Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências

Autores

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba;
  • Camilia Aoyagui dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83882

Palavras-chave:

Desinformação, Pós-verdade, Mídia, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica Midiática

Resumo

Tem se tornado tática comum no cenário atual, principalmente após a ascensão da Internet e Redes Sociais, a encenação e fabricação de fatos alternativos, por meio da simulação das credenciais de um discurso genuinamente científico. Transmitindo confiança e utilizando-se de elementos da própria natureza da ciência, esses formadores de opinião e falsos experts elaboram uma narrativa persuasiva com vários objetivos. Entre eles, fomentar o ceticismo cego ao questionarem recomendações de instituições científicas e especialistas, e reivindicarem mais evidências e provas irrefutáveis para teorias científicas já consolidadas dentro da comunidade científica. Baseados em trabalhos que discutem a relevância da dependência e confiança epistêmica, reiteramos a importância de levarmos para as aulas de ciências a discussão de aspectos institucionais e sociais da Ciência. Para isso, descrevemos situações-problema que envolvem um posicionamento pessoal e coletivo, nas quais podem ser trabalhados os conceitos de expertise, credenciais, credibilidade, conflito de interesse e consenso científico, com o objetivo de analisar a confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas circuladas pelas mídias. Dado o atual cenário de pós-verdade, nossa reflexão principal é: em casos que apresentam uma estrutura epistemológica complexa de análise, como é o das afirmações de natureza científica presentes na mídia, somos todos dependentes epistemologicamente uns dos outros. Nesse contexto, consideramos que a prerrogativa fundamental é a análise não das evidências científicas em si, mas de evidências e critérios relacionados sobre quem consideramos ser um especialista para falar sobre ciência.

Biografia do Autor

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba;

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education, University of Copenhagen (Dinamarca - 2018). É atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Piracicaba. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM – UNICAMP).

Camilia Aoyagui dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque – SP

Possui graduação em Engenharia de alimentos (2008) pela Faculdade de Engenharia de alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas, Licenciatura em Matemática pela Faculdade Claretiano (2016), Mestrado em Tecnologia de Alimentos (2013) (FEA/UNICAMP) e Doutorado em Tecnologia de Alimentos (2018) (FEA/UNICAMP). Foi professora substituta na área de Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Roque) entre 2019 e 2021, tendo formação continuada em Fundamentos do Ensino a Distância (EaD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Moodle básico (2020). Apresenta experiência de aproximadamente 4 anos na indústria de alimentos, entre gerenciamento de processos de produção, melhoria contínua, e ferramentas de qualidade (BPF, HACCP, 5S, Kaizen e Lean manufacturing). Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em cristalização de gorduras, tecnologia e processamento de cacau e chocolates, e em Ensino de Ciências dos Alimentos, Food literacy e alfabetização científica midiática.

Referências

ALLCHIN, D. Skepticism and the architecture of trust. American Biology Teacher, v. 74, n. 5, p. 358-362, mai. 2012a. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1525/abt.2012.74.5.17. Acesso em: 03 fev. 2021.

ALLCHIN, D. What counts as science. American Biology Teacher, v. 74, p. 291-294, 2012b. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/74/4/291/18429/What-Counts-as-Science. Acesso em: 10 mar. 2021.

ALLCHIN, D. Global warming: scam, fraud, or hoax? American Biology Teacher, v. 77, n. 4, p. 308-312, abr. 2015. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/77/4/309/18764/Global-WarmingScam-Fraud-or-Hoax. Acesso em: 30 Mar. 2021.

ALLCHIN, D. From Nature of Science to Social Justice: The political power of epistemic lessons. In: YACOUBIAN, H. A.; HANSSON, L. (Org.). Nature of Science for Social Justice. Switzerland: Springer, 2020a. p. 23-39.

ALLCHIN, D. The Covid-19 Conundrum. The American Biology Teacher, v. 82, n. 6, p. 1-5, ago. 2020b. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/82/6/429/111556/The-COVID-19-Conundrum. Acesso em: 01 fev. 2021.

ALLCHIN, D. Ten competencies for the science misinformation crisis. Science Education, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.21746. Acesso em: 31 out. 2022.

ALLCHIN, D.; ZEMPLÉN, G. A. Finding the place of argumentation in science education: epistemics and whole science. Science Education, v. 104, p. 907-933, set. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21589. Acesso em: 30 mar. 2021.

BETHE, M. J. Reply to my critics: a response to reviews of Darwin’s black box: the biochemical challenge to evolution. Biology and Philosophy, v. 16, n. 5, p. 683-707, nov. 2001. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1012268700496. Acesso em: 23 ago. 2021.

BIERNATH, A. O que a ciência diz sobre uso de máscaras para proteger contra covid-19, colocado em xeque por Bolsonaro. BBC News, São Paulo, 30 de nov. de 2020, Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55110433. Acesso em: 03 ago. 2021.

COLLINS, H.; EVANS, R. The third wave of science studies: Studies of expertise and experience. Social Studies of Science, v. 32, p. 235-296, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.1177/0306312702032002003. Acesso em: 03 de nov. 2022.

COLLINS, H.; EVANS, R. Rethinking expertise. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

COMTE, A. Introduction to Positive Philosophy. Indianapolis: Hackett Publishing, 1988.

DA REDAÇÃO. Coronavírus: OMS encerra estudos com hidroxicloroquina após ineficácia. Veja, 04 de jul. de 2020, Saúde. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-oms-encerra-estudos-com-hidroxicloroquina-por-ineficacia/. Acesso em: 01 ago. 2021.

ESCOBAR, H. Brazil’s pick of a creationist to lead its higher education agency rattles scientists. Science, jan. 2020, Latin America. Disponível em: https://www.sciencemag.org/news/2020/01/brazil-s-pick-creationist-lead-its-higher-education-agency-rattles-scientists. Acesso em: 06 ago. 2021.

FARFAN, T. Governo muda protocolo e autoriza hidroxicloroquina para casos leves de Covid-19. CNN, 20 de mai. de 2020, Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/05/20/governo-muda-protocolo-e-autoriza-hidroxicloroquina-para-casos-leves-de-covid-19. Acesso em: 04 ago. 2021.

FLECK, L. Genesis and Development of a Scientific Fact. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

G1 SP. Justiça determina, pela 2ª vez, que Ministério da Saúde informe se feijão do Pastor Valdemiro Santiago cura Covid-19. G1, 05 de jan. de 2021, São Paulo. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/01/05/justica-determina-pela-2a-vez-que-ministerio-da-saude-informe-se-feijao-do-pastor-valdemiro-santiago-cura-covid-19.ghtml. Acesso em: 01 ago. 2021.

GRAGNANI, J. Agronegócio banca palestras que espalham mito de que aquecimento global pelo homem é fraude. BBC News Brasil, 18 de nov. de 2021, Londres. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59310009. Acesso em: 03 de nov. 2022.

HARDWIG, J. Epistemic Dependence. The Journal of Philosophy, v. 82, n. 7, p. 335-349, jul. 1985.

HARDWIG, J. The Role of Trust in Knowledge. The Journal of Philosophy, v. 88, n. 12, p. 693-708, dez. 1991.

HÖTTECKE, D.; ALLCHIN, D. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, v. 104, p. 641-666, jul. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21575. Acesso em: 16 dez. 2020.

IYENGAR, S.; MASSEY, D. S. Science communication in a post‐truth society. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 116, n. 16, p. 7656-7661, abr. 2019. Disponível em: https://www.pnas.org/content/116/16/7656/tab-article-info. Acesso em: 25 fev. 2021.

JARMAN, R.; MCCLUNE, B. Developing scientific literacy: using news media in the classroom. Maidenhead, United Kingdom: Open University Press, 2007.

KUHN, T. The Structure of Scientific Revolutions. London: The University of Chicago Press, 2012.

LAZER, D. M. J. et al. The science of fake news. Science, v. 359, p. 1094-1096, mar. 2018. Disponível em: https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.aao2998. Acesso em: 18 mar. 2021.

LEWANDOWSKY, S.; ECKER, U. K. H.; COOK, J. Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the “Post-Truth” Era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, p. 353-369, dez. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211368117300700?casa_token=6rWHU6X7JjMAAAAA:G69dKaHc_64bzUiLSSlh6BB8Q0R4pc8DT-waT-LJ1wRG--asyJKpzfg0SLvON_aetpqV7A6WR_Q. Acesso em: 25 jul. 2021.

LONGINO, H. Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in Scientific Inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

MCDOUGALL, J. et al. Teaching media literacy in Europe: evidence of effective school practices in primary and secondary education, NESET II report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2018.

MCINTYRE. L. Post-Truth. Cambridge: MIT Press, 2018.

MCINTYRE, L. The Scientific Attitude. Defending Science from Denial, Fraud, and Pseudoscience. Cambridge: The MIT Press, 2019.

MELLOR, F. The Politics of Accuracy in Judging Global Warming Films. Environmental Communication, v. 3, n. 2, p. 134-150, jul. 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17524030902916574?needAccess=true. Acesso em: 16 dez. 2020.

NESTLE, M. Unsavory truth: How food companies skew the science of what we eat. New York: Basic Books, 2018.

NORRIS, S. P. Learning to live with scientific expertise: toward a theory of intellectual communalism for guiding science teaching. Science Education, v. 79, n. 2, p. 201-217, abr. 1995.

NOVO. Presidente da Capes gera polêmica ao defender criacionismo. G1, 28 de jan. de 2020, Jornal Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/01/28/novo-presidente-da-capes-gera-polemica-ao-defender-criacionismo.ghtml. Acesso em: 06 ago. 2021.

OPERA MUNDI. Você não vai se transformar em jacaré: 10 mentiras sobre vacinas que circulam por aí. Brasil de Fato, 19 de dez. de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/12/19/voce-nao-vai-se-transformar-em-jacare-10-mentiras-sobre-vacinas-que-circulam-por-ai. Acesso em: 02 ago. 2021.

ORESKES, N. Why we should trust scientists [online video]. New York: TED Conferences, 2014. Disponível em: https://www.ted.com/talks/naomi_oreskes_why_we_should_trust_scientists. Acesso em: 10 dez. 2020.

ORESKES, N. Why trust science? Princeton: Princeton University Press, 2019. 376 p.

ORESKES, N.; CONWAY, E. M. Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. New York: Bloomsbury Press, 2010. 360 p.

OXFORD Languages. Word of the Year 2016 is... 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 08 ago. 2021.

OSBORNE, J. et al. Science Education in an Age of Misinformation. Stanford University, Stanford, CA, 2022.

PEREIRA, A. A. G. Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 01-18, ago. 2020. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/2440493842?pq-origsite=gscholar&fromopenview= true. Acesso em: 23 ago. 2021.

PEREIRA, A. A. G.; DOS SANTOS, C. A. Desinformação e negacionismo no ensino de ciências: sugestão de conhecimentos para se desenvolver uma alfabetização científica midiática. Ensino e Multidisciplinaridade, v. 6, n. 2, p. 21-40, jul./dez. 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/ view/16626. Acesso em: 24 jan. 2021.

PILLER, C. ‘This is insane!’ Many scientists lament Trump’s embrace of risky malaria drugs for coronavirus. Science, 26 de mar. de 2020, News. Disponível em: https://www.sciencemag.org/news/2020/03/insane-many-scientists-lament-trump-s-embrace-risky-malaria-drugs-coronavirus. Acesso em: 01 ago. 2021.

PINTO. A. E. S. OMS recomenda que cloroquina só seja usada em experimentos, sob supervisão. Folha de S. Paulo, 20 de mai. de 2020, São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/oms-recomenda-que-cloroquina-so-seja-usada-em-experimentos-sob-supervisao.shtml. Acesso em: 01 ago. 2021.

POINCARÉ, H. Science and Hypothesis. New York: The Walter Scott Publishing, 1905.

POPPER, K. Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge. Oxfordshire: Routledge Classics, 2002.

REID, G.; NORRIS, S. P. Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 147-166, mar. 2016. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11422-015-9709-1.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.

REUTERS. Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19. G1, Brasil, 11 de mai. de 2021, Mundo. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/11/medicos-da-india-pedem-para-que-pessoas-do-pais-nao-usem-esterco-bovino-contra-a-covid-19-veja-video.ghtml. Acesso em: 01 ago. 2021.

ROOSE, K.; ROSENBERG, M. Touting Virus Cure, ‘Simple Country Doctor’ Becomes a Right-Wing Star. The New York Times, New York, 02 de abr. de 2020, Technology. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/04/02/technology/doctor-zelenko-coronavirus-drugs.html. Acesso em: 03 ago. 2021.

SBG. Ciência e Criacionismo. Sociedade Brasileira de Genética, 2012. Acesso em: 06 ago. 2021.

SBPC. Carta: Aos Excelentíssimos Senhores Deputados federais. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2014. Acesso em: 06 ago. 2021.

SERRANO, P. Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo. Rio de Janeiro: Espalhafato, 2010. 68 p.

SIAROVA, H.; STERNADEL, D.; SZŐNYI, E. Research for CULT Committee – science and scientific literacy as an educational challenge, European Parliament, Policy Department for Structural and Cohesion Policies, Brussels, 2019.

ZEMPLÉN, G. A. Putting sociology first - Reconsidering the role of the social in ‘nature of science’ education. Science & Education, v. 18, p. 525-559, mai. 2009. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-007-9125-3. Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Pereira, A. A. G. ., & Santos, C. A. dos. (2022). Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 688–711. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83882

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física