Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton

Autores

  • Sérgio Luiz Talim UFMG - Minas Gerais

Resumo

Apresentamos o resultado de um estudo sobre a compreensão de alunos do ensino médio a respeito da terceira lei de Newton. Um teste devidamente validado foi utilizado e detectou a presença de conceitos espontâneos dos alunos. Uma análise fatorial demonstrou que as dificuldades dos alunos estão distribuídas em três grupos que representam três diferentes situações ou problemas. Estas três situações devem ser trabalhadas separadamente pelo professor na sua prática didática se pretendemos melhorar a compreensão dos alunos sobre a terceira lei de Newton.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Talim, UFMG - Minas Gerais

Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Talim, S. L. (1999). Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 143–153. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804

Edição

Seção

Artigos