbe.12-11-0190 Acesso em: 10 Set. 2024.

ALLCHIN, D. The Minnesota case study collection: New historical inquiry case studies for nature of science education. Science & Education, v. 21, p. 1263-1281, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-011-9368-x Acesso em: 22 ago. 2024.

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.20432 Acesso em: 13 jun. 2024.

ALLCHIN, D. The nature of science: from test tubes to YouTube. The American Biology Teacher, v. 72, n. 9, p. 590-593, 2010. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/72/9/590/18229/The-Nature-of-Science-From-Test-Tubes-to-YouTube Acesso em: 13 jun. 2024.

ALMEIDA, B.; JUSTI, R. O caso histórico Marie Curie: investigando o potencial da história da ciência para favorecer reflexões de professores em formação sobre natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 351-373. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n1p351. Acesso em: 23 ago. 2024.

ALVES, L. H. et al. The Explicit Teaching Of Argumentation In The Approach Of A Socio-Scientific Issue About The Use Of Face Masks. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6452. Acesso em: 22 jul. 2025.

ANDERSON, E. Democracy, Public Policy, and Lay Assessments of Scientific Testimony1. Episteme, v. 8, n. 2, p. 144-164, 2011. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/episteme/article/abs/democracy-public-policy-and-lay-assessments-of-scientific-testimony1/C96369F581A9091635E522D4ED671DBE. Acesso em: 06 set. 2024.

ARAÚJO, C. A. A. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/405. Acesso em: 14 set. 2024.

ARAÚJO, L. C. R.; MENDONÇA, P. C. C. Instrumento de análise de confiabilidade nas afirmativas científicas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2650_TB697_13032023163111.pdf. Acesso em: 22 jul. 2025.

AXELSSON, C. W.; NYGREN, T. The advantage of videos over text to boost adolescents' lateral reading in a digital workshop. Behaviour & Information Technology, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0144929X.2024.2308046. Acesso em: 06 set. 2024.

BEJARANO, N. R. R.; ADURIZ-BRAVO, A.; BONFIM, C. S. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, p. 967-982, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/hBBqmVzbkcCrdxXP4Yf7Qtj/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2024.

COUTINHO, V. Ampliando Repertórios: Técnicas De Leitura Lateral Na Formação Docente Contemporânea. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2023, Online. Caderno de Resumos do CMD 2023... Santo André: V&V Editora, 2023. p. 498-498.

ECKER, U. K. et al. The psychological drivers of misinformation belief and its resistance to correction. Nature Reviews Psychology, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2022. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s44159-021-00006-y. Acesso em: 22 ago. 2024.

FLORIANO, I. et al. Eficácia do uso de máscaras durante o surto de COVID-19 em estudos de coorte e caso-controle: uma revisão sistemática e meta-análise. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 49, p. e20230003, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/GC8hXxSTqtHcjKFmTCWK5rd/?lang=pt. Acesso em: 07 ago. 2024.

GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4201-4210, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl2/4201-4210/en/. Acesso em: 10 jun. 2024.

GIROTTO JÚNIOR, G.; VASCONCELOS, C. A.; PIVARO, G. F. Hiperparticularização de conceitos, negativismo científico e a Natureza da Ciência: uma análise das respostas aos textos de disseminação científica. Prometeica, n. 24, p. 113-130, 2022.

GUERRA, A.; MOURA, C. B. História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência & Educação (Bauru), v. 28, p. e22018, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bWhSbbF6pV86bwxThtZVs6F/ Acesso em: 5 jun. 2024.

GOIS, E.; LIMA, N. W.; MORAES, A. G. Não Tem Saída Fácil: Tensão Entre Autonomia Epistêmica e Confiança na Ciência Como Caminho Para a Educação em Ciências Contemporânea. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e49070-64, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/49070. Acesso em: 25 mai. 2024.

HÖTTECKE, D.; ALLCHIN, D. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, v. 104, n. 4, p. 641-666, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21575. Acesso em: 10 jun. 2024.

IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, v. 20, p. 591-607, 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-010-9293-4. Acesso em: 30 mai. 2024.

JUSTI, R.; ERDURAN, S. Characterizing Nature of Science: A supporting model for teachers. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL HISTORY, PHILOSOPHY, AND SCIENCE TEACHING GROUP, Rio de Janeiro, Brazil. 2015. Atas…

KAHAN, D. M. Ideology, motivated reasoning, and cognitive reflection. Judgment and Decision Making, v. 8, n. 4, p. 407-424, 2013. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/judgment-and-decision-making/article/ideology-motivated-reasoning-and-cognitive-reflection/F8A6A74C9022363D672B0FD14DD8B89F Acesso em: 29 jul. 2024.

LAZER, D. M. et al. The science of fake news. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018. Disponível em: https://www.science.org/doi/full/10.1126/science.aao2998 Acesso em 03 ago. 2024.

LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.3660290404. Acesso em: 22 mai. 2024.

LEDERMAN, N.; WADE, P.; BELL, R. L. Assessing understanding of the nature of science: A historical perspective. In: The nature of science in science education: Rationales and strategies. Dordrecht: Springer Netherlands, 1998. p. 331-350.

LEDUR, J. R. Natureza da Ciência e Ensino de Ciências na Sociedade em Rede: Percepções de Estudantes da Educação Básica. 2022. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

LEWANDOWSKY, S.; ECKER, U. K.; COOK, J. Beyond misinformation: Understanding and coping with the “post-truth” era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211368117300700. Acesso em: 10 jun. 2024.

