O caso histórico Marie Curie: investigando o potencial da história da ciência para favorecer reflexões de professores em formação sobre natureza da ciência

Autores/as

  • Beatriz Carvalho Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p351

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as contribuições de um caso histórico sobre a cientista Marie Curie para favorecer reflexões sobre Natureza da Ciência por parte de professores em formação à luz da perspectiva de Allchin (2013) para o ensino contextualizado e funcional de Natureza da Ciência (NC). O caso histórico foi aplicado em uma turma de estudantes do curso Licenciatura em Química de uma universidade pública. Todas as aulas relacionadas à implementação desta proposta foram registradas em áudio e vídeo. A partir das reflexões explicitadas pelos licenciandos ao longo deste processo, discutimos sobre a relevância da proposta para nortear discussões sobre NC importantes para favorecer uma compreensão funcional sobre ciência.

Biografía del autor/a

Beatriz Carvalho Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Educação e Ciências; graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como bolsista de iniciação à docência da CAPES, no período de 2012 a 2015. Neste período, participou do desenvolvimento e implementação de projetos visando a melhoria do ensino de Química nas escolas públicas, em parceria com professores da Educação Básica e professores da universidade. Atuou como professora da rede estadual de ensino, no período de abril de 2016 a dezembro de 2017, lecionando para estudantes do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação em Ciências pela University of Reading, no Reino Unido; mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-graduação em Educação; bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências; editora-chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; editora associada do International Journal of Science Education; membro do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais da área de Educação em Ciências.

Publicado

2019-05-27

Número

Sección

Artigos