Proposta de ensino de tópicos sobre radiações eletromagnéticas para o ensino médio

João Paulo Casaro Erthal, Marília Paixão Linhares

Resumo


Este trabalho relata a elaboração de uma proposta pedagógica de ensino das radiações eletromagnéticas, envolvendo alguns conceitos de Física Clássica. A proposta está fundamentada na teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, e para facilitar o intercâmbio de idéias entre os participantes da pesquisa foi confeccionado um material pedagógico contendo três atividades experimentais e um mapa de conceitos. A confecção do material seguiu indicações de uma sondagem das pré-concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o tema e, ao final do trabalho, fez-se a avaliação do resultado das apresentações comparando-o com os resultados da sondagem inicial. O trabalho pretende verificar a funcionalidade e capacidade desse material, quando utilizado numa perspectiva vygotskyana, de propiciar a aprendizagem de tópicos relacionados à Física das radiações eletromagnéticas nas salas de aula nesse nível de ensino.


Palavras-chave


Radiações eletromagnéticas; Ensino de Física

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p247

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >