Uso coordenado de ambientes virtuais e outros recursos mediacionais

Autores

  • Helder Figueiredo Paula COLTEC - UFMG
  • Sergio Luiz Talim COLTEC - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p614

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Simulações de fenômenos físicos, Laboratório virtual, Mediação pedagógica, Recursos mediacionais

Resumo

Este trabalho investiga a percepção de estudantes sobre o uso de um laboratório virtual como recurso de ensino e aprendizagem. Esse ambiente virtual permite a manipulação de elementos de circuito e aparelhos medidores. Além desse recurso, outros sete recursos foram concebidos para serem usados de maneira coordenada, de modo a mediar a ação dos estudantes, bem como as interações estudante-estudante e estudantes-professor, os quais têm como foco o ensino e a aprendizagem do conhecimento escolar sobre circuitos elétricos. Neste artigo, são discutidos os conceitos de mediação, ação mediada e recursos mediacionais, bem como uma interpretação teórica, elaborada a posteriori, das escolhas que nos levaram a conceber e a coordenar os recursos que utilizamos. A avaliação da pertinência de nossas expectativas, em relação às contribuições do uso de ambientes virtuais pelos estudantes levou-nos às seguintes questões: (a) como se compara o engajamento declarado pelos estudantes no uso do laboratório virtual simulador de circuitos, com o engajamento declarado por esses sujeitos no uso dos outros recursos mediacionais?; (b) para os estudantes, o uso do laboratório virtual contribuiu para a realização das ações de ensino e aprendizagem mediadas pelos outros recursos? Os dados que construímos para responder a essas questões foram produzidos a partir de um questionário de avaliação do curso e de autoavaliação respondido pelos estudantes ao final de um trimestre letivo. Os resultados encontrados mostram um alto engajamento discente no uso dos recursos mediacionais e sua percepção acerca da importância do ambiente virtual para a realização das ações mediadas pelos outros recursos.

Biografia do Autor

Helder Figueiredo Paula, COLTEC - UFMG

Professor de Física do COLTEC da UFMG e do Programa de Pós-graduação da FaE da UFMG

Sergio Luiz Talim, COLTEC - UFMG

Professor de Física do COLTEC da UFMG

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs