Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências

Autores/as

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba;
  • Camilia Aoyagui dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83882

Palabras clave:

Desinformação, Pós-verdade, Mídia, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica Midiática

Resumen

Tem se tornado tática comum no cenário atual, principalmente após a ascensão da Internet e Redes Sociais, a encenação e fabricação de fatos alternativos, por meio da simulação das credenciais de um discurso genuinamente científico. Transmitindo confiança e utilizando-se de elementos da própria natureza da ciência, esses formadores de opinião e falsos experts elaboram uma narrativa persuasiva com vários objetivos. Entre eles, fomentar o ceticismo cego ao questionarem recomendações de instituições científicas e especialistas, e reivindicarem mais evidências e provas irrefutáveis para teorias científicas já consolidadas dentro da comunidade científica. Baseados em trabalhos que discutem a relevância da dependência e confiança epistêmica, reiteramos a importância de levarmos para as aulas de ciências a discussão de aspectos institucionais e sociais da Ciência. Para isso, descrevemos situações-problema que envolvem um posicionamento pessoal e coletivo, nas quais podem ser trabalhados os conceitos de expertise, credenciais, credibilidade, conflito de interesse e consenso científico, com o objetivo de analisar a confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas circuladas pelas mídias. Dado o atual cenário de pós-verdade, nossa reflexão principal é: em casos que apresentam uma estrutura epistemológica complexa de análise, como é o das afirmações de natureza científica presentes na mídia, somos todos dependentes epistemologicamente uns dos outros. Nesse contexto, consideramos que a prerrogativa fundamental é a análise não das evidências científicas em si, mas de evidências e critérios relacionados sobre quem consideramos ser um especialista para falar sobre ciência.

Biografía del autor/a

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba;

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education, University of Copenhagen (Dinamarca - 2018). É atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Piracicaba. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM – UNICAMP).

Camilia Aoyagui dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque – SP

Possui graduação em Engenharia de alimentos (2008) pela Faculdade de Engenharia de alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas, Licenciatura em Matemática pela Faculdade Claretiano (2016), Mestrado em Tecnologia de Alimentos (2013) (FEA/UNICAMP) e Doutorado em Tecnologia de Alimentos (2018) (FEA/UNICAMP). Foi professora substituta na área de Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Roque) entre 2019 e 2021, tendo formação continuada em Fundamentos do Ensino a Distância (EaD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Moodle básico (2020). Apresenta experiência de aproximadamente 4 anos na indústria de alimentos, entre gerenciamento de processos de produção, melhoria contínua, e ferramentas de qualidade (BPF, HACCP, 5S, Kaizen e Lean manufacturing). Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em cristalização de gorduras, tecnologia e processamento de cacau e chocolates, e em Ensino de Ciências dos Alimentos, Food literacy e alfabetização científica midiática.

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Pereira, A. A. G. ., & Santos, C. A. dos. (2022). Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 688–711. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83882

Número

Sección

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física