Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton

Authors

  • Sérgio Luiz Talim UFMG - Minas Gerais

Abstract

Apresentamos o resultado de um estudo sobre a compreensão de alunos do ensino médio a respeito da terceira lei de Newton. Um teste devidamente validado foi utilizado e detectou a presença de conceitos espontâneos dos alunos. Uma análise fatorial demonstrou que as dificuldades dos alunos estão distribuídas em três grupos que representam três diferentes situações ou problemas. Estas três situações devem ser trabalhadas separadamente pelo professor na sua prática didática se pretendemos melhorar a compreensão dos alunos sobre a terceira lei de Newton.

Author Biography

Sérgio Luiz Talim, UFMG - Minas Gerais

Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1999-01-01

How to Cite

Talim, S. L. (1999). Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 143–153. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804

Issue

Section

Artigos