Construção de discurso dos licenciandos sobre a confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o Aquecimento Global divulgadas nas mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95967

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Ensino de Ciências, Mídias Sociais, Audiovisual, Aquecimento Global

Resumo

Realizamos um episódio de ensino que teve como principal objetivo fornecer uma visão holística sobre o modo como a ciência constrói conhecimentos e publiciza por meio das mídias (des)informações científicas sobre o Aquecimento Global. A atividade foi desenvolvida com licenciandos em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A coleta de informações foi realizada por meio de questionários e gravações das discussões que ocorreram durante as aulas que foram conduzidas na plataforma Google Meet. A análise das informações se apoiou a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da escola francesa. Por meio da análise dos discursos, notamos timidamente a influência de aspectos sociológicos no julgamento de uma afirmação científica como confiável. Desse modo, aspectos como as credenciais, a expertise, a credibilidade, e os possíveis conflitos de interesses de quem fala sobre a ciência, não foram aspectos relevantes a serem observados pelos licenciandos.

Biografia do Autor

Samanda Nunes Sales, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Naturais, Biologia, pela Universidade Federal do Maranhão (2019) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2022). Atuou como monitora na disciplina de Vetores e Geometria Analítica na UFMA em 2017, Campus Codó-MA, bolsista do PIBID (2016-2018), voluntária do EXPERQUI (2017-2018) e Bolsista do PIBIC (2018-2019). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, comunidade científica, diversidade, livro didático e alfabetização científica funcional. Professora de Biologia.

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Federal Institute of São Paulo

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005); Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009); Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education, University of Copenhagen (Dinamarca, 2018). É atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM – UNICAMP).

Referências

ADUFMAT. Climão. Docente pela Liberdade censura debate sobre aquecimento global na UFMT. 22 out. 2019. Disponível em: https://www.adufmat.org.br/portal/ index.php/comunicacao/noticias/item/4203-climao-docente-pela-liberdade-censura-debate-sobre-aquecimento-global-na-ufmt. Acesso em: 07 jun. 2022.

ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011. Disponível em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20432 . Acesso em: 23 nov. 2021.

ALLCHIN, D. Skepticism & the Architecture of Trust. The American Biology Teacher, v. 74, n. 5, 2012a. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1525/abt.2012.74.5.17. Acesso em: 23 nov. 2021.

ALLCHIN, D. Science Con-Artists. The american biology teacher, v. 74, n. 9, 2012b. Disponível em: <https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/74/9/661/92539>. Acesso em: 23 nov. 2021.

ALLCHIN, D. Science con artists. American Biology Teacher, v. 74, p. 661-666, 2012c. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/74/9/661/92539/Science-Con-Artists.

Acesso em: 28 nov. 2023.

ALLCHIN, D. Global Warming: Scam, Fraud, or Hoax? The american biology teacher, v. 77, 2015. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/77/4/309/18764/Global-WarmingScam-Fraud-or-Hoax . Acesso em: 23 nov. 2021.

ALLCHIN, D. From Nature of Science to Social Justice: The Political Power of Epistemic Lessons. In: YACOUBIAN, H. A.; HANSSON, L. (Ed.). Nature of Science for Social Justice. Springer, Cham, p. 23-39, 2020.

ALLCHIN, D; ZEMPLÉN, G. Á. Finding the place of argumentation in science education: Epistemics and Whole Science. Science Education, v. 104, p. 907-933, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21589. Acesso em: 18 nov. 2021.

BOYKOFF, M. T., BOYKOFF, J. M. Climate change and journalistic norms: A case-study of US mass-media coverage, Geoforum, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/ science/article/abs/pii/S0016718507000188. Acesso em: 23 nov. 2021.

CARNEIRO, C. D. R.; TONIOLO, J. C. A Terra ‘quente’ na imprensa: confiabilidade de notícias sobre aquecimento global. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 369-389, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/ nFQksshntFcdkFHvBBSTYQL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2021.

CONVENCER. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/convencer/. Acesso em: 18 mar. 2022.

DAMICO, J. S.; BAILDON, M.; PANOS, A. Media Literacy and Climate Change in a Post-Truth Society. Journal of Media Literacy Education, v. 10, n. 2, p. 11-32, 2018. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol10/iss2/2/. Acesso em: 12 out. 2021.

DAMICO, J. S.; BAILDON, M. Rethinking reliability after students evaluate a Facebook page about health care in Singapore. Journal of International Social Studies, v. 5, n. 1, p. 51-63, 2015. Disponível em: https://iajiss.org/index.php/iajiss/article/view/156. Acesso em: 12 out. 2021.

GAMA, L.; ZANETIC, J. Reflexões epistemológicas para o ensino de ciências: questões problematizadoras. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, v. 6, p. 1-13, 2009.

GESCHKE, D.; LORENZ, J.; HOLTZ, P. The triple filter bubble: Using agent based modelling to test a metatheoretical framework for the emergence of filter bubbles and echo chambers. British Journal of Social Psychology, 58, 129-149, 2019. Disponível em:

https://wires.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/wcc.509. Acesso em: 23 nov. 2021.

HODSON, D.; WONG, S. L. Going Beyond the Consensus View: Broadening and Enriching the Scope of NOS-Oriented Curricula. Canadian journal of science, mathematics and technology education, v. 17, n. 1, p. 3-17, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/ 10.1080/14926156.2016.1271919. Acesso em: 23 nov. 2021.

HÖTTECKE, D.; ALLCHIN, D. Reconceptualizing nature of science education in the age of social media. Science Education, p. 641-666, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary. wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.21575. Acesso em: 23 nov. 2021.

JUNGES, A. L.; MASSONI, N. T. O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico: Considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino dessa temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 455-491, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4761/3025. Acesso em: 18 mar. 2022.

KAHAN, D. M. Misconceptions, misinformation, and the logic of identity protective cognition. The cultural Cognition Project, v. 164, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/ sol3/papers.cfm?abstract_id=2973067. Acesso em: 27 nov. 2023.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química nova na escola, v. 15, n. 1, p. 11-18, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a03.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

MACHADO, A. J.; FELICIO, R. A. Ambientes atmosféricos modificados pelo homem e suas verdadeiras implicações. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 7, n. 8, 2011. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ ambiental/ article/view/194. Acesso em: 05 jun. 2022.

MOLION, L. C. B. Aquecimento global: uma visão crítica. Revista Brasileira de Climatologia, v. 3, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/25404. Acesso em: 05 jun. 2022.

ORESKES, N. The Scientific Consensus on Climate Change. Science, v. 306, n. 5702, p. 1686-1686, 2004. Disponível em: https://www.science.org/doi/full/10.1126/science.1103618. Acesso em: 05 jun. 2022.

ORESKES, N. Why Trust Science? Princeton: Princeton University Press, 2019.

ORESKES, N.; CONWAY, E. M. Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. NewYork: Bloomsbury, 2010.

ORLANDI, E. P. Texto e Discurso. Organon, v. 9, n. 23, 1995. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/organon/article/view/29365. Acesso em: 18 nov. 2021.

ORLANDI, E. P. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, n. 1, p. 9-13, 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ estudosdalinguagem/article/view/973. Acesso em: 18 nov. 2021.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeito do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2010.

PEREIRA, A. A. G. Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o Aquecimento Global. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 01-18, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/ index.php/ienci/issue/view/87. Acesso em: 12 out. 2021.

PROVAR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/provar/. Acesso em: 08 jun. 2022.

RAMOS, M. B.; SILVA, H. C. da. Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências. Cadernos Cedes, v. 34, n. 92, p. 51-67, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/hYtH9TBKqzH3F7h4BwBKCyD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 out. 2021.

REIS, J. M. C. dos; KIOURANIS, N. M. M. A ciência e o cientista retratados por estudantes iniciantes em um curso superior de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 1, p. 115-123, 2016. Disponível em: http://200.17.137.114/index.php/REDEQUIM/article/ view/1286/1047. Acesso em: 18 mar. 2022.

SIEBERT, S.; DALTOÉ, A. da S. A ciência resiste. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 21, n. 2, p. 179-184, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ld/a/ jrWhTBYv4gHr8DQfzGtdkdg/. Acesso em: 27 nov. 2023.

STIBBE, A. Ecolinguistics: language, ecology and the stories we live by. London, UK: Routledge, 2015.

TOUMEY, C. et al. Science in the service of citizens & consumers: The NSF Workshop on Public Knowledge of Science. Columbia, SC: University of South Carolina Nanocenter, 2010.

VAN DER LINDEN, S. Beating the hell out of fake news. Ethical Record: Proceedings of the Conway Hall Ethical Society, v. 122, n. 6, p. 4-7, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3089590. Acesso em: 23 nov. 2021.

WAGENKNECHT, S. Facing the incompleteness of epistemic trust: Managing dependence in scientific practice. Social Epistemology, v. 29, n. 2, p. 160-184, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02691728.2013.794872. Acesso em: 23 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Sales, S. N., & Pereira, A. A. G. (2024). Construção de discurso dos licenciandos sobre a confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o Aquecimento Global divulgadas nas mídias sociais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 123–151. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95967

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física