O caso histórico Marie Curie: investigando o potencial da história da ciência para favorecer reflexões de professores em formação sobre natureza da ciência

Autores

  • Beatriz Carvalho Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p351

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as contribuições de um caso histórico sobre a cientista Marie Curie para favorecer reflexões sobre Natureza da Ciência por parte de professores em formação à luz da perspectiva de Allchin (2013) para o ensino contextualizado e funcional de Natureza da Ciência (NC). O caso histórico foi aplicado em uma turma de estudantes do curso Licenciatura em Química de uma universidade pública. Todas as aulas relacionadas à implementação desta proposta foram registradas em áudio e vídeo. A partir das reflexões explicitadas pelos licenciandos ao longo deste processo, discutimos sobre a relevância da proposta para nortear discussões sobre NC importantes para favorecer uma compreensão funcional sobre ciência.

Biografia do Autor

Beatriz Carvalho Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Educação e Ciências; graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como bolsista de iniciação à docência da CAPES, no período de 2012 a 2015. Neste período, participou do desenvolvimento e implementação de projetos visando a melhoria do ensino de Química nas escolas públicas, em parceria com professores da Educação Básica e professores da universidade. Atuou como professora da rede estadual de ensino, no período de abril de 2016 a dezembro de 2017, lecionando para estudantes do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação em Ciências pela University of Reading, no Reino Unido; mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-graduação em Educação; bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências; editora-chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; editora associada do International Journal of Science Education; membro do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais da área de Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos