Critérios para a Avaliação de Materiais Didáticos Impressos de História da Ciência para a Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p429Resumo
Este artigo propõe critérios para a avaliação de materiais didáticos impressos (MDI) sobre história da ciência para a educação a distância (EAD). A construção dos critérios foi baseada nos documentos oficiais do ensino superior e médio do Brasil, em modelos de aprendizagens de professores descritos por Porlán and Rivero (1998), em livros da EAD e nos referenciais teóricos da história das ciências no ensino. Os critérios foram divididos em cinco blocos: Bloco I: legislação; Bloco II: elementos textuais; Bloco III: aluno da licenciatura; Bloco IV: referências, glossários e respostas e; Bloco V: projeto editorial. Dados do Censo, organizados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED, 2011) revelam que apesar do crescente desenvolvimento tecnológico, o material didático impresso ainda é o principal objeto de aprendizagem utilizado pelas instituições de ensino a distância. Os dados desse censo mostram uma evolução do número de matrículas dos alunos na Educação a Distância (EAD) entre os anos de 2009 e 2011. A construção dos critérios para a avaliação de MDI é relevante porque esse incremento de matrículas na EAD sinaliza para uma demanda maior de produção de objetos de aprendizagem gerando uma preocupação com a qualidade dos conteúdos e das atividades presentes nesses materiais. Talvez, os critérios para a avaliação de MDI de história da ciência, descritos nesse artigo, sejam o embrião para a construção de critérios para avaliar MDI de outras disciplinas da EAD. O conjunto desses instrumentos de avaliação poderia ser inserido em um desejável Programa Nacional do Livro Didático para os cursos superiores a distância, com o objetivo de melhorar a qualidade desses materiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >