O caso histórico Marie Curie: investigando o potencial da história da ciência para favorecer reflexões de professores em formação sobre natureza da ciência

Beatriz Carvalho Almeida, Rosária Justi

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as contribuições de um caso histórico sobre a cientista Marie Curie para favorecer reflexões sobre Natureza da Ciência por parte de professores em formação à luz da perspectiva de Allchin (2013) para o ensino contextualizado e funcional de Natureza da Ciência (NC). O caso histórico foi aplicado em uma turma de estudantes do curso Licenciatura em Química de uma universidade pública. Todas as aulas relacionadas à implementação desta proposta foram registradas em áudio e vídeo. A partir das reflexões explicitadas pelos licenciandos ao longo deste processo, discutimos sobre a relevância da proposta para nortear discussões sobre NC importantes para favorecer uma compreensão funcional sobre ciência.

Palavras-chave


História da ciência; Natureza da ciência; Formação de professores; Marie Curie; Casos históricos

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.