Proposta de ensino de tópicos sobre radiações eletromagnéticas para o ensino médio

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal UENF - Rio de Janeiro
  • Marília Paixão Linhares UENF - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p247

Resumo

Este trabalho relata a elaboração de uma proposta pedagógica de ensino das radiações eletromagnéticas, envolvendo alguns conceitos de Física Clássica. A proposta está fundamentada na teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, e para facilitar o intercâmbio de idéias entre os participantes da pesquisa foi confeccionado um material pedagógico contendo três atividades experimentais e um mapa de conceitos. A confecção do material seguiu indicações de uma sondagem das pré-concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o tema e, ao final do trabalho, fez-se a avaliação do resultado das apresentações comparando-o com os resultados da sondagem inicial. O trabalho pretende verificar a funcionalidade e capacidade desse material, quando utilizado numa perspectiva vygotskyana, de propiciar a aprendizagem de tópicos relacionados à Física das radiações eletromagnéticas nas salas de aula nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

João Paulo Casaro Erthal, UENF - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marília Paixão Linhares, UENF - Rio de Janeiro

Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Erthal, J. P. C., & Linhares, M. P. (2008). Proposta de ensino de tópicos sobre radiações eletromagnéticas para o ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(2), 247–265. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p247

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)