MATTHEWS, M. R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: Advances in nature of science research: Concepts and methodologies. p. 3-26, 2012.

MARTINS, A. F. P. Terraplanismo, Ludwik Fleck e o mito de Prometeu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1193-1216, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74211. Acesso em: 26 jul. 2024.

MCCOMAS, W. F. Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science & Education, v. 17, p. 249-263, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-007-9081-y. Acesso em: 22 mai. 2024.

MCCOMAS, W. F. The principal elements of the nature of science: Dispelling the myths. In: The nature of science in science education: Rationales and strategies. Dordrecht: Springer Netherlands, 1998. p. 53-70.

MENDONÇA, P. C. C. De que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando? Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. e20003, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MndRwQdNc3sXPVmSCcJfzRp/. Acesso em: 22 jul. 2025.

MENDONÇA, P. C. C.; VARGAS, I. B. Práticas epistêmicas e abordagem QSC com o foco no ensino explícito de ética e moral. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 2, p. 294-311, 2022. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2875. Acesso em: 22 jul. 2025.

MOURA, C.; CAMEL, T.; GUERRA, A. Nature of Science through curriculum theory’lenses: Curricular Normativity, Contextualization and the meanings of teaching about science. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/nybyWFwdjXqXKgKSQRxcjkS/abstract/?lang=en#. Acesso em: 23 mai 2024.

MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237. Acesso em: 20 mai 2024.

NAGUMO, E.; TELES, L. F.; SILVA, L. A. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 220-237, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665292. Acesso em: 28 jun. 2024.

NOLASCO, G. L. P.; DE SOUZA, C. C.; BERNARDES, A. G. Usos e abusos de uma vida trans a partir do movimento transvacinados. Enfrentamentos de Violências, p. 38, 2022.

O’CONNOR, C.; GOLDBERG, S.; GOLDMAN, A. Social Epistemology. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Summer Edition, 2024.

OLIVEIRA, V. M. de; MELLO, G. J. A abordagem STEAM como possibilidade de combater o negacionismo científico e movimento antivacina na região centro oeste da amazônia legal. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24002, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15409. Acesso em: 12 jun. 2024.

ORESKES, N. Systematicity is necessary but not sufficient: On the problem of facsimile science. Synthese, v. 196, n. 3, p. 881-905, 2019.

OSBORNE, J.; ALLCHIN, D. Science literacy in the twenty-first century: informed trust and the competent outsider. International Journal of Science Education, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2024.2331980. Acesso em: 05 ago. 2024.

OSBORNE, J.; PIMENTEL, D. Science, misinformation, and the role of education. Science, v. 378, n. 6617, p. 246-248, 2022. Disponível em: https://www.science.org/doi/full/10.1126/science.abq8093. Acesso em 05 ago. 2024.

OSBORNE, J. et al. What “ideas‐about‐science” should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of Research in Science Teaching, v. 40, n. 7, p. 692-720, 2003. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.10105. Acesso em: 28 jun. 2024.

OSBORNE, J.; SIMON, S.; COLLINS, S. Attitudes towards science: A review of the literature and its implications. International Journal of Science Education, v. 25, n. 9, p. 1049-1079, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0950069032000032199. Acesso em: 22 mai. 2024.

PEREIRA, A. A. G.; FIGUEIRÔA, S. F. M. Epistemologia social e desinformação científica: Perspectivas para a educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 26, p. e52480, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/t3H9ThG5qfdbWdgnszLHWzF/. Acesso em: 22 jul. 2025.

PEREIRA, A. A. G.; DOS SANTOS, C. A. Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des) informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. 688-711, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8741434. Acesso em: 22 jul. 2025.

PEREIRA, A. A. G.; DOS SANTOS, C. A. Desinformação e negacionismo no ensino de ciências: sugestão de conhecimentos para se desenvolver uma alfabetização científica midiática. 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/16626. Acesso em: 22 jul. 2025.

PEREIRA, A. A. G. Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/8812f9f9e656c449f92c58f61e229553/1?pq-origsite= gscholar&cbl =2032603. Acesso em: 22 jul. 2025.

REICHMANN, T.; VASCONCELOS, B. A. “Seu Dotô”/Herr Doktor: aspectos históricos e linguísticos do tratamento de Doutor e as consequências para a tradução. Pandaemonium Germanicum, Revista de Estudos Germanísticos, n. 13, p. 146-170, 2009.

REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 746-772, 2008.

SALES, S. N.; PEREIRA, A. A. G. Construção de discurso dos licenciandos sobre a confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global divulgadas nas mídias sociais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 41, n. 1, p. 123-151, 2024. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9904032. Acesso em: 22 jul. 2025.

SANTOS, R. O. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Scientiarum. Education, v. 44, 2022.

SUTTINI, R. S. S.; CALUZI, J. J.; ERROBIDART, N. C. G. Uma Sistematização das Críticas aos Princípios Heurísticos Representativos da Natureza das Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 40, n. 2, p. 315-356, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/92118. Acesso em: 09 jun. 2024.

WERTH, A. J.; ALLCHIN, D. How we Think About Human Nature: Cognitive Errors and Concrete Remedies. Foundations of Science, v. 26, p. 825-846, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10699-020-09726-5. Acesso em: 05 ago. 2024.

WINEBURG, S. et al. Lateral reading on the open internet. Lateral Reading on the Open Internet, 2021.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Araújo, L. de C. R., Pereira , A. A. G., & Mendonça, P. C. C. (2025). Como enfrentar a Desinformação Científica? Caminhos teórico-metodológicos para professores de ciências no desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(2), 444–477. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e103084

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física