Um estudo de caso histórico sobre o experimento de Foucault no Brasil, elaborado por uma professora do ensino médio na formação continuada a distância

Autores

  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus de Cachoeiro de Itapemirim, ES
  • Fernando José Luna Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Cassiana Barreto Hygino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Arraial do Cabo, RJ
  • Marília Paixão Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Rita de Cássia Furtado Araújo Basegoda Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Dirceu Cardoso, Muqui, ES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p162

Palavras-chave:

História da Ciência, Professores de Física, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa na formação continuada de professores de física do Ensino Médio, no qual buscou avaliar uma proposta com abordagem de história da ciência por meio de um minicurso à distância. Elaborado no modelo investigativo, o curso de formação continuada em história da ciência no ensino de física teve como principal estratégia de ensino o estudo de caso histórico. Apresentamos aqui, a análise do estudo de caso histórico elaborado por uma professora bem como a análise de trechos do vídeo em que ela apresenta a sequência didática que utilizará com seus alunos do ensino médio.  O estudo de caso histórico envolve a primeira experiência do pêndulo de Foucault realizada no Brasil e contribui para a valorização da cultura científica nacional. A análise textual discursiva (ATD) aplicada ao estudo de caso histórico possibilitou a produção de três metatextos que podem ser usados para explicar aspectos controversos da natureza da ciência como, por exemplo, os debates provenientes entre as teorias geocêntrica e heliocêntrica. A ATD aplicada na sequência didática elaborada pela professora, possibilitou a construção de outro metatexto que pode ser usado para evitar a visão anacrônica da ciência e explicar o movimento do pêndulo de Foucault nos dois hemisférios. 

Biografia do Autor

Edmundo Rodrigues Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus de Cachoeiro de Itapemirim, ES

Fernando José Luna, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Cassiana Barreto Hygino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Arraial do Cabo, RJ

Marília Paixão Linhares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Maria Rita de Cássia Furtado Araújo Basegoda, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Dirceu Cardoso, Muqui, ES

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